Centro de resultados: como usar no meu negócio?

centro de resultados 1

Dentro de uma empresa, todos os seus processos podem se dividir em departamentos e setores. Na área financeira, da mesma forma, existe a divisão. Entre eles, há o Centro de Resultados.

O Centro de Resultados, atrelado a uma gestão eficiente, pode trazer resultados extraordinários para um negócio.

Sendo assim, Centro de Resultados ajuda a identificar o uso dos recursos financeiros da empresa e sua geração de lucro.

Como funciona o Centro de Resultados?

O Centro de Resultados trabalha analisando a produção financeira de cada área da empresa. Sendo assim, tudo isso é feito a partir dos objetivos que a empresa determina.

Dessa forma, ele ajuda na descoberta dos resultados de cada setor, fazendo com que se tomem as melhores decisões no negócio.

E é o relatório de Centro de Resultados que demonstra o resultado de todos esses segmentos da empresa. Por essa razão, ele é extremamente importante, já que ajuda a empresa a alinhar suas ações aos seus objetivos principais.

Como o Centro de Resultados ajuda na gestão financeira de uma empresa?

A metodologia por centro de resultados exige um grande nível de detalhamento no plano de contas da empresa. E isso é essencial para a obtenção de informações por toda a equipe.

Se o centro definir de forma detalhada, indicando quais setores e áreas utilizaram certo dinheiro, é possível economizar. Isso porque cada setor começa a ficar responsável pelo seu consumo e produção de despesas.

Desse modo, é possível melhorar toda a tomada de decisões e ajudar no desenvolvimento das seguintes estratégias de gestão financeira:

  • Definição de limite máximo de gastos por setor;
  • Otimização de lucros por área;
  • Reestruturação de setores que dão prejuízos;
  • Elaboração de balanços e demonstrações financeiras.

Por essa razão, é possível criar inúmeros planejamentos que garantam o futuro da empresa.

Como usar o Centro de Resultados dentro de uma empresa?

centro de resultados

Para usara da melhor forma o centro de resultados, é preciso seguir alguns passos que garantem o bom funcionamento dessa metodologia. Por isso, aqui estão alguns deles.

Organize suas contas

Para criar um plano de contas adequado, é preciso conhecer bem todo o funcionamento da empresa. Portanto, isso inclui suas divisões e quaisquer outros detalhes que se tornem necessários.

Para isso, é preciso ser mais abrangente, observando não em qual ação, mas sim em qual área se está usando o dinheiro.

Registre o que entra e o que sai

Um centro precisa estar bem atualizado e coerente com a realidade da empresa. Por isso, é preciso que o use em qualquer movimentação financeira na empresa, considerando tudo o que entra e o que sai.

Aceite a ajuda da tecnologia

Existem ferramentas desenvolvidas para otimizar esse registro de operações no centro de resultados. Como exemplo disso, há o ERP.

Ele, por sua vez, permite que o processo seja mais prático e facilita qualquer alteração necessária. Além disso, possibilita aos gestores o acesso às informações contidas de maneira bastante simples.

Qual a diferença entre Centro de Custos e Centro de Resultados?

Muitas empresas ainda trabalham fazendo seus levantamentos financeiros através de Centros de Custos. Entretanto, essa prática não costuma ser 100% eficaz, pois é necessário saber qual foi o lucro obtido. É nesse ponto, então, que o Centro de Resultados se destaca.

Diferença entre gestão por centro de custos e de resultados

Em primeiro lugar, a gestão por centro de custos se relaciona com o que as empresas desembolsam para se manter ativas no mercado. Portanto, ela organiza setores e atividades categorizando suas despesas e quanto cada uma delas gasta.

Desta forma, os componentes do negócio se otimizam através de análises, afinal, o resultado de custos divide uma empresa por setores.  No entanto, neste modelo cada setor precisa de um gestor responsável.

Em segundo lugar, há a gestão por centro de resultados. Mesmo sendo um método de análise parecido com o centro de custos, a diferença é que ele se torna uma versão melhorada do primeiro.

Sua abordagem é mais sofisticada sobre a oferta de valor, pois a autonomia e amplitude das decisões que precisam ser tomadas por gestores elevam o nível.

Enquanto o Centro de Custos se preocupa com quanto as empresas desembolsam para realizar ações, o Centro de Resultados vai além e se preocupa com a margem de lucro gerado, receitas de cada departamento e o resultado como um todo.

Uma grande diferença entre esses dois tipos de gestão, então, está no nível de autonomia e na tomada de decisões da administração da empresa.

O que é preciso para usar o centro de resultados?

Quando esse modelo de estratégia é implementado nos departamentos de uma empresa, ele funciona como um negócio autônomo.

Ou seja, ele age de forma isolada para que gestores consigam obter motivação e desempenho em suas tomadas de decisões internas e externas.

Sendo assim, os resultados em caixa se gerem com mais eficácia. Ademais, os gestores precisam ter a capacidade de definir quais recursos podem entrar ou sair.

O interesse pelo cliente também deve ser levado em conta. Isso porque tanto dentro da empresa quanto fora é necessário que se mantenham pessoas interessadas nos serviços ou produtos oferecidos. Por fim, é essencial que exista um equilíbrio entre custo-benefício.

Usar custo de resultados vale a pena?

Quando se utiliza o custo de resultados para diferenciar as despesas, receitas e qual departamento compromete mais os recursos, se atinge o controle de gastos para obter resultados.

Dessa forma, o gestor pode avaliar se as metas e indicadores estão sendo definidos de forma correta para constatar se seus colaboradores se esforçam para atingir os objetivos.

Com uma boa organização das despesas e resultados de cada área, fica muito fácil identificar várias informações sobre a empresa, como, por exemplo:

  • Quais setores são improdutivos;
  • O que pode ser feito para otimizar os processos da empresa;
  • Quais setores atuam de forma eficiente;
  • Como as áreas podem melhorar sua atuação.

Ou seja, com o centro de resultados, o gestor avalia a empresa de uma forma mais correta. Fazendo, assim, que se façam as melhores escolhas para o alcançar os objetivos traçados.

O que é centro de resultados?

O Centro de Resultados trabalha analisando a produção financeira de cada área da empresa. Sendo assim, tudo isso é feito a partir dos objetivos determinados pela empresa. Dessa forma, ele ajuda na descoberta dos resultados de cada setor, fazendo com que sejam tomadas melhores decisões no negócio.

Para que serve o centro de resultados?

Ele pode servir para refinição de limite máximo de gastos por setor; otimização de lucros por área; reestruturação de setores que dão prejuízos e elaboração de balanços e demonstrações financeiras.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos