Home Blog Cartão de credito para menor de 18 anos: como conseguir?

Cartão de credito para menor de 18 anos: como conseguir?

cartao de credito para menor 3 1

Ter um cartão é um grande passo no processo de educação financeira da pessoa. Considerar esse tipo de cartão é uma opção para testar a responsabilidade financeira ou talvez melhorar a mentalidade dos filhos sobre gastos.

O cartão de crédito para menor funciona como uma exceção que empresas de cartão de crédito realizam para jovens. Eles são cadastrados por titulares ou responsáveis.

Então, o cartão de crédito para menor é uma modalidade de cartão disponível para jovens que atingiram 16 anos ou se enquadram em algumas regras, como:

  • Ser emancipado;
  • Trabalhar;
  • Ser Universitário.

Dessa maneira, é possível que um menor tenha um cartão próprio ou adicional ao do titular.

Como conseguir um cartão sendo menor de 18 anos?

Para conseguir um cartão de crédito para menor de 18 anos é necessário eleger à algumas regras ou situações especiais.  Entre essas, é possível ter um cartão nas seguintes situações:

  • Cartão de crédito para filho ou cartão adicional: é um cartão destinado para os dependentes, ele é vinculado ao cartão do titular e compartilha tanto da fatura quanto do limite do mesmo;
  • Cartão para conta jovem ou universitário: quando se cria uma conta universitária ou conta jovem, as instituições tendem a oferecer um cartão de débito que funcionará consumindo o saldo em conta. A faixa etária varia entre 16 a 21 anos nessa modalidade;
  • Cartão mesada ou cartão pré-pago: funciona como um vale-presente. Dessa forma, o valor carregado no cartão poderá ser utilizado, porém, não mais que isso. A vantagem é que as empresas, geralmente, permitem mais de uma carga e utilização;
  • Cartão para menor emancipado: é uma modalidade de cartão destinada para menores que atingiram em cartório o título de independente. Sendo assim, responsáveis pelas próprias ações;
  • Cartão para jovens que já trabalham: funciona de forma similar ao emancipado, mas existem exceções. Em alguns casos, não necessita emancipação, mas sim, ter uma renda mensal certificada e passar pela avaliação de crédito.

Como pedir um cartão de crédito para menor

Para pedir um cartão, primeiramente, é prudente fazer uma pesquisa entre instituições e operadoras de cartão de crédito. Dessa forma, através da pesquisa e comparação é possível descobrir ofertas e planos com melhores condições

Agora, existe uma infinidade de cartões, apesar das bandeiras mais conhecidas serem Mastercard ou Visa. Inclusive, é possível conseguir até cartões internacionais e que não apresentam mensalidade ou taxa anual.

Entretanto, quando o assunto é cartão de crédito para menor de idade, a maioria das instituições solicitam os titulares ou responsáveis e/ou os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto ou RG (deve conter também o CPF nesse documento);
  • Comprovação de emancipação (para os casos em que o menor já é emancipado, se faz necessário, apresentação do documento de emancipação);
  • Comprovante de renda (levando em conta contratos de trabalho e carteira de trabalho);
  • Comprovante de moradia ou endereço (quanto mais recente melhor).

É comum que as instituições realizem uma análise de crédito e checagem no sistema de nomes sujos para saber se está, de fato, apto a ter um cartão.

Outro ponto em comum é que algumas instituições solicitam uma idade mínima para ter cartão de crédito, 16 anos.

Contudo, o cartão de crédito para dependentes também pode ser concedido para cônjuges (maridos e esposas) e para dependentes menores de 16 anos, variando entre 12 até 15 anos, em algumas operadoras.

Geralmente, essas instituições que concedem para menores de 16 anos, trabalham com cartões mesadas ou pré-pagos e cartões adicionais. Esses cartões tomam os titulares como responsáveis e somente eles podem fazer a solicitação do cartão.

Por fim, o cartão de crédito para menor deve ser algo planejado, já que requer uma maturidade para não se envolver em grandes dívidas. Por isso, é necessário ter uma educação financeira basilar e deixar o cartão para o momento em que essa educação estiver sólida.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

16 Respostas para “Cartão de credito para menor de 18 anos: como conseguir?”

  1. EUDES ANESIO RODRIGUES

    Sou emancipado e não achei nenhum banco digital ou fisico que libere credito pra mim. Tenho conta corrente no itau e vinculo com a empresa e mesmo assim nao liberaram. Tambem não consigo em nenhuma loja que tenha cartão ou crediário. Conseguiria me ajudar?

    • Arthur Dantas Lemos

      Eudes, infelizmente algumas instituições apresenta uma política interna muito rígida e talvez na parte da análise de crédito você não tenha passado, acontece. Eu recomendaria tentar pedir para algum amigo ou pessoa próxima, já aconteceu comigo de me negarem em um banco digital, por vezes a gente nem consegue saber o motivo, por isso, recomendo buscar alternativas.

      • Arthur Dantas Lemos

        Sim Matheus, você pode, não significa que toda empresa de cartão irá conceder, mas é possível. Se você tiver um parente, também é possível ter um cartão que seja ligado ao dele ou dela. Como se você fosse um dependente da pessoa, essa é outra modalidade de cartão de crédito que as empresas concedem.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *