CCPR3: tudo sobre as ações da Cyrela Commercial!

CCPR3

Na B3, bolsa de valores brasileira, existem variados setores para realizar investimentos, como exemplo, existe o setor imobiliário, que agrega o segmento de exploração de imóveis. E, dentro dele, uma das opções é a empresa Cyrela Commercial (CCPR3).

A Cyrela Commercial Properties (CCPR3) atua com aquisição, locação, venda e operação de imóveis comerciais do Brasil. Além disso, sua classificação setorial é Financeiro e Exploração de Imóveis. 

Por isso, diante das questões levantadas, é fundamental buscar compreender o histórico e portfólio da empresa para compreender se vale a pena realizar investimentos na empresa, por meio do ticker CCPR3.

Modelo de negócio da Cyrela Commercial (CCPR3)

A Cyrela Commercial Properties S.A. Empreendimentos e Participações (CCP) foca sua atuação no segmento de edifícios corporativos de alto padrão e shopping centers.

Assim, grande parte de seus empreendimentos estão concentrados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, a empresa participa de projetos que estão localizados na Bahia, Goiás e Minas Gerais. 

Nos dias atuais a CCP possui, em média, 244 m² de área referente a locação que está em operação.

A empresa possui um portfólio de 15 propriedades operacionais, totalizando assim, uma área de locação referente a aproximadamente 105 mil metros quadrados. 

Por fim, a Cyrela Commercial possui uma participação em 7 empreendimentos de shoppings centers, realizando a administração de 6 desses empreendimentos. 

Informações básicas sobre os papéis da Cyrela Commercial (CCPR3)

CCPR3 1
  • Tipos de ações: Ações ordinárias (ON);
  • Segmento de listagem: Novo Mercado;
  • Tamanho: SMALL CAP;
  • Tag Along: 100% ON;
  • Free Float: 24,7% ON.

Dados importantes sobre a Cyrela Commercial (CCPR3)

Antes de realizar investimentos na bolsa de valores, é de suma importância realizar uma avaliação sobre a companhia. Dessa forma, existe a análise fundamentalista. Assim, por meio dela é possível observar a situação financeira e econômica da empresa. 

Governança

De início, é importante se atentar aos três segmentos referentes à listagem da B3, referidos como Níveis 1 e 2, além do Novo Mercado. 

Esses segmentos de listagem da B3, são destinados a empresas que integram a bolsa de valores. Assim, comprometem-se a cumprir práticas de boas governanças corporativas

Dessa forma, é válido ressaltar que a Cyrela integra o mais alto nível de governança corporativa, sendo ele o “Novo Mercado”. 

Dívida

A empresa não apresenta um alto grau de endividamento. Dessa maneira, seu histórico financeiro apresenta uma dívida sob controle. 

Pagamento de dividendos 

Os dividendos referem-se a uma parte do lucro de uma companhia que, geralmente, é distribuída aos seus acionistas. 

Por isso, quando um investidor compra ações de empresas que distribuem dividendos, ele terá direito a receber no mínimo 25% do lucro da companhia no qual detém ações. 

Entretanto, apesar da Cyrela realizar o pagamento de dividendos aos seus acionistas, a empresa apresenta um histórico de instabilidade nesses pagamentos. 

20162017201820199/2020
Dividendos por Ação (R$)0,05 2,891,000,000,05

Pontos positivos da Cyrela Commercial (CCPR3)

  • Boa governança; 
  • Experiência sólida e boa reputação.

Pontos negativos da Cyrela Commercial (CCPR3)

  • Segmento de alta concorrência;
  • Consumo cíclico.

Conhecendo a história da Cyrela Commercial

CCPR3 2

A Cyrela Commercial (CCP) foi constituída através da cisão parcial da Cyrela, durante o ano de 2007.

Diante da cisão parcial, a Cyrela realizou a transferência para a CCP dos ativos referentes às atividades de incorporação e aquisição de edifícios corporativos e shopping centers, além da administração dessas propriedades.

Sendo assim, no ano de 2008 a empresa firmou um parceria com uma multinacional americana, denominada de AMB Property, além de aderir ao Pacto Global das Nações Unidas. 

Além disso, no ano seguinte, ocorreu um anúncio de joint venture com alguns líderes de organizações financeiras globais, visando realizar investimentos no mercado imobiliário comercial em território nacional.

Assim, foi em 2010 que a companhia realizou o anúncio de sua primeira emissão de debêntures, além de anunciar uma parceria com a BRMalls para desenvolvimento do Shopping Estação BH. 

Dessa maneira, após dois anos, ocorreu a inauguração do Shopping Estação BH.

Assim, no ano de 2013, ocorreu a aquisição de 50% adicionais do Shopping Cidade São Paulo e a entrega do CEO – Corporate Executive Offices, no estado do Rio de Janeiro (RJ).

Por fim, durante os últimos anos a empresa manteve-se realizando locações e inaugurando empreendimentos. 

Concorrentes da Cyrela Commercial (CCPR3)

Além do investidor se manter atento às informações que são divulgadas pela companhia, é de suma importância buscar compreender outras empresas que concorrem no mesmo setor. Existem, por exemplo, a Aliansce Sonae (ALSO3) e a São Carlos (SCAR3). 

  1. Aliansce Sonae: a empresa é uma das mais importantes administradoras de shoppings centers em território nacional. Além disso, a companhia resultou da fusão entre a Aliansce e a Sonae Sierra Brasil. Por isso, a empresa está presente em todas as regiões do país e possui em seu portfólio mais de 41 centros de compras.
  1. São Carlos: a companhia atua por meio de investimentos e administração de imóveis comerciais. Assim, seu foco principal está na atuação de compra referente a edifícios de grandes escritórios que possuem ineficiências. Ressaltando que no portfólio empresarial existem, principalmente, edifícios de escritórios padrão classe A. 

Como investir na Cyrela Commercial (CCPR3)?

Diante das informações já destacadas, consegue-se determinar se investir no ticker CCPR3 trará maiores vantagens ou desvantagens para o investidor de renda variável. Dessa maneira, para isso, é de suma importância seguir determinados passos.

Selecione uma corretora de valores

Antes de iniciar seus investimentos é relevante que o investidor realize uma pesquisa acerca das corretoras de valores existentes no mercado financeiro e que ofereça ações que convergem com o perfil do investidor e seus objetivos.

Além do mais, a instituição financeira deve estar credenciada por órgãos competentes como, por exemplo, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Assim, após escolher a corretora de valores, basta realizar o envio dos documentos exigidos para após isso realizar a abertura da conta.  

Envie o dinheiro para a corretora 

Após essas questões, para realizar o investimento efetivamente é importante transferir o valor no qual você deseja realizar como aplicação. Isso pode ser realizado por meio de um TED ou de um Pix.

Além disso, é importante que o investidor realize uma transferência do valor por meio de uma conta já cadastrada em seu CPF. 

Selecionar a ação da Cyrela Commercial (CCPR3)

Por fim, após tomar a decisão de compra dos papéis da empresa, basta acessar o home broker da corretora e realizar a compra da ação por meio do ticker CCPR3

Qual é o segmento de listagem da Cyrela Commercial (CCPR3)?

A empresa reconhecida pelo ticker CCPR3 integra o Novo Mercado.

A Cyrela Commercial realiza o pagamento de dividendos?

A Cyrela Commercial apresenta em seu histórico uma distribuição recorrente de dividendos.

Qual é o tag along das ações da Cyrela Commercial?

A Cyrela Commercial apresenta um Tag Along de 100% ON.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos