Comprar casa ou carro? Saiba como fazer a escolha de compra certa

casa ou carro

Os dois maiores sonhos de consumo do brasileiro são a casa e o carro próprio. No entanto, as limitações financeiras fazem com que um sonho tenha que acontecer com um tempo de distância do outro. A partir daí surge a questão entre qual escolher primeiro: casa ou carro.

Fazer a decisão financeira entre casa ou carro envolve uma série de fatores. Um deles está ligado ao contexto social. Isto é, possuir esses dois bens é visto quase como um sinônimo de sucesso.

Para não cair em armadilhas do que é imposto socialmente, é preciso conhecer as prioridades e as condições financeiras. A aquisição de qualquer bem, produto ou serviço com consciência é um passo fundamental para não ter problemas com o dinheiro.

Sonho da casa própria

A ação de comprar casa é vista como um ato de liberdade e autonomia, principalmente para aqueles que vão morar só pela primeira vez.

Por isso, essa aquisição vem acompanhada de diversos quesitos emocionais que podem prejudicar mais do que ajudar.

É essencial ter metas e objetivos, mas é preciso ter cautela para compreender o que é palpável e o que não é. Não sendo palpável, é necessário traçar um plano para conseguir alcançar o tão desejado objetivo.

Ou seja, o problema não está em adquirir um imóvel. O problema está em adquirir um imóvel sem planejamento, fazendo com que o sonho se torne um pesadelo, prejudicando muitas vezes o estilo de vida em que se vive, por motivos de dívidas, por exemplo.

Comprar casa ou carro?

Antes de tudo, é preciso entender que nem toda compra é um investimento em si. Muito dos bens podem gerar despesas. Por isso, é preciso pensar no antes, durante e depois da aquisição, seja para comprar carro ou comprar casa ou apartamento.

Vantagens de comprar um imóvel

  • Maior privacidade;
  • Não precisa pagar aluguel;
  • Pode se valorizar com o tempo.

Desvantagens de comprar um imóvel

  • Maior desembolso de valores inicialmente;
  • Custo de manutenção.

Vantagens de comprar um carro

  • Possibilidade de um custo menor a um imóvel;
  • Menos burocracia;
  • Melhora na mobilidade.

Desvantagens de comprar um carro

  • Desvalorização rápida;
  • Custo de manutenção.

Casa ou carro: Dicas para comprar o primeiro imóvel x Dicas para comprar o primeiro carro

Além do planejamento financeiro, o comprador também precisa estar atento em outros aspectos se quiser fazer um bom negócio. Por exemplo, pesquisar muito, projetar gastos e ter uma reserva financeira são tópicos cruciais para o sucesso da compra a longo prazo.

Ou seja, em ambas as opções as necessidades de planejamento e organização são as mesmas. Isto é, ambas as alternativas se tratam de uma compra que custa um certo recurso financeiro.

Casa ou carro, qual escolher?

Para escolher a melhor alternativa, é preciso saber a fundo as próprias necessidades. Isso significa não ser motivo pela emoção ou por pressões sociais. Conhecer os próprios recursos financeiros e as próprias urgências é essencial.

Optar por uma casa ou carro em primeiro lugar de compra, não altera o fato de se fazer um novo planejamento para adquirir o outro bem no futuro. Uma forma de diminuir o espaço de tempo entre uma aquisição e outra é investindo! Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos