Para quem deseja controlar os gastos e ter uma educação financeira, optar pelo cartão de crédito pré-pago é uma alternativa. Porém, é preciso entender como ele funciona.
O cartão de crédito pré-pago é indicado para quem não deseja abrir uma conta em banco ou comprovar renda.
É comum que ele seja confundido com o cartão de débito. Entretanto, o cartão de crédito pré-pago possui um limite de acordo com o valor nele adicionado.
Tipos de cartão pré-pago
São dois os tipos existentes: o cartão nacional e o internacional. Com o nacional, é claro, só é possível fazer compras em sites e lojas do Brasil. Além disso, a moeda usada para carregar o cartão deve ser em real.
Já com o cartão de crédito pré-pago internacional, as compras podem ser sites e estabelecimentos internacionais. Além disso, ele pode ser carregado com qualquer tipo de moeda.
Esse tipo de cartão é ótimo para quem deseja controlar os gastos em viagens. Assim, é só depositar nele o valor desejado e esse será o seu limite automático.
Como funciona o cartão de crédito pré-pago
Esse tipo de cartão não necessita de uma conta vinculada. Por isso, para utilizá-lo, é só colocar os créditos. Um exemplo de cartão que funciona da mesma maneira é o usado no transporte público.
Para carregar o cartão de crédito pré-pago é só acessar a conta do cartão e escolher a forma de pagamento, que pode ser por:
- Depósito bancário;
- Boleto;
- Débito online.
Entretanto, fique atento ao prazo de compensação. Em depósitos o valor pode demorar em torno de 1 hora para ser validado no cartão. Já no pagamento via boleto, o tempo de espera pode chegar a 48 horas.
A diferença do cartão pré-pago está na possibilidade de ser usado em estabelecimentos e sites como o cartão tradicional.
Porém, é preciso lembrar que não é possível parcelar no cartão de crédito pré-pago.
Isso ocorre porque não há garantia de que o valor da parcela será depositado no cartão todo mês.
Diferente do tradicional, o pré-pago não apresenta renovação, geralmente, ele é utilizado e descartado.
Entre as vantagens de ter um cartão pré-pago, estão:
- Não depender de análise de crédito;
- Comprar em sites que apenas aceitam cartões de crédito;
- Usar aplicativos de delivery e transporte;
- Não pagamento de juros.
Quais as cobranças do cartão de crédito pré-pago
Todo serviço é cobrado em algum momento. Por isso, não é diferente com o cartão pré-pago.
Tarifa de adesão: antes de fazer a emissão é preciso pagar uma tarifa para a produção do cartão.
Taxa por boleto: em algumas empresas, é efetuada uma cobrança pelo pagamento via boleto. Entretanto, existem outras formas de carregar seu cartão sem precisar pagar nenhuma tarifa.
Cobrança por nova via: em caso de roubo ou perda do cartão, é preciso solicitar uma 2ª via. Nesse caso, algumas empresas cobram por esse tipo de serviço.
Existem diversas instituições responsáveis por emitir esses tipos de cartões. Por isso, procure a que ofereça os melhores benefícios e condições para você.
O cartão de crédito pré-pago possui diversos benefícios. Entretanto, é preciso analisar se suas características são interessantes para o seu tipo de uso. Deseja mais conteúdo? Acompanhe a nossa carta do fundador com insights diários!