Como renovar um cartão vencido? O que fazer com o cartão expirado?

cartao vencido

Todo cartão possui um prazo de validade. No entanto, muitas vezes ele só acaba sendo analisado quando o indivíduo tem o seu cartão vencido.

O processo do cartão vencido funciona como uma renovação. Empresas, fintechs, operadoras de crédito e bancos realizam esse processo como uma medida de segurança e garantia de bom funcionamento do cartão.

Portanto, o cartão vencido é aquele que passou de seu prazo de validade. Todo cartão tem seu prazo estampado na frente ou atrás do plástico (na modalidade física).

Geralmente, apresenta o mês e o ano de emissão, junto à data de expiração (seguindo a mesma lógica).

Entenda como lidar com o cartão vencido

Cartão venceu? O cartão de crédito vencido deve ser descartado de maneira apropriada.

Porém, antes de realizar o processo de descarte, é preciso saber com antecedência se empresa ou banco disponibilizará a possibilidade de renová-lo.

Além disso, se será necessário solicitar um novo cartão ou até mesmo um novo contrato.

 As principais dúvidas sobre o cartão de crédito vencido

Quando o assunto é cartão expirado, existe algumas dúvidas mais pertinentes e mais buscadas nesse processo de renovação do cartão, entre elas:

  1. Em qual situação um cartão de crédito deve ser renovado?
  2. Como renovar o cartão vencido?
  3. Qual o prazo de envio para o novo cartão?
  4. Existe uma maneira correta de realizar o descarte do cartão?
  5. Quais situações são elegíveis para renovação do cartão?

O cartão de crédito tende a ser renovado numa média de 1 a 7 anos, a depender da operadora do cartão e da data de validade expressa nele.

Entre as situações em que se deve optar por renovar o cartão, estão:

  • Quando o cartão apresenta mal funcionamento ou inabilidade de leitura da tarja magnética em máquinas;
  • Se estiver ilegível suas informações essenciais, tais quais: nome do titular, código de segurança, data de expiração e número do cartão;
  • Se ultrapassar o mês e ano de validade do cartão.

O que fazer para renovar cartão?

Algumas empresas e bancos realizam o serviço automaticamente, já outras, pedem para que o cliente confirme a intenção de receber um novo cartão, especialmente, se houver mudança contratual e ofertas.

E qual será o prazo de envio do cartão?

Existe alguns fatores que podem influenciar nesse prazo, o modelo de contrato/serviço, se é realizado automaticamente ou se terá que solicitar. Geralmente, após o pedido, a entrega e chegada variam entre 10 a 15 dias.

Qual a maneira correta de jogar cartão fora?

O momento de descartar cartão se dá apenas após a confirmação de recebimento do novo cartão ou cancelamento da linha de crédito junto a operadora.

Para realizar o descarte, é preciso riscar a tarja magnética com algum objeto perfurante ou pontiagudo (ex. chave de fenda). Geralmente, a tarja magnética está localizada na parte de trás do cartão.

Esse processo de riscar, evita que dados do cartão seja roubado pela leitura da tarja.

Após isso, será necessário utilizar uma tesoura para cortar o cartão em pequenos pedaços. É importante: não deixar partes de forma legíveis ou grandes, assim, evita que alguma pessoa consiga obter os dados ao juntar as partes cortadas do cartão.

Toda provedora de cartão tem obrigação de orientar como fazer o descarte do cartão vencido.

Alguns bancos, por exemplo, recebem o cartão vencido na agência e providenciam para que sejam descartados da maneira correta.

Por fim, o cartão vencido deve ser encarado como uma oportunidade de mudança. Nesse momento, pode ser renegociado termos de contrato, pode funcionar como um momento de busca de outras operadoras de crédito e até busca por cartões sem tarifas ou melhores ofertas.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

32 respostas

    1. Então, Aparecida, é preciso que você entre em contato com a instituição financeira para que eles possam emitir um novo cartão.

  1. Tenho cartão de crédito à 5 anos, sempre utilizei paguei certinho, ele ira vencer ano que vem, infelizmente sujei meu nome no banco, mesmo com nome sujo consigo usar meu cartão normal. Es a dúvida ele irá vencer ano que vem será que consigo renovar?

    1. Então, Amanda, recomendo que você entre em contato com a instituição financeira para verificar se eles poderão emitir um novo cartão.

    1. Nathalia, provavelmente sim. Mas, recomendo que você faça uma tentativa, caso afirme que a senha está incorreta entre em contato com a operadora do cartão para recuperar a senha.

    1. Ernando, você deve entrar em contato com a instituição financeira para que eles realizem a emissão de um novo cartão.

    1. Diego, como é uma situação mais especifica recomendo que você entre em contato com a instituição financeira para verificar como deve ficar sua situação de crédito.

  2. Olá, Meu cartão vai vencer em maio,mas já chegou o novo que solicitei. Queria saber se tem mudanças na operação do pix ou da chave eletrônica ? Sendo q o número da conta muda.

    1. Andréa, você pode fazer uma tentativa de movimentação, caso não seja possível, recomendo que você entre em contato com a operadora do cartão para recuperar essas informações.

    1. Higor, como é uma questão bem específica, recomendo que você entre em contato com a instituição financeira para esclarecer essa questão.

  3. Meu cartão venceu e já pedi outro , mais estou tentando baixar o aplicativo no celular e pede o código de segurança e diz que está inválido, é por causa do cartão vencido será ? Como faço pra saber esse código sem o cartão novo ainda. Sendo que preciso fazer algumas coisa do aplicativo .

    1. Amanda, como é uma situação bem específica, recomendo que você contate o suporte da instituição para entender como fica sua situação.

    1. Tudo certo, Sara?
      Então, cartões com modalidade crédito e débito podem ser fornecidos por bancos e/ou outras instituições financeiras.

  4. Fiz o meu cartão em Recife Pernambuco, estou em São Paulo e verifiquei q no mês 10 deste ano de 2021 vence,recebo o bolsa família por ele,ouvi falar q tenho q cancelar 1° pra depois solicitar outro,e neste período cancelaria o meu benefício, é isso mesmo??????

    1. Marilena, como é um caso bastante específico, recomendo que você entre em contato com a instituição responsável.

  5. Meu cartão vai vencer mês que vem e nao moro mais na Cidade que eu morava posso pedir outro cartão na Cidade que estou vai vim para meu novo endereço.

  6. Meu cartao que recebo aposentadoria e pensão venceu esse mês 5, posso sacar meu benefício na boca do caixa com meus documentos?

    1. Lucia, isso depende muito da instituição, recomendo que você vá até a sua agência para buscar resolver essa questão.

  7. Tava usado o cartão de minha mãe,só que ela já é falecido ah três anos,esse mês o cartão venceu com meu dinheiro tento
    Na agência falou que não posso tirar porque o dinheiro pertence a ela,mesmo sendo meu mas como está no nome dela,só posso recuperar o dinheiro se entra na justiça
    Será que não tem uma forma mas fácil de resolver 👍

    1. Priscila, é uma situação bem especifica. Por isso, recomendo que você entre em contato com um advogado especializado na área para que ele possa te ajudar melhor.

    1. Tudo certo, Maria?
      Para receber outro cartão é preciso que você entre em contato com a instituição financeira para que eles possam emitir um novo cartão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos