Clube de assinatura: entenda as vantagens desse modelo de negócio!

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É cada vez mais recorrente a cultura do clube de assinatura, uma forma de acessar oportunidades e algumas exclusividades. Existem negócios que funcionam só no digital e permitem vendedores e revendedores montar uma espécie de combos para os seus assinantes.

Um clube de assinatura funciona por meio de um senso de exclusividade e comodidade, pois, proporciona o acesso a determinados itens ou serviços que, geralmente, não são de cômoda aquisição (em relação aos kits) ou não estão disponíveis para pessoas fora desse clube (conteúdos originais).

Portanto, o clube de assinatura é uma forma de adquirir produtos, serviços e itens sob demanda, entregues em domicílio, como uma espécie de assinatura com planos mensais, anuais e afins.

É uma forma mais cômoda de receber produtos que passaram por uma curadoria seletiva. Essa atividade merece uma atenção especial de quem deseja entrar no universo do empreendedorismo!

Como funciona um clube de assinatura?

O serviço de assinatura provém da ideia de que os usuários receberam de acordo com um pacote assinado.

Por isso, são entregues determinados itens, produtos e serviços, distintos dos que circulam no mercado aberto ou ao invés disso, apresentam uma curadoria de conteúdo.

A assinatura de produtos, por sua vez, preza pelo modelo de recorrência, ou seja, o cliente ficará com a empresa por determinado tempo e ao chegar nesse prazo final, é ofertado uma renovação (geralmente, atua de forma automática).

Como fazer um clube de assinatura?

Ao pensar em montar um clube de assinatura, será necessário oferecer, por vezes, um conteúdo original (que foi criado pela empresa do clube), um produto que seja de difícil acesso ou então ofertar um produto que passou pelo processo de curadoria (seleção e refinamento).

Existem diversos tipos de clubes de assinatura entre eles:

  • Serviços de streaming de vídeos e conteúdos audiovisuais;
  • Produto de beleza;
  • Os clubes do gênero alimentício: com variação entre doces, produtos saudáveis, lowcarb, veganos, sem glúten, entre outros tipos de clube nesse gênero;
  • Cosméticos;
  • Produtos Geeks / Nerds;
  • Clube destinado para roupas e adereços: meias, calçados, camisas, joias, bolsas, roupas íntimas, entre outros;
  • Livros e revistas;
  • Café e produtos relacionados ao seu consumo.

Quais os benefícios do clube de assinatura?

Um clube de assinatura proporciona algumas vantagens que aborda a concessão de privilégios e parte da intrínseca escolha do modelo de negócios até mesmo, benefícios para consumidor.

Por isso, existem diversas vantagens do clube de assinatura.

Benefícios para os empreendedores

Entre os benefícios para os empreendedores que buscam o formato de assinatura estão:

  • Maior fidelização de clientes: devido ao sistema de recorrência, os clientes são engajados mais facilmente e tendem a permanecer por mais tempo com a empresa;
  • Metrificação e previsibilidade: através dos planos de assinatura é possível ter noção da receita que vai ser gerada. Além disso, é possível se precaver nos momentos de sazonalidade e oscilação;
  • Gerenciamento de estoque: quando a questão são produtos físicos, o empreendedor poderá gerir melhor os estoques sem a necessidade de acumular produtos, ou seja, tomar prejuízo por conta dos desperdícios e ausência de demanda;
  • Menos custos operacionais: já que o negócio pode atuar apenas no meio virtual, não há necessidade de ter um estabelecimento, uma loja ou galpão para estoques, por sua vez, há um corte nos gastos que derivam desses serviços (como, por exemplo, a segurança);
  • Feedback sobre produtos: por ser donos da plataforma ou meio de contato, é possível aplicar mais facilmente pesquisas de satisfação, consultar problemas e obter um feedback dos clientes sobre determinados produtos e serviços ofertados.

Além disso, o clube de assinaturas pode servir de suporte para testar ideias e averiguar as tendências do consumidor.

Para montar um modelo de protótipo com essa finalidade do clube de assinaturas, basta:

  1. Disponibilizar para os assinantes: o MVP (mínimo produto viável) ou protótipo para consumo;
  2. Monitorar os acessos e feedback: os consumidores, provavelmente, apresentará sua opinião sobre o produto, caso não, aplique questionários de satisfação ou entre em contato;
  3. Realizar otimizações baseadas no feedback recebido, aprimorando e refinando o produto para que se torne mais aderente ao seu público.

A fórmula do clube de assinatura permite que o empreendedor entenda seu público e aplique soluções baseadas em hábitos, o que torna mais atraente seu produto.

Além disso, é comum a busca por diferenciação e novidade, garantindo sua posição no mercado.

Benefícios para os clientes

Entre os benefícios para os clientes que buscam um clube com plano de assinatura estão:

  • Exclusividade: esse modelo de negócios, atua através de conteúdos originais ou benefícios que somente o clube de assinatura apresenta. Por exemplo, kit com produtos importados e que não seriam adquiridos com facilidade;
  • Comodidade: geralmente, apresenta um processo de compra mais simplificado, o cliente consegue encomendar um pacote de produtos e serviços que será disponibilizado com o período desejado;
  • Curadoria: existe uma preocupação com os produtos e serviços que são ofertados pelo clube de assinatura. Por isso, é comum uma curadoria e melhor adaptação das ofertas aos clientes;
  • Preços ou processos de compra mais acessíveis: além da comodidade de comprar pela internet ou de casa, o preço do pacote (ou kit), geralmente, tem a proposta de ser mais acessível.

Por fim, o clube de assinatura é uma forma padronizada de entregar produtos e serviços para clientes que desejam comodidade e facilidade em consumir determinados itens. Sua aplicação requerer uma gestão e organização por parte dos empreendedores, já para os clientes, é importante se atentar as relações de entrega e fretagem.

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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