Home Blog CEI Investidor: confira como pode supervisionar seu investimentos

CEI Investidor: confira como pode supervisionar seu investimentos

CEI investidor 2

Construir uma carteira diversificada na Bolsa de Valores muitas vezes requer a contratação de corretoras, pois elas são responsáveis por gerenciar aplicações. Porém, sempre é bom ter o controle de toda a movimentação de seus ativos. Então, canais como o CEI Investidor, podem auxiliar neste momento.

Controle sobre a movimentação de suas aplicações, mais segurança e garantias de que realmente seus investimentos estão sendo contabilizados faz com que muitos investidores optem por se cadastrar no CEI Investidor.

O que é o CEI Investidor?

CEI é o Canal Eletrônico do Investidor que a BM&FBovespa disponibiliza para que investidores possam consultar informações sobre seus investimentos.

Extratos mensais, saldos e movimentação podem ser consultados a qualquer momento. Assim, o investidor pode ter total controle sobre suas informações financeiras.

Mesmo as instituições financeiras (corretoras) que gerenciam aplicações dos clientes, oferecendo serviços e aplicativos de consulta online para que o investidor possa conferir a movimentação dos ativos, o CEI pode ser um canal para obter mais segurança.

Pois, desta forma, o investidor pode ter um canal que assegura que suas aplicações estão sendo feitas conforme o que foi contratado.

Então, isto evitar possíveis fraudes e prejuízos para as pessoas. Principalmente, quem movimenta diferentes modalidades de investimentos em mais de uma corretora, pode ter maior controle e transparência sobre seus ativos.

O que é permitido ser acessado no CEI?

De acordo com o site do CEI diversas categorias de investimentos podem ser consultadas. Isso inclui tanto os investimentos de renda fixa, quanto investimentos de renda variável.

Categorias de aplicações que podem ser consultadas no portal CEI do Investidor:

Qualquer pessoa pode ter acesso ao CEI Investidor?

CEI Investidor 1

Não. Como dito anteriormente, o CEI Investidor é um canal de acesso para pessoas que realizam aplicações na Bolsa de Valores brasileira (B3).

Então, apenas investidores podem entrar no canal online para ter acesso às informações sobre seus rendimentos.

As garantias e proventos relacionados a esses ativos também poderão ser consultados. Assim, investidores que têm direito a proventos de empresas, como dividendos, conseguem acesso ao canal eletrônico para consultar informações referentes aos investimentos.

É preciso fazer cadastro para conseguir acesso ao CEI Investidor?

Para ter acesso ao CEI não é necessário que o investidor faça qualquer tipo de cadastro.

Pois, no momento em que corretoras registram seu investimento na B3, uma senha de acesso é criada para o canal eletrônico automaticamente e enviada para o endereço de e-mail cadastrado na instituição.

No entanto, caso o investidor não possua endereço eletrônico, o acesso ao portal é enviado pelos Correios.

Então, ao ter os dados para acesso em mãos, basta entrar no site CEI Investidor para fazer o login inserindo o número do CPF ou CNPJ e senha para consultar seus investimentos.

Esqueci minha senha, e agora?

Caso não tenha salvo a senha em algum lugar e acabou esquecendo, não é preciso se desesperar. Pois logo na página inicial do canal CEI Investidor existe a opção “Esqueci minha senha”.

Então, basta clicar para ser direcionado a uma página de “recuperação de senha”, lá é preciso preencher alguns campos para conseguir obter nova senha.

Passos para redefinir senha:

  • Inserir CPF/CNPJ;
  • Data de Nascimento;
  • Captcha: é um código gerado na hora para confirmação;
  • Clicar em “continuar” – aqui é preciso escolher opção para o encaminhamento da senha;
  • Selecione a forma de envio- E-mail ou senha;
  • Enviar senha- ao clicar nesse botão o investidor confirma o envio da nova senha.

Quem opta por acessar o sistema CEI Investidor pode ter maior segurança e controle sobre seus investimentos. Assim, evitando possíveis fraudes de empresas financeiras que cuidam de suas aplicações.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle