CFEd: a Certificação e Formação de Educadores Financeiros

cfed 1

A educação financeira é um dos campos que mais cresce no Brasil. Por isso, pode ser vantajoso conhecer a única formação para educação financeira no país: a CFEd®.

A CFEd (Certified Financial Educator®) é uma certificação reconhecida pelo MEC que busca distinguir os Educadores Financeiros que seguem preceitos éticos, técnicos e de negócio alinhados com padrões de excelência.

As certificações financeiras, como a CFEd®, funcionam como uma forma de reconhecer os profissionais que atuam no mercado financeiro. Sendo assim, a CFEd® serve ao propósito de formar educadores financeiros, além de levar a educação financeira para cada vez mais pessoas.

O que é CFEd®?

CFEd® é a sigla para Certified Financial Educator, criada em 2019 pela Empreender Dinheiro, uma plataforma digital de educação para investidores do Brasil. 

Reconhecida pelo MEC como formação de extensão, a CFEd® pode ser considerada como uma certificação de educação para educadores. Seu principal objetivo é formar novos profissionais e educadores financeiros plenos. 

Essa é uma formação voltada para quem deseja atuar como multiplicador e educador financeiro. Além disso, seu intuito é também:

  • Ensinar a ajudar pessoas a começar a investir;
  • Sensibilizar sobre a importância da educação financeira;
  • Instruir tecnicamente para primeiros passos financeiros;
  • Ensinar organização de poupança e reserva de emergência;
  • Refletir e auxiliar pessoas a montar seus investimentos para objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • Dar autonomia para que as pessoas planejem com autonomia suas estratégias financeiras.

Sendo a didática um dos principais focos da formação, o educador certificado pela CFEd® compreende processos de aprendizagem e, por  isso, é capaz de atuar com:

  1. Palestras;
  2. Minicursos;
  3. Cursos Digitais e presenciais;
  4. Consultorias individuais (ou em grupo);
  5. Treinamentos (em empresas e escolas).

Isto posto, é importante ressaltar que o viés da CFEd® é a educação, não uma formação de gestores financeiros. 

Logo, o intuito não é tomar decisões pelo cliente, mas sim muni-lo com educação para que ele possa realizar suas próprias escolhas financeiras de maneira bem fundamentada.

Ademais, algumas características da formação CFEd® são:

  • Foco em capacitar o educador financeiro de modo que ele possa monetizar as suas soluções;
  • Exigência de conhecimentos mínimos por parte do educador financeiro.

Endereça a monetização

Um dos aspectos da CFEd® é ser uma certificação que endereça a monetização. Isso porque a formação utiliza da aplicabilidade de estratégias usadas pela Empreender Dinheiro para demonstrar quais as técnicas para vender soluções sendo um educador financeiro certificado. 

Ou seja, durante a formação, é possível conhecer os modos em que a Empreender Dinheiro monetiza.

Assim, a formação CFEd® procura ensinar práticas que tornam o educador capaz de monetizar e, dessa forma, elevar a sua rentabilidade profissional. 

Esse pode ser considerado como um fator de destaque da certificação, vista a dificuldade que educadores financeiros brasileiros enfrentam para permanecer na profissão, a maior parte desses profissionais interrompem os seus serviços pela incapacidade de monetizar seu conhecimento.

Dessa maneira, a CFEd® apresenta-se como uma formação que procura assegurar o desenvolvimento de educadores financeiros capazes de monetizar com a sua profissão.

Exige conhecimentos mínimos do educador financeiro

A CFEd® exige conhecimentos mínimos por parte do educador financeiro para que ele seja capaz de monetizar o seu conhecimento, bem como perpetuar em sua profissão. 

Dessa forma, a preparação técnica do educador financeiro pela CFEd® possui um foco conceitual técnico e acadêmico não tão profundo quanto o que é exigido de profissionais como, por exemplo, analistas de investimentos e gestores de recursos.

Isso porque a maior parte da população brasileira não necessita de elaborações sofisticadas do ponto de vista sucessório, tributário ou previdenciário para resolver dores financeiras.

Ou seja, é possível atuar com educação financeira de modo a impactar positivamente no padrão e qualidade de vida de diversas famílias sem ter que, necessariamente, introduzir assuntos complexos em sua função. 

Como se preparar para a CFEd®?

A CFEd® busca a formação completa do educador financeiro e, para isso, aborda conteúdos que focam na didática, ensino e processos de aprendizagem. 

Vale destacar que para obter a certificação, é preciso participar da primeira formação de Educadores Financeiros do Brasil: o Programa YouCash®.

O que é o YouCash®? 

O YouCash® é um programa da Empreender Dinheiro que serve para formar educadores financeiros desde a parte técnica até a etapa de monetização. 

Além da formação, o YouCash® também oferece a chance de ser certificado pelo MEC com a CFEd®. 

Isso pois os alunos do programa são preparados para ensinar pessoas sobre Educação Financeira a partir de uma metodologia de ensino testada e aprovada. 

Assim, o Programa YouCash® capacita pessoas com interesse em finanças e investimentos para se tornarem educadores financeiros nacionalmente reconhecidos pelo MEC. 

Para isso, a formação online possui 23 módulos, que abordam desde princípios éticos até a construção de autoridade e monetização com a profissão. Esse material preparatório é utilizado na realização da prova da CFEd®. 

A formação é concedida àqueles que obtiverem aproveitamento maior do que 70% no Exame de Certificação ao final do programa. 

Ademais, a formação CFEd® é realizada em datas divulgadas no Edital, duas vezes ao ano, e os alunos do YouCash® são informados oficialmente.

A formação é ministrada por Arthur Dantas Lemos, credenciado pela NACVA, nos Estados Unidos, como Avaliador de Empresas profissional e, no Brasil, como Certified Financial Educator, CFEd® e possui MBA em Finanças Corporativas.

Além disso, Arthur é fundador da Empreender Dinheiro, plataforma digital de Educação para Investidores do Brasil.

Desse modo, a única formação para educação financeira no Brasil, a CFEd ou Certified Financial Educator®, acontece exclusivamente por meio do programa de formação YouCash®.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Últimos artigos