{4} dicas essenciais para realizar o sonho da casa própria

casa propria 2

 Adquirir uma casa própria é o desejo de muitas pessoas e existem diversas formas de tornar esse desejo palpável. No entanto, a realização deste sonho pode demorar a acontecer se não houver planejamento financeiro.

A casa própria traz a sensação de independência e maior liberdade para os donos. Além disso, comprar o imóvel ideal traz uma série de ânimo que envolve desde a localização até mesmo a estrutura da propriedade.

Seja para compra ou ainda a construção da casa própria, ter um bom plano em mente é fundamental. Algumas atitudes básicas podem ajudar a tornar o processo do imóvel próprio simples e seguro.

Alugar ou comprar casa?

Antes de escolher entre entre alugar ou comprar imóvel é importante conhecer o orçamento financeiro. Ou seja, quanto de valor pode ser disponibilizado para a realização do sonho de uma moradia sem que isso prejudique a saúde monetária.

Depois de estudar qual o contexto econômico daquele momento e em um determinado espaço de tempo, por exemplo, no caso do aluguel, a escolha ideal é aquela que se encaixa na realidade e nas outras aspirações da família.

5 dicas para realizar o sonho da casa própria

1.   Poupar

Poupar dinheiro sem uma finalidade pode ser uma tarefa árdua, principalmente para quem não tem costume de realizar a prática. No entanto, quando existe um objetivo definido para o dinheiro que está sendo guardado, o caminho se torna muito mais acessível.

Ou seja, poupar não significa abdicar de tudo o que se consome para alcançar determinado motivo. Poupar tem relação a fazer um gasto inteligente para que o objetivo final seja mais acessível.

Muitos acreditam que mudar um hábito é mais simples do que mudar uma crença. Contudo, o oposto é mais fácil. Por exemplo, é mais fácil uma pessoa acreditar que na semana que vem irá começar a poupar (crença) do que quando chegar a ‘semana que vem’ começar a poupar (hábito).É preciso ter disciplina!

2.   Reserva de emergência

É importante considerar de que uma casa própria traz despesas adicionais. Contas de água, luz e gás são alguns dos custos para se manter uma casa. Por isso é importante antes de sair para a casa própria, criar uma reserva de emergência.

A reserva de emergência faz com que o morador tenha mais tranquilidade em possíveis gastos. Além disso, é válido lembrar que a cada ano tem o custo adicional de IPTU. Ter uma reserva de emergência é um ponto crucial para ter saúde financeira ao adquirir uma casa.

Outro ponto importante para ser observado é de que a compra do imóvel exige que sejam dados recursos para escritura e demais documentações, por exemplo.

3.   Escolha do imóvel

Escolher imóvel para comprar pode ser um verdadeiro terror. O receio de estar fazendo uma má escolha leva muitas pessoas a tardarem em excesso a compra de um imóvel. Mas se for pensada e observada algumas questões essenciais para o comprador, é possível realizar uma ótima seleção sem dores de cabeça.

  • Preço do imóvel;
  • Estrutura;
  • Localização.

São alguns dos pontos cruciais para escolher o imóvel ideal para a compra.

4.   Financiamento de imóvel

Financiar a casa própria pode comprometer até 30% da renda do comprador para o dinheiro de entrada. À vista disso, conhecer o suporte financeiro é um ponto crucial para não comprometer a qualidade de vida.

O financiamento de casa exige um estudo prévio sobre os tipos de financiamento. Além de conhecer o valor total da dívida e não apenas as parcelas que deverão ser pagas. Lembrando que quanto maior o aporte inicial, menos juros a pagar.

Com planejamento e pesquisa é possível comprar a casa própria em um período de tempo reduzido e sem complicações financeiras. Para ajudar na sua organização, baixe a Planilha: Planejador Financeiro Mensal!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos