Cliente oculto: entenda como essa técnica funciona!

cliente oculto 2

De nada adianta ter um bom produto ou ótimo serviço se na hora de propagar e vender esses itens são menosprezados por uma péssima experiência de atendimento ou um ambiente não integrante. Por isso, é comum a utilização da figura do cliente oculto.

O cliente oculto funciona como uma forma de avaliar o desempenho e qualidade de uma ação de empreendedorismo em relação aos serviços e produtos ofertados. Geralmente, se contrata uma empresa especializada para que o profissional analise todos os processos do atendimento ao pós-venda.

Então, o cliente oculto é um profissional contratado para passar pelo mesmo processo de um cliente comum, porém, com uma perspectiva analítica, que irá julgar os processos, qualidade, atendimento e identidade transmitida por aquela vivência ou experiência.

Qual é a função?

A metodologia do cliente oculto atua de forma consultiva. Ou seja, o profissional contratado atua como um consultor daquela empresa em questão.

Porém, a avaliação acontece somente no final do processo, nesse momento se divulgam os resultados do cliente oculto.

Por conseguinte, o processo de contratar cliente oculto, geralmente, se dá por intermédio de uma empresa ou por meio de um profissional da área, seu trabalho será “se passar” por um cliente comum e analisar com maior veracidade:

  • As condições do estabelecimento e ambiente de vendas;
  • A qualidade do atendimento e serviço;
  • A comunicação utilizada, sua efetividade e qualidade (no caso, as campanhas de marketing e publicidade);
  • A adaptação do serviço, personalização e o tempo de atendimento;
  • A experiência como um todo versus a experiência com o produto/serviço.

Portanto, a função do cliente oculto é identificar os pontos fortes, fracos (se houver) e apontar essas questões para que a empresa possa lidar diretamente com essa problemáticas.

Além disso, é comum também ser utilizado para constatação do padrão de qualidade.

Quais são as vantagens?

Através da sua atuação é possível avaliar produtos e serviços, identificar itens que precisam de aperfeiçoamentos.

Como por exemplo, se a embalagem deve ser modificada ou se é adaptável as necessidades do cliente.

Por conseguinte, o processo de avaliar atendimento também uma prática corriqueira da profissão cliente oculto, já que este é um dos pilares para a construção de um bom relacionamento com o consumidor.

Além disso, entre outras vantagens do cliente oculto:

  • Proporciona uma reflexão sobre a experiência do cliente que pode vir a melhorar a forma com a empresa atua em relação a isso;
  • Ocasiona um aumento da produtividade na medida em que são identificados os problemas ou pontos fortes, pois, com a consciência deles se pode trabalhar em prol de uma melhoria ou conserto;
  • Com o aumento da produtividade e qualidade, consequentemente, vem o aumento das vendas;
  • Aborda intrinsecamente os paradigmas da empresa e permite que a mesma ao refletir sobre seus processos, consiga encontrar formas de melhorar e posteriormente, fidelizar mais clientes.

Por fim, o cliente oculto busca salientar quais são os pontos negativos e positivos na vivência relativa ao consumo de determinados serviços e produtos de uma marca. Por esse motivo, é importante que não se reconheça que ele é um cliente oculto, assim, mantém uma maior veracidade aos fatos, a posterior análise e diagnóstico.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos