CCI: entenda como funciona esse índice!

CCI 1

O Comoddity Channel Index (CCI), ou Índice de Canal de Commodities, é um indicador de análise técnica criado em 1980 pelo analista técnico e matemático Donald Lambert.

O CCI é um indicador do tipo oscilador, ou seja, é capaz de sinalizar possíveis tendências de alta ou baixa no preço de um ativo.

Portanto, pode ser interessante para o investidor entender a funcionalidade desse indicador, bem como a sua contribuição na análise de mercado.

O que é o indicador CCI?

O Índice de Canal de Commodities (CCI) é um indicador de análise técnica do tipo oscilador. A análise técnica leva em consideração gráficos anuais, mensais e semanais. Assim, ela trabalha com o auxílio de dados para identificar tendências no mercado.

O CCI surgiu com o propósito de identificar ciclos de negociação de commodities. Entretanto, o índice popularizou-se e, hoje, é aplicado a uma diversidade de ativos.

Exemplos de ativos em que utiliza-se o indicador

Como o CCI funciona?

Primeiramente, o CCI calcula a relação entre preços e médias móveis, identificando os desvios nesses valores. Ou seja, ele indica se o aumento ou queda no preço de um ativo deve seguir a mesma direção por um determinado período de tempo. 

Sendo assim, o investidor precisa estabelecer um intervalo de tempo em que o indicador realizará os cálculos dessas médias. 

Além disso, o indicador pode ser utilizado como índice principal, bem como índice adicional. É possível usá-lo por meio das seguintes técnicas:

1 . Como um indicador de sobrecompra e sobrevenda

Nesta tática, o índice identifica níveis de sobrecompra (compra excessiva) e sobrevenda (venda excessiva) e informa a probabilidade de correção baixista e correção altista.

Geralmente, o CCI varia na faixa ± 100. Assim, valores acima de 100 sinalizam o estado de sobrecompra, enquanto os valores abaixo de 100 indicam o estado de sobrevenda;

2. Como meio de encontrar divergências

A divergência surge no momento em que o preço atinge um novo valor máximo. Isso porque o CCI não pode crescer acima dos máximos anteriores. Usualmente, esse desvio é seguido pela correção de preço, ou seja, o valor é atualizado pela variação do índice;

3. Como medidor de tendências

Também utiliza-se o CCI para alertar os investidores sobre tendências de mercado. Aqui, o objetivo é demonstrar aumento ou redução no preço do ativo. Além disso, também é informada a probabilidade direcional desse valor.

Como calcular o indicador CCI?

CCI 2

Calcula-se o índice da seguinte maneira:

  • CCI = preço típico – MMSi (Média Móvel Simples) / 0,015 x desvio médio

Em que:

  • Preço Típico: trata-se da média aritmética simples dos preços máximo, médio e mínimo do ativo por um determinado período;
  • MMSi: significa Média Móvel Simples de determinado número de períodos do Preço Típico;
  • 0,015: no geral, usa-se essa constante nas leituras com objetivo de garantir que a maior parte dos valores se situe entre -100 a 100, de modo que facilite a interpretação do indicador;
  • Desvio Médio: representa o desvio médio do Preço Típico em relação a média, ou seja, é o desvio padrão.

O que é desvio padrão?

O desvio padrão é uma medida usada para ver a dispersão de uma variável. Com o monitoramento dos números ao longo do tempo, é possível computar uma média das variações. O desvio padrão, então, capta a dispersão em torno dessa média.

Para Donald Lambert, criador do índice, o ideal é usar o CCI para um terço de um ciclo completo. Ou seja, se o ativo é observado em um ciclo de 15, recomenda-se configurar o CCI para 5 períodos. 

Nas plataformas de negociação disponíveis no mercado, a configuração do CCI é padrão. Geralmente, ele vem configurado em 20 períodos. Isso pode eliminar a necessidade de cálculos manuais por parte do investidor. 

Como interpretar o CCI?

O índice de CCI pode ser utilizado com a finalidade de identificar tendências cíclicas. Além disso, também determina níveis sobrecomprado e sobrevendidos no mercado. 

Com a constante 0,015, os valores se situam entre -100 a 100. Ou seja, os preços no índice são negativos ou positivos.

A origem da constante

Segundo os estudos de Lambert,  aproximadamente 70% a 80% das oscilações dos commodities ocorrem na faixa entre +100 e -100. Assim, o matemático defendeu que o rompimento de um dos extremos significaria uma oportunidade lucrativa para os investidores.

Ou seja, quando o índice ultrapassa o valor +100, significa que o ativo está na região de sobrecompra. Analogamente, quando o índice apresenta um CCI de -100, estaria na região de sobrevenda.

Desse modo, valores de CCI muito positivos indicam que os preços estão bem acima da média. Isso é uma sinalização de força do ativo. Por outro lado, valores de CCI negativos indicam que os preços estão abaixo da média, o que sugere fraqueza do ativo.

Entretanto, esse resultado é incerto. Isso porque o CCI é um índice oscilador e sua escala não apresenta limites. Logo, o indicador não identifica exatamente as regiões de sobrecompra e sobrevenda. Além disso, esse tipo de utilização do CCI depende da volatilidade do ativo.

O que é volatilidade?

Volatilidade é um termo usado para descrever oscilações do cotidiano nos rendimentos de investimentos. São mais voláteis os ativos que têm drásticas variações nas suas cotações no curto prazo.

De modo análogo, são menos voláteis aqueles que não apresentam tanta variação de preço no curto prazo.

No caso do CCI, o ativo pode continuar tendo o seu valor elevado mesmo após o indicador sinalizar a posição de sobrecompra. Bem como pode continuar perdendo o seu valor após a indicação de sobrevenda. 

Ou seja, o indicador não aponta com exatidão a região sobrecomprada ou sobrevendida.

Uso do CCI para identificar divergências

Também utiliza-se o indicador CCI na identificação de divergências. Essas divergências ocorrem quando o indicador não confirma o preço pelo qual a ação está sendo negociada.

Por exemplo, uma ação atinge o novo máximo, enquanto o CCI atinge um máximo menor. Isso pode indicar que o preço da ação passará por uma reversão e cairá. 

De modo análogo, uma divergência de alta acontece quando o valor da ação atinge um novo mínimo e o CCI, um mínimo maior.

Vantagens e desvantagens do indicador CCI

O CCI é um indicador usado para identificar tendências cíclicas no valor de ativos, bem como divergências. Além de sinalizar níveis de sobrecompra e sobrevenda.

Entretanto, o CCI não é capaz de apontar exatamente qual é a região sobrecomprada ou sobrevendida. Isso porque se trata de um índice oscilador, sem limites em sua escala. Ademais, a configuração do indicador também precisa se adequar a volatilidade do ativo.

Portanto, pode ser interessante para o investidor usar o CCI juntamente com outros indicadores de análise técnica. Assim, ele pode montar uma estratégia de investimento e o indicador pode ser uma ferramenta útil aos seus objetivos.

 

Qual a fórmula do Índice de Canal de Commodities?

A fórmula do Índice de Canal de Commodities é: CCI = preço típico – MMSi (Média Móvel Simples) / 0,015 x desvio médio.

O CCI pode ser usado para analisar quais ativos?

O Índice de Canal de Commodities identifica não somente os ciclos de negociação de commodities, como também analisa o mercado de moedas, ETFs, câmbio, ações etc.

Quais as funções do CCI?

O CCI pode operar como medidor de tendências, bem como meio de encontrar divergências. Além disso, também tem a função de identificar (sem exatidão) níveis de sobrecompra e sobrevenda de um ativo.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos