Centro de custo: o que é e como utilizá-lo em seu negócio

centro de custo

A gestão financeira de uma empresa pode ser um dos fatores que se for feito de forma falha, pode levar o negócio à falência. Fazer um bom planejamento e ter o centro de custo, permite prolongar a vida da empresa e maximizar as possibilidades de lucro.

O centro de custo pode ser muitas vezes confundido com o plano de contas, mas não possuem as mesmas funcionalidades. O plano de contas é uma estruturação para elaborar a ordem da escrituração financeira de uma empresa, com base em dois instrumentos: o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício.

Já o centro de custo, tem como função a representação dos segmentos principais de um negócio no que diz respeito à administração financeira, baseando-se em receitas e despesas. Existem variações para a criação de controle financeiro.

Como funciona o método de centro de custos?centro-de-custo-2

Realizar a gestão de custos de uma forma real é importante para manter a saúde financeira de uma empresa e conservar a sua sustentabilidade. Um dos facilitadores possíveis para a realização da gestão, é o método para centralizar custos.

Isso significa que, o planejamento orçamentário será realizado de forma mais tranquila. De forma geral, uma empresa deve possuir o centro de custos baseado, no mínimo, em três divisões. Por exemplo: administração, vendas e produção.

O controle de custos costuma ser dividido no mercado em duas modalidades. É importante entender em qual divisão os setores estão inseridos para entender que os recursos não entram e saem da mesma maneira.

  • Centro de Custos Produtivos: influencia diretamente na entrada de recursos em uma empresa. Esse tipo de centro costuma ser dividido em dois tópicos.
  • Não ligados diretamente à produção ou prestação de serviços;
  • Ligados à venda e marketing, não atuam na produção direta, mas, são fundamentais na influência de comercialização.
  • Centro de Custos não Produtivos: não influencia de forma direta na entrada de recursos do negócio. É uma modalidade de centro que pode gerar apenas despesas para a empresa, mas são necessárias para o bom funcionamento do empreendimento.

Como utilizar o centro de custos?

O método de centro de custo não é restrito de aplicação apenas à grandes empresas. Sua utilização também é adequada para empresas menores porque o plano de centro de custo pode trazer equilíbrio na gestão do negócio.

  1. Definir os centros de custos;
  2. Dividir os custos em categorias;
  3. Avaliar o equilíbrio dos custos com a produção;
  4. Transferir recursos dos centros de apoio para os centros diretos;
  5. Ter controle de custos.

São algumas das etapas essenciais para a utilização do método. Esses processos permitem que haja mais clareza e coesão para o controle do que está sendo requerido de investimento para os lucros diretos ou indiretos.

Além disso, o centro de custos também traz outros benefícios.

  • Compartilhamento da responsabilidade financeira;
  • Compartilhamento de informações que podem servir para eventuais mudanças;
  • Avaliação clara dos relatórios de custo e quais áreas precisam de reforços.

O centro de custo é importante para os negócios, mas para que seu processo seja válido é preciso reconhecer quais são os recursos necessários para melhorar a gestão e os gastos envolvidos na atividade comercial. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos