Home Blog Casamento barato: 10 dicas para realizá-lo!

Casamento barato: 10 dicas para realizá-lo!

casamento barato 2

Muitos casais acham que para realizar um casamento barato é preciso ter uma cerimônia sem graça ou receber tudo de parentes e amigos, mas na verdade, tudo depende da educação financeira e do planejamento.

No caso, para fazer um casamento barato não é preciso exagerar. Com bastante criatividade, pesquisa e dedicação é possível descobrir diversas maneiras de diminuir os custos sem fugir tanto da festa tradicional.

Um casamento barato exige bastante criatividade e planejamento, mas o resultado pode ser melhor do que você imagina.

Porém, aproveitar mais é preciso: gerenciar bem as dívidas, e assim, evitar o futuro descontrole financeiro.

Crie um planejamento

casamento-barato-3

É claro que, antes de tudo, é preciso se planejar. Se você quer entender como organizar um casamento e ainda tem tempo até o dia da festa, fica ainda mais fácil analisar cada detalhe para encontrar grandes oportunidades.

Para isso, anote tudo o que você quer. Do tipo de decoração ao modelo da tiara.

Com uma boa lista é possível pesquisar preços (pessoalmente ou pela internet) e manter o foco no que é necessário.

Se a ansiedade é grande, mas o orçamento apertado, focar nas prioridades já é um ótimo começo para aprender como economizar no casamento. Além disso, anotar qual o orçamento máximo (realista) para a festa evita gastos desnecessários.

Visite feiras de casamento

Por todo país existem diversos eventos para casamentos. Neles, fica possível conhecer várias empresas especializadas em festas com pessoas dispostas a ajudar no planejamento do casal de forma criativa e adequada ao orçamento limite do grande dia.

Além disso, ocorrem pontos de revenda de vestidos de noiva e materiais de decoração simples e barata.

Para o noivo é ainda mais fácil. Caso não possua um terno, pedir emprestado para amigos ou pessoas próximas é uma boa maneira de economizar no aluguel da roupa.

Faça convites virtuais

Atualmente diversos objetos já foram completamente substituídos pelas versões virtuais. Os CD’s, por exemplo, já deram lugar ao streaming. Assim como eles, as cartas agora chegam por e-mail ou WhasApp. Então, por que não transformar tradições em ideias criativas?

São diversos os tipos de convites virtuais, enviados por e-mail ou chat, eles servem como a solução perfeita.

Para quem quer economizar, mas não fazer feio, eles são ideais por serem feitos com qualquer modelo de diagramação e não custarem o preço dos convites impressos tradicionais.

Faça uma lista de convidados reduzida

Os gastos com o casamento assustam bastante o casal que ainda se planeja para morar sozinho. Seguindo essa perspectiva, qual o sentido de fazer uma festa com comidas para mais de 100 pessoas?

Além das pessoas, existem os garçons para servi-las e o espaço com mesas e cadeiras suficientes para todos os convidados.

Por isso, não tenha medo de deixar de chamar algumas pessoas. Quem gostar do casal de verdade, vai entender a necessidade de uma festa menor limitada à família mais próxima e aos amigos íntimos.

Com uma lista reduzida, a possibilidade de fazer uma festa de casamento sem gastar muito e com qualidade é muito maior!

Faça chás de casamento

As opiniões sobre as festas de chá são bastante divididas. Para quem gosta, o leque de opções para essas celebrações é enorme.

  • Chá de lingerie;
  • Chá de panelas;
  • Chá de beleza;
  • Chá bar;
  • Chá DIY.

Os convidados para o casamento devem ser os mesmos das festas de chá. É nelas que o casal terá a oportunidade de ganhar presentes relacionados a cada tema e economizar bastante na casa, possibilitando mais dinheiro para a festa.

Uma solução é direcionar o tema às suas necessidades. Por isso, aproveite para criar novos temas e faça uma simples e confortável recepção para receber sua família e amigos.

Escolha uma época barata

Para quem quer um casamento barato, casar em Maio, o mês das noivas, claramente não é a melhor opção. Além disso, de Setembro a Dezembro a procura continua alta.

Uma vez que o casal decide procurar por uma época com baixa procura, precisa ficar atento também aos feriados que podem comprometer a presença dos convidados.

Os meses de férias também são ruins pelos altos valores das viagens, já que geralmente o casal faz sua viagem de lua de mel logo após o casamento.

Pense em locais criativos

Para os casais menos tradicionais, pensar em locais criativos para casar ajuda a solucionar os problemas com os altos valores de espaços de eventos.

  • Terraço da igreja;
  • Praia;
  • Restaurantes;
  • Campo;
  • Livrarias.

Diversos espaços já estão aceitando a realização de cerimônias de casamento. Além de sair mais barata, uma cerimônia fora do comum se torna ainda mais inesquecível.

DIY: faça o que conseguir!

Dedique-se ao conceito do “Faça Você Mesmo”. Na internet, existem vários tutoriais disponíveis com temática de casamento. Além disso, botar a mão na massa garante que tudo, inclusive a decoração, sairá no estilo e gosto do casal.

  • Arranjos de mesa;
  • Convite virtual;
  • Lembrancinhas;
  • Bolo cenográfico.

Nesse caso, é possível até investir em um estilo voltado ao minimalismo.

Pague à vista!

Parcelar o casamento ou qualquer outro tipo de gasto é um enorme erro. Além das parcelas seguirem até depois da festa, os enormes juros chegam a dobrar o valor que poderia ser pago em dinheiro.

Além disso, pagar à vista dá a possibilidade de fazer uma festa ao alcance do orçamento real do casal e de receber grandes descontos. Se os noivos escolherem uma só empresa para toda a organização, o valor pode ser ainda menor.

Com criatividade, dedicação e planejamento o casamento barato se torna uma realidade. Isso evita uma série de problemas durante e depois da organização da festa. Para mais conteúdos: acompanhe a nossa carta do fundador, diariamente, com insights valiosos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *