Home Blog Chefe e líder: entenda as principais diferenças entre os dois

Chefe e líder: entenda as principais diferenças entre os dois

chefe e lider3

Chefe e líder, normalmente, são figuras de destaque dentro de qualquer ambiente profissional, entretanto, exercem suas atividades na posição de destaque de forma completamente diferente, influenciando assim na produtividade do empreendedorismo.

Qual a diferença entre chefe e líder?

chefe-e-lider

Entender a diferença entre chefe e líder é muito importante para qualquer pessoa que está a frente de um negócio.

Desta forma, o empreendedor pode decidir qual postura será adotada, sabendo os impactos que suas ações trarão para o negócio como um todo.

Portanto, primeiramente, para entender a diferença entre chefe e líder, é preciso entender as duas definições separadamente.

O que é um chefe?

É muito comum, quando imaginamos empresas tradicionais, lembrarmos daquela figura de chefe, que se privilegia da sua autoridade dentro do ambiente profissional de várias formas, como:

  • Sala exclusiva, não se “misturando” com a equipe;
  • Impor ordens;
  • Enxerga os colaboradores como subordinados;
  • Foca nos processos e não nas pessoas com quem trabalha;
  • Enxerga as conquistas como um resultado apenas do seu trabalho;
  • Não escuta opiniões diferentes da sua.

Existem diversos tipos de chefes, apresentando outras características autoritárias que não foram citadas acima.

Contudo, o importante é entender que o chefe é a figura que se posiciona autoritariamente no topo da hierarquia de um ambiente profissional.

Os colaboradores da empresa, na maioria das vezes, não respeitam o chefe por admiração, mas por “submissão” e obrigação.

O que é um líder?

Por outro lado, podemos observar atualmente nas empresas inovadoras que vêm crescendo, a figura de um líder.

O líder é a figura que tem a capacidade de motivar todos os colaboradores ao seu redor, por ser visto como um exemplo por todos.

O respeito que a equipe tem em relação ao líder, diferente da figura do chefe, vem de razões espontâneas, como a admiração e influência positiva que é vista no líder.

Portanto, entre as principais características de um líder, estão:

  • Ouve frequentemente as opiniões das equipes para tomar decisões;
  • Entrega de feedbacks sinceros, visando o desenvolvimentos pessoal do negócio;
  • Reconhece o mérito da sua equipe;
  • Valoriza as habilidades dos indivíduos;
  • Assume erros.

Então, podemos dizer que a diferença entre líder e chefe é que o primeiro se enxerga e se comporta como parte da equipe, buscando sempre ser o melhor exemplo possível, inspirando e motivando todas as pessoas envolvidas no processo do seu negócio.

Por outro lado, as características de um chefe o tornam uma figura autoritária, que renuncia o desenvolvimento pessoal da sua equipe e se coloca em uma posição acima dos demais.

3 dicas de como ser um líder

Foi possível observar que um líder dialoga melhor com a sua equipe e, por consequência, tem melhores resultados.

Logo, é interessante listar algumas dicas de como ser um líder, para que os empresários e empreendedores possam exercer a liderança da forma mais sustentável e eficiente possível.

1. Passar segurança para equipe

Por estar em uma posição de liderança, muitas vezes a equipe sente um certo receio ao procurar ou questionar o líder.

Por isso, é muito importante que um bom líder busque um bom relacionamento com a equipe, para encorajá-los a falar e expressar ideias.

Quando o time não tem segurança para dialogar com o líder, muitas ideias relevantes podem ser jogadas no lixo.

2. Dar exemplos positivos

Todos que colaboram no processo de uma empresa servem como exemplo para a equipe, exercendo algum tipo de influência no trabalho dos demais.

O líder, por sua vez, é o que mais exerce influência no rendimento e no comportamento profissional da equipe.

Portanto, se a liderança pretende influenciar a equipe a adotar algum estilo de trabalho ou nível de produção, muitas vezes o primeiro exemplo deverá partir do líder.

3. Forneça feedbacks, não críticas

É muito importante que o líder conheça bem o perfil de cada pessoa da equipe, para assim conseguir dialogar com cada um da melhor forma possível.

Críticas podem ser construtivas, mas quando elas vêm de uma forma expositiva, na frente de toda a equipe, por exemplo, as consequências podem não ser positivas.

O líder deve explorar a abertura para diálogo para dar feedback sinceros e construtivos, visando desenvolver e ajudar os colaboradores.

Todas as dicas listadas acima podem ajudar na construção de uma boa relação entre o líder e a equipe.

Dessa forma, a atividade profissional como um todo será beneficiada, melhorando os resultados do negócio.

Por fim, vale a pena destacar que chefe e líder são vistos de formas diferentes dentro do ambiente profissional. Nos dias de hoje, a figura de um líder possui mais sucesso dentro das empresas, trazendo melhores resultados. Baixe o ebook 10 melhores livros de finanças e empreendedorismo!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *