Home Blog O que é cashback? Entenda como funciona esse modelo de compra

O que é cashback? Entenda como funciona esse modelo de compra

cashback 2

Imagine fazer compras e ser recompensado com uma devolução de parte do dinheiro. Isso é real, e pode impactar em seus gastos e finanças, esse processo é conhecido como: cashback.

A palavra cashback vem do inglês e significa “dinheiro de volta”. O modelo vem ganhando cada vez mais espaço dentro do e-commerce internacional.

No cashback o usuário recebe bônus em reais ou na conta corrente relativos a cada compra feita iniciada na plataforma.

Porém, o pagamento não é feito a partir dos sites de cashback. Eles funcionam, na verdade, como uma plataforma de divulgação que recebe comissões para levar o consumidor direto aos sites das lojas.

Como funciona o cashback?

Nas compras online, o consumidor primeiro acessa a página do cashback. E, ao ter interesse em determinado produto, é direcionado para o site da loja e lá realiza o pagamento.

Por levar o consumidor para os sites, a plataforma de cashback recebe uma comissão e parte desse benefício é usado para fazer a “devolução do dinheiro” dos consumidores, estabelecendo o ciclo.

Portanto, o cashback é uma modalidade que pode trazer benefícios mútuos. A empresa que opera o cashback recebe comissões por ser uma plataforma de divulgação e levar novos consumidores para os sites das empresas.

As empresas, evidentemente, se beneficiam por aumentar o número de vendas e fluxo de novos consumidores. Já os consumidores, por sua vez, são gratificados com uma devolução do dinheiro.

Cashback vs. Desconto

Os descontos são depreciações estabelecidas pelas próprias lojas por um determinado período de tempo. Com o cashback, você paga o preço cheio do produto, mas recebe uma devolução de parte do seu gasto.

Cashback vs. Milhas

Nos modelos de milha, o consumidor só pode usar os benefícios que recebe em determinados lojas e condições. No modelo de cashback (dinheiro de volta), o dinheiro vai diretamente para as mãos do consumidor e ele tem liberdade de gastar da forma que desejar.

3 dicas para o sucesso com os cash back

cashback

Existem diversos usuários que recebem ótimos cashbacks dos sites que os oferecem. Mas mesmo assim, existem uma série de armadilhas envolvendo esse tipo de bônus. Entenda como garantir o seu saldo do cashback.

Pense no cashback como um extra e não como uma garantia.

Pode acontecer do dinheiro prometido, por alguma razão, não conseguir ser resgatado. Então não planeje o uso desse dinheiro para pagamentos importantes e contas.

Encare esse dinheiro de volta como apenas um extra e se ele acabar não retornando, não deixe que isso atrapalhe sua organização financeira. 

Não guarde dinheiro em um site de cashback

Para sacar o dinheiro, geralmente, os cashbacks estabelecem um nível mínimo que você tem que atingir. Mas esteja atento, e logo que você atingir o nível necessário de bônus, resgate o dinheiro.

Se por alguma razão a empresa mudar a política de benefícios e pagamento do cashback, o seu bônus pode ser perdido. Por isso, manter o dinheiro no site não é indicado.

Foque na oferta mais barata, não no maior cashback

Muitas vezes determinada empresa pode estar oferecendo um atrativo, mas o preço dos seus produtos podem custar mais caro em relação a outros que ofereçam itens da mesma qualidade.

Faça as contas antes de fazer uma compra, não se deixe levar apenas pelo valor do cashback.

Entenda o cashback no Brasil

Acompanhando o grande avanço do e-commerce, várias outras possibilidades de atração do consumidor no mundo digital surgiram no país.

Para melhor entender esse fenômeno, existem algumas empresas que vêm oferecendo esse benefício para o consumidor no Brasil: 

Méliuz 

  • 1600 lojas parceiras online e 2500 físicas;
  • Valor mínimo de recompensa 0,75% e o resgate mínimo é de 20 reais;
  • Dinheiro pago na conta bancária do usuário. 

Poup 

  • 300 lojas parceiras online;
  • O valor mínimo da recompensa varia entre 0,5% a 20%;
  • O dinheiro é pago na conta bancária do usuário, via paypal ou bitcoin. 

Beblue 

  • 5000 lojas físicas parceiras;
  • Valor mínimo da recompensa é de 2% do valor da compra;
  • Bônus em reais para futuras compras;
  • Ganhe de volta;
  • 900 lojas parceiras online, incluindo empresas internacionais;
  • O valor mínimo do benefício é de 0,8% do preço do produto e o valor mínimo de resgate é de 20 reais;
  • Dinheiro pago na conta bancária do usuário ou via paypal. 

cashback veio para ser mais um recurso que pode tornar o ato da compra mais atrativo, e talvez até mesmo, mais benéfico para todas as partes envolvidas no processo. Agora que você já conhece mais sobre o assunto e sobre as empresas que oferecem o serviço, planeje quando o uso desse método vai te trazer benefícios. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos! 

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *