Home Blog CEO: entenda o que esse profissional faz!

CEO: entenda o que esse profissional faz!

ceo

CEO é uma sigla em inglês para “Chief Executive Officer“, que em português corresponde ao cargo de Diretor Executivo de uma empresa.

A função de CEO demanda diversas responsabilidades, visto que ela é a de grande autoridade dentro da hierarquia de uma organização.

A existência do cargo de CEO não é obrigatória para todas as empresas, mas costuma ser bastante popular nas grandes multinacionais do mercado.

Mas o que é um CEO?

O CEO ou Diretor Executivo é um profissional com bastante responsabilidade e autoridade sobre uma grande empresa. Ele é responsável pelas estratégias da empresa e por mantê-la fiel à sua visão e seus valores.

Geralmente, esse(a) profissional é nomeado(a) por conta de seu reconhecimento após uma excelente trajetória dentro de um negócio.

No entanto, mesmo com um cargo bastante elevado, esses profissionais são fiscalizados e recebem orientações de um conselho de administração, que também pode ser substituído por um único presidente.

Mesmo sendo um cargo popular dentro do mercado, muitas pessoas ainda desconhecem quais as responsabilidades do CEO.

O que faz um CEO?

ceo 2

O CEO é o profissional responsável por todas as principais decisões operacionais e estratégias de uma empresa. Por conta disso, para ocupar esse cargo, é preciso ter bastante experiência no mundo do empreendedorismo.

É claro que alguns trabalhos desse tipo de líder podem ser delegados, mas todas as ações da empresa são consequências de suas escolhas.

Em geral, esse profissional tem a missão de atender às necessidades dos funcionários, investidores, consumidores e da lei.

Sua função é bastante abrangente, já que inclui responsabilidades dentro de diversos setores dentro de uma empresa. Por isso, ele funciona como uma ligação entre toda a companhia.

Assim, com todas essas exigências, fica bastante claro que não é qualquer pessoa que pode assumir esse papel dentro de uma empresa, não sem a preparação adequada.

O que é preciso para ocupar o cargo de CEO?

Como já dito, o Diretor Executivo tem o papel de:

  • Definir metas e estratégias da empresa;
  • Estruturar o funcionamento e comportamento dos colaboradores;
  • Determinar a liderança dos setores da empresa;
  • Administrar a alocação do capital disponível.

Por isso, sem dúvida alguma, o profissional que deseja desempenhar essas funções precisa buscar pela qualificação profissional.

Somente buscando crescer de maneira proativa, ou seja, conhecendo diversas áreas da empresa, será possível ganhar destaque no espaço de trabalho.

CEOs mais populares do mundo

Existem grandes personalidades mundiais que exercem ou exerciam o cargo de CEO, conquistando milhões de pessoas com o seu trabalho e trazendo bons resultados para sua empresa.

Conheça alguns dos principais do mercado:

Steve Jobs

Um dos CEOs mais populares do mundo do empreendedorismo é o Steve Jobs.

Trabalhando na Apple, ele liderou a equipe responsável por uma grande revolução tecnológica em sua área, estando no topo entre os melhores CEOs do mundo.

Carlos Brito

Já no Brasil, de frente da AB Inbev, responsável por um terço do mercado mundial de cerveja, temos Carlos Brito.

Entre seus pontos mais fortes, se destacam sua valorização à cultura organizacional, ousadia nas suas decisões e planejamento estratégico.

Qual a importância de um CEO?

Uma grande empresa possui, consequentemente, uma extensa hierarquia. Dentro dela, temos colaboradores, diretores, investidores e até presidentes.

No entanto, mesmo com o desenvolvimento de estratégias pela equipe, é o CEO que possui a palavra final sobre as direções que a empresa irá tomar dentro do mercado, como:

Por isso, se você tem o objetivo de ocupar o cargo de CEO em uma empresa, busque ter as habilidades profissionais essenciais para o mercado. Para ajudar nisso, baixe o Ebook: 10 Melhores Livros de Finanças e Empreendedorismo!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle