Home Blog Como renovar um cartão vencido? O que fazer com o cartão expirado?

Como renovar um cartão vencido? O que fazer com o cartão expirado?

cartao vencido

Todo cartão possui um prazo de validade. No entanto, muitas vezes ele só acaba sendo analisado quando o indivíduo tem o seu cartão vencido.

O processo do cartão vencido funciona como uma renovação. Empresas, fintechs, operadoras de crédito e bancos realizam esse processo como uma medida de segurança e garantia de bom funcionamento do cartão.

Portanto, o cartão vencido é aquele que passou de seu prazo de validade. Todo cartão tem seu prazo estampado na frente ou atrás do plástico (na modalidade física).

Geralmente, apresenta o mês e o ano de emissão, junto à data de expiração (seguindo a mesma lógica).

Entenda como lidar com o cartão vencido

Cartão venceu? O cartão de crédito vencido deve ser descartado de maneira apropriada.

Porém, antes de realizar o processo de descarte, é preciso saber com antecedência se empresa ou banco disponibilizará a possibilidade de renová-lo.

Além disso, se será necessário solicitar um novo cartão ou até mesmo um novo contrato.

 As principais dúvidas sobre o cartão de crédito vencido

Quando o assunto é cartão expirado, existe algumas dúvidas mais pertinentes e mais buscadas nesse processo de renovação do cartão, entre elas:

  1. Em qual situação um cartão de crédito deve ser renovado?
  2. Como renovar o cartão vencido?
  3. Qual o prazo de envio para o novo cartão?
  4. Existe uma maneira correta de realizar o descarte do cartão?
  5. Quais situações são elegíveis para renovação do cartão?

O cartão de crédito tende a ser renovado numa média de 1 a 7 anos, a depender da operadora do cartão e da data de validade expressa nele.

Entre as situações em que se deve optar por renovar o cartão, estão:

  • Quando o cartão apresenta mal funcionamento ou inabilidade de leitura da tarja magnética em máquinas;
  • Se estiver ilegível suas informações essenciais, tais quais: nome do titular, código de segurança, data de expiração e número do cartão;
  • Se ultrapassar o mês e ano de validade do cartão.

O que fazer para renovar cartão?

Algumas empresas e bancos realizam o serviço automaticamente, já outras, pedem para que o cliente confirme a intenção de receber um novo cartão, especialmente, se houver mudança contratual e ofertas.

E qual será o prazo de envio do cartão?

Existe alguns fatores que podem influenciar nesse prazo, o modelo de contrato/serviço, se é realizado automaticamente ou se terá que solicitar. Geralmente, após o pedido, a entrega e chegada variam entre 10 a 15 dias.

Qual a maneira correta de jogar cartão fora?

O momento de descartar cartão se dá apenas após a confirmação de recebimento do novo cartão ou cancelamento da linha de crédito junto a operadora.

Para realizar o descarte, é preciso riscar a tarja magnética com algum objeto perfurante ou pontiagudo (ex. chave de fenda). Geralmente, a tarja magnética está localizada na parte de trás do cartão.

Esse processo de riscar, evita que dados do cartão seja roubado pela leitura da tarja.

Após isso, será necessário utilizar uma tesoura para cortar o cartão em pequenos pedaços. É importante: não deixar partes de forma legíveis ou grandes, assim, evita que alguma pessoa consiga obter os dados ao juntar as partes cortadas do cartão.

Toda provedora de cartão tem obrigação de orientar como fazer o descarte do cartão vencido.

Alguns bancos, por exemplo, recebem o cartão vencido na agência e providenciam para que sejam descartados da maneira correta.

Por fim, o cartão vencido deve ser encarado como uma oportunidade de mudança. Nesse momento, pode ser renegociado termos de contrato, pode funcionar como um momento de busca de outras operadoras de crédito e até busca por cartões sem tarifas ou melhores ofertas. Mais conteúdos? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *