Home Blog Casas de Research: conheça as principais do Brasil!

Casas de Research: conheça as principais do Brasil!

casas de research 2

As casas de Research têm ganhado bastante notoriedade entre os investidores de todo o Brasil ao longo dos últimos anos.

Isso ocorreu, pois além de serem boas opções para quem deseja obter informações sobre o mercado financeiro e econômico, algumas casas de Research possuem uma atuação agressiva no meio digital.

O que são Casas de Research?

casas de research

As casas de research, também chamadas de casas de análise, são empresas privadas que trabalham com publicações e assinaturas que fornecem informações e recomendações sobre a área de investimentos.

Portanto, elas são bastante importantes para quem decide começar a investir, mas ainda se sente inseguro para agir de acordo com suas próprias análises do mercado financeiro.

Mesmo que algumas dessas empresas trabalhem em um modelo de assinatura, existem diversos outros produtos oferecidos de forma gratuita, como:

  • Newsletters;
  • Artigos;
  • Notícias.

Seus produtos são direcionados aos diferentes perfis de investidores: conservador, moderado e arrojado.

Para isso, cada vez mais, elas vêm atuando no meio digital, tanto em sites quanto em canais no YouTube.

Como funcionam as Casas de Análise de Investimentos?

As casas de Research vêm se popularizando no mercado cada vez mais ao longo dos últimos anos.

Essas empresas trabalham com publicações e assinaturas na área de investimentos, voltadas para aqueles que desejam receber informações sobre ativos e até mesmo indicações de investimento.

Portanto, são bastante vantajosas para quem deseja contar com um apoio profissional na hora de planejar suas aplicações no mundo financeiro.

Existem casas de Research que não exigem exclusivamente a assinatura de conteúdo para o envio de informações financeiras.

Muitas delas fornecem dados através do envio de e-mails (newsletters) de forma gratuita ou de conteúdos online, como vídeos e artigos.

Esse tipo de estratégia é muito importante para que os investidores iniciantes consigam contar com certa orientação profissional enquanto ainda não possuem condições financeiras favoráveis.

No entanto, para que o nível dessas informações e recomendações se torne mais específico ou detalhado, é necessário escolher alguma assinatura da instituição.

Com elas, o investidor pode ter informações, dicas de investimento e até orientações específicas, de acordo com o valor exigido.

Qual a função das Casas de Research?

O objetivo principal das casas de análise de investimento é facilitar a atuação dos seus clientes no mundo dos investimentos.

Por isso, elas fornecem informações e relatórios sobre a performance de ativos financeiros, condição das empresas dentro da Bolsa de Valores e tendências.

Assim, conseguindo ancorar as expectativas de seus clientes de maneira segura e realista, já que é impossível prever o futuro com total certeza.

Quem atua nessas empresas?

Os profissionais que trabalham em casas de Research são aqueles voltados à área das finanças, sendo a partir de certificações ou formações, como:

  • Economistas;
  • Gestores;
  • Consultores financeiros;
  • Investidores experientes.

A função deles é observar e analisar o mercado para fornecer informações relevantes aos seus clientes.

Dessa forma, garantindo o máximo de bons resultados em seus investimentos a partir de boas fundamentações.

Quais as informações oferecidas pelas Casas de Research?

As casas de análise atuam para que seus clientes consigam bons resultados ao investir seu patrimônio.

Para garantir isso, seus principais serviços oferecidos são:

  • Análise de risco e retorno;
  • Observação do cenário econômico;
  • Recomendação de aplicações mais lucrativas no cenário atual;
  • Análise sobre altas e baixas do mercado (volatilidade).

Dessa forma, elas conseguem fazer com os investimentos sejam feitos de maneira consciente, segura e eficiente.

Risco e retorno

O risco e retorno estão ligados ao grau de incerteza sobre determinado investimento. Nesse sentido, quanto maior o risco envolvido em uma aplicação, maior a chance de retorno sobre esse investimento.

Como exemplo disso, temos a renda fixa e a renda variável.

Enquanto a renda fixa, por conter investimentos de maior previsibilidade, oferece uma rentabilidade menor, a renda variável, e seus ativos mais imprevisíveis, oferece resultados consideravelmente superiores.

Tipos de riscos de investimentos

Existem diversos tipos de riscos que podem estar envolvidos em um investimento financeiro. Cada um deles possui suas particularidades, já que estão relacionados a diferentes estratégias.

Por isso, é fundamental que os investidores conheçam mais sobre eles.

Entre os possíveis riscos que o investidor pode encontrar ao aplicar seu dinheiro, temos:

  • Mercado: possíveis perdas resultantes da variação nos preços dos ativos;
  • Operacional: ligado a problemas ligados a qualidade do serviço de uma instituição financeira;
  • Liquidez: quando ocorrem diferenças significativas entre as ofertas de compra e venda de ativos e o vendedor precisa vender por um preço abaixo do mercado.
  • Calote: quando o emissor do ativo não é capaz de ressarcir o valor aplicado durante o investimento.

Ao entender cada um deles, fica mais fácil se prevenir contra prejuízos e garantir bons resultados da maneira mais segura possível. Por isso, as casas de análise fazem esses levantamentos.

Cenário econômico

As casas de research também oferecem relatórios sobre o cenário econômico de diferentes países e mercados.

Isso é fundamental para que os investidores possam perceber oportunidades de investimento e, acima de tudo, se previnam contra perspectivas negativas.

Para isso, são analisadas informações macroeconômicas sobre cada cenário. Assim, tornando os dados bem fundamentados.

Recomendação de investimentos

Dentro das casas de research, os chamados Analistas de Investimentos são os responsáveis por recomendar ativos, como ações, que possuam tendências positivas no mercado.

Para essa atividade, é obrigatório que esse profissional possua a Certificação CNPI, que é emitida pela Apimec com o objetivo de elevar os padrões daqueles que trabalham com investimento no Brasil.

Quando oferecidas por profissionais responsáveis, as recomendações de investimentos podem fazer com que investidores aproveitem oportunidades de grande rentabilidade, como foi o caso da MGLU3.

Análise de volatilidade

No mundo das finanças, a volatilidade é uma medida de oscilações no preço de um ativo financeiro no curto prazo.

Isso porque alguns investimentos têm variações drásticas em suas cotações em um mesmo dia, sendo assim considerados mais voláteis.

Para os investidores iniciantes, é muito importante fazer a diferenciação desse conceito com a rentabilidade.

A rentabilidade é o percentual de remuneração sobre o capital investido, que acaba não sendo constante ao longo do tempo. E sobre essa inconstância é que se determina a volatilidade do ativo.

É importante destacar que os ativos mais voláteis não necessariamente são os mais rentáveis, já que o resultado depende também do momento de compra e venda do ativo.

Investimentos mais voláteis

Alguns dos investimentos que podem ser considerados mais voláteis são:

  • Ações: de acordo com o setor econômico das empresas emissoras;
  • Câmbio: as moedas sofrem diversas influências econômicas simultâneas;
  • Imóveis: precificação através de variáveis financeiras e econômicas.

As casas de research informam aos investidores sobre a volatilidade para contribuir com a formação de uma carteira de investimentos diversificada.

Quais as principais Casas de Research do Brasil?

No Brasil, existem diversas instituições de Research para os mais diversos tipos de investidores.

Isso é uma ótima vantagem, já que, caso você não se identifique com uma das casas, existem diversas outras à disposição.

Entre as principais brasileiras, estão:

Suno Research

Uma das maiores casas de Research do Brasil, a Suno trabalha com produtos bastante variados.

Entre seus maiores destaques, estão os relatórios sobre aplicações e empresas com capital aberto na Bolsa de Valores e assinaturas bastante variadas, direcionadas a cada perfil de investidor.

Para isso, é preciso adquirir um plano digital.

No caso das opções gratuitas, existe um blog, repleto de artigos, e-books, notícias e outros produtos gratuitos com pautas bastante variadas sobre investimentos e finanças.

Empiricus

A Empiricus, casa de análise mais conhecida no mercado, trabalha de forma bastante intensa no meio digital em diferentes formatos.

Seus produtos são bastante voltados à área de Newsletter e assinaturas, contendo relatórios e indicações sobre aplicações financeiras.

Eleven Research

Surgida em 2009, pouco tempo após a Empiricus, a Eleven possui uma estratégia menos agressiva de propaganda.

Seus produtos, alguns em formato de assinatura, são direcionados a Fundos, recomendação de carteira de investimentos e análise de investimentos.

Já seus conteúdos gratuitos são oferecidos através de um blog repleto de notícias sobre o mercado econômico, podcast, vídeos e e-books.

Nord Research

A Nord é uma casa de análise com alguns profissionais que já participaram de outras empresas do ramo.

Ela oferece uma Newsletter diária com dicas e referências sobre ativos financeiros.

Mas além disso, as informações mais aprofundadas, com análises e outras observações são oferecidas através de algumas assinaturas.

Qual das casas de Research é a melhor?

É claro que, entre as opções existentes no mercado, existem aquelas com uma variedade menor ou maior de produtos financeiros.

No entanto, o que deve importar de verdade para o investidor é a relevância e fundamentação dos conteúdos oferecidos pelas casas de análise.

Ou seja, não existe a melhor opção, mas aquela que oferece o melhor produto para o seu objetivo financeiro.

Cada casa de research possui diferentes características, que podem se adequar ou não à personalidade, aos objetivos e às necessidades do investidor.

Por isso, vale a pena procurar mais informações sobre cada uma e consumir seus conteúdos gratuitos.

Assim, além de se beneficiar, você entenderá como funcionam os seus serviços e qual delas é a mais adequada para você.

Vale a pena escolher casas de research?

As casas de Research, mesmo contando com a atuação de excelentes e experientes profissionais do mercado financeiro e econômico, não conseguem prever o futuro.

Mesmo assim, seu trabalho é direcionado para a contribuição com os investimentos dos seus clientes a partir de análises responsáveis e pautadas em informações relevantes.

Ou seja, somente dessa forma, as casas de Research estarão impactando positivamente a rentabilidade e lucratividade de seus investidores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

2 Respostas para “Casas de Research: conheça as principais do Brasil!”

    • Arthur Dantas Lemos

      Obrigado, Bhruno! Então cara, não encare como uma recomendação, mas vi que a Avenue oferece serviços de corretora direcionado aos Estados Unidos, se teu intuito é investir lá e você é brasileiro, pode ser uma boa dar uma olhada nela!

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *