O que é o cartão de crédito empresarial? Vale a pena ter um?

cartao de credito empresarial

No Brasil, com a crescente onda de utilização de crédito, negócios e pessoas buscam alternativas para reduzir os custos com taxações e ainda, controlar os gastos. Dessa maneira, o cartão de crédito empresarial oferece para empresas esse poder de compra e controle.

O cartão de crédito empresarial funciona da mesma forma que um cartão de crédito comum, a não ser pelo fato de, obrigatoriamente, deve estar registrado em nome de uma pessoa jurídica. Além disso, ele apresenta algumas peculiaridades, como juros reduzidos e baixa anuidade.

Então, o cartão de crédito empresarial é um tipo de cartão que baseia a sua abertura em um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), ou seja, somente empresas têm acesso a essa modalidade e podem, com ele, ter um maior controle dos gastos realizados. Isto é, uma forma de educação financeira.

Como funciona o cartão de crédito empresarial?

O cartão de crédito para empresas atua de forma similar ao cartão de crédito convencional de uma pessoa física.

A grande diferença é que ele é um cartão de crédito para pessoas jurídicas e tem o nome de uma empresa como titular do cartão.

Com o cartão empresarial é possível ter “dependentes”, no caso, os funcionários ou até mesmo clientes e existem duas modalidades de cartão empresarial:

  • Centralizado: portadores compartilham tanto o limite quanto a fatura, mas geralmente, o pagamento vem por parte da empresa. Por exemplo, os funcionários vão viajar e a empresa custeará, o cartão entra em cena para viabilizar e facilitar esse trâmite;
  • Individual: cada funcionário portador de um cartão (como um dependente), tem limite próprio e deve, respectivamente, pagar a sua fatura.

Quais são as vantagens do cartão de crédito para empresas?

O cartão de credito para empresa apresenta uma forma simplificada de abordar despesas e eventualidades durante o curso comercial.

Em alguns casos, é possível até mesmo, obter um cartão para os funcionários e oferecer benefícios como os programas de milhas.

Portanto, entre as vantagens do cartão de crédito empresarial:

  • Permite visualizar e monitorar despesas: o cartão empresarial ajuda a monitorar os gastos de uma empresa. Por exemplo, acontece um imprevisto em uma viagem a negócios, e o funcionário terá que pagar para ser compensado depois, agora, não mais;
  • Auxilia a conciliar gastos: ao invés de conter mais de um cartão, é possível centralizar as dívidas e, assim, saber quais foram os gastos realizados por determinados funcionários na medida das concessões;
  • Maior limite: devido ao estilo de contrato, geralmente, os cartões de crédito para empresas apresentam limites proporcionalmente maiores;
  • Taxas e juros menores: como é uma modalidade mais segura para as operadoras de cartão, elas tendem a ofertar melhores condições de juros e anuidades mais em conta;
  • Participação em clube de pontos: é comum a prática de clubes em que cada compra equivale a um tipo de pontuação, com premiações variantes, desde milhas para passagens aéreas e até mesmo eletrodomésticos.

Em contrapartida as desvantagens do cartão de crédito empresarial:

  • Risco de endividamento: assim como todo tipo de crédito, o cartão abre margem para o endividamento e pode ocasionar um descontrole financeiro. Consequentemente, por apresentar limite mais alto, seu valor de dívida tende a ser exponencialmente maior;
  • Pode não ser a melhor opção: nem sempre o cartão empresarial é a ferramenta certa, dependerá do perfil. Existem cartões que inclusive, não apresentam anuidade e por vezes, mais vale o pagamento a vista, que apresenta descontos, do que a crédito.

Por fim, o cartão de crédito empresarial apresenta uma maneira simplificada de reunir os gastos que uma organização tem. Além disso, permite que os funcionários não se preocupem sobre gastar primeiro e aguardar a compensação, basta utilizar o cartão.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos