Home Blog Como o cheque administrativo pode ser depositado? Descubra!

Como o cheque administrativo pode ser depositado? Descubra!

cheque administrativo 1

O processo de venda e compra de um produto pode sofrer fraudes, desde pequenas até grandes aquisições. O cheque administrativo surge como uma forma de trazer mais comodidade e garantia no processo de cessão e consumo.

O cheque sem fundo deu lugar para o cheque administrativo, uma forma mais segura para fazer a venda de um produto, serviço ou bem, que também traz outras vantagens para os receptores.

O cheque administrativo é um tipo de ordem de pagamento emitido pela própria instituição bancária como uma forma de garantir que o cheque tem fundos para ser descontado. Isto é, essa modalidade traz maior segurança para quem realiza a venda.

Lei do cheque administrativo

cheque-administrativo

Antes de tudo, é preciso conhecer a padronização para que seja possível emitir cheque administrativo ou de qualquer outro. A lei nº 7.357, de 2 de setembro de 1985, também conhecida como Lei do Cheque, exige alguns requisitos essenciais.

  • A denominação ‘’cheque’’ inscrita no contexto do título e expressa na língua em que este é redigido;
  • A ordem incondicional de pagar quantia determinada;
  • O nome do banco ou da instituição financeira que deve pagar (sacado);
  • A indicação do lugar de pagamento;
  • A indicação da data e do lugar de emissão;
  • A assinatura do emitente (sacador), ou de seu mandatário com poderes especiais.

Sendo assim, para receber cheque administrativo é preciso estar disposto quem é o sacador (dono do cheque), o sacado (banco) e o favorecido ou nome do beneficiário (terceiro que vai receber o pagamento).

Vantagens do cheque administrativo

Além da garantia do pagamento, visto que, a emissão do cheque é realizada pelo próprio banco. Receber cheque administrativo também pode trazer outras vantagens. Por exemplo, maior segurança na transação e mais praticidade.

Como emitir o cheque?

Qualquer pessoa pode solicitar a emissão de uma ordem de pagamento administrativa. Mas, alguns bancos restringem a emissão do cheque somente a correntistas da instituição. A regra varia de banco para banco.

Contudo, esse tipo de cheque é nominal. Portanto, algumas informações da outra pessoa são necessárias para preencher e adquirir o cheque:

  • Indicar o nome completo;
  • Nome do banco;
  • Valor da transação;
  • Número da agência;
  • Número da conta-corrente.

Como descontar cheque administrativo

O cheque é descontado no momento da sua emissão. O que quer dizer que, assim que o emitente faz a solicitação do cheque é preciso apresentar fundos para suprir o valor que será usado na transação para não ter o cheque administrativo devolvido, ou melhor, negado.

Compensação do cheque

O tempo para o dinheiro está disponível na conta é variável de acordo com o valor do cheque. Valores iguais ou inferiores a R$299,00 tem a contabilização de 2 dias úteis a partir do dia útil seguinte ao depósito. Já nos valores iguais ou superiores a R$300,00 o tempo para compensação é de 1 dia útil, contado a partir do dia útil seguinte ao depósito do dinheiro em espécie.

Endosso de cheque administrativo

A ordem de pagamento administrativa pode ser endossada. Isto é, é praticável realizar a transferência de valor comercial a terceiros. No entanto, para essa modalidade é imprescindível que o documento esteja emitido em “não à ordem”.

Além disso, o cheque administrativo pode ser uma opção mais segura, tanto para adquirir pequenos bens de consumo, quanto até mesmo na compra de um carro ou uma residência. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *