Home Blog Casas de Análise de Investimentos: como funcionam?

Casas de Análise de Investimentos: como funcionam?

casas de analise 2

Nos últimos anos, as casas de análise têm ganhado bastante popularidade entre os investidores de todo o Brasil.

Isso ocorreu, pois as casas de análise são uma ótima opção para quem deseja obter informações financeiras de profissionais experientes.

O que são Casas de Análise de Investimentos?

casas de analise

As casas de análise, também chamadas de casas de research, são empresas privadas que fornecem dicas e explicações a investidores sobre o mercado financeiro.

No Brasil, existem diversas empresas com essa característica, oferecendo produtos e assinaturas direcionadas aos diferentes tipos de perfis de investidores:

Para isso, elas têm uma forte atuação no meio digital, tanto em sites quanto em canais no YouTube.

Qual a função das Casas de Análise?

O objetivo principal das casas de análise de investimento é facilitar a atuação dos seus clientes no mundo dos investimentos.

Por isso, elas fornecem informações e relatórios sobre a performance de ativos financeiros, condição das empresas dentro da Bolsa de Valores e tendências.

Essa relação ocorre com total transparência. Por isso, muitas vezes a informação e recomendação pode ir contra ao que o investidor deseja.

Isso porque a função das casas de research é ancorar expectativas de forma realista e segura, já que é impossível prever com total certeza o futuro.

Quem atua nas Casas de Análise de investimentos?

As casas de análise são compostas de diversos profissionais voltados à área das finanças e investimentos, como:

  • Economistas;
  • Administradores;
  • Gestores de finanças;
  • Contadores;
  • Investidores experientes;
  • Consultores financeiros;
  • Outros profissionais certificados.

Qual o papel desses profissionais?

Enquanto os bancos tradicionais oferecem produtos financeiros mais atrativos para eles do que para os clientes, os profissionais das casas de análise têm seu trabalho completamente voltado ao resultado positivo dos investidores.

E como elas não oferecem ativos, mas sim os analisam e recomendam, não ocorre o conflito de interesses comum à outras instituições do mercado.

Portanto, elas são consideradas casas de análise independentes.

Quais as informações oferecidas pelas casas de análise?

Mesmo que não possam prever o futuro, as casas de análise de investimento atuam de diferentes formas para que seus clientes consigam bons resultados ao investir.

Entre seus principais serviços, estão:

  • Análise de riscos e retorno;
  • Observação do cenário econômico;
  • Recomendação de aplicações mais lucrativas no cenário atual;
  • Análise sobre altas e baixas do mercado (volatilidade).

Dessa forma, elas conseguem fazer com que os investidores consigam aplicar seu dinheiro de maneira consciente e eficiente.

O que não pode ser oferecido?

Algumas instituições de research são bastante criticadas por atuar causando a impressão de que podem prever com precisão o mercado econômico e seu funcionamento.

No entanto, é importante lembrar que isso é impossível.

Mesmo que algumas previsões possam até corresponder com a realidade no futuro, esse tipo de atuação é bastante perigoso para a saúde financeira dos investidores.

Isso porque, na maioria dos casos, as recomendações muito assertivas estão voltadas aos ativos de renda variável, mais arriscados que os de renda fixa.

Além disso, outras previsões que não podem ser fornecidas por essas instituições, são:

  • Queda mínima ou máxima de mercados;
  • Movimentação de ações nos próximos dia;
  • Segmento de mercado com melhor performance;
  • Ação com melhor desempenho no ano.

Ao invés disso, torna-se muito mais realístico e justo com os investidores apontar tendências no mercado a partir de dados bem fundamentados e histórico de algumas empresas.

Dessa forma, fica possível ganhar bastante dinheiro de maneira consciente e menos arriscada, sem concentrar todo o patrimônio em um único ativo arriscado.

Conclusão

As casas de análise, mesmo contando com a atuação de excelentes e experientes profissionais do mercado financeiro e econômico, não conseguem prever o futuro.

Mesmo assim, seu trabalho é direcionado para a contribuição com os investimentos dos seus clientes a partir de análises responsáveis e pautadas em informações relevantes.

Ou seja, somente dessa forma, as casas de análise estarão impactando positivamente a rentabilidade e lucratividade de seus investidores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *