Home Blog CMIG4: entenda tudo sobre as ações da Cemig!

CMIG4: entenda tudo sobre as ações da Cemig!

cmig4

As ações da Companhia Energética de Minas Gerais (CMIG4) ou Cemig, estão entre as ações mais negociadas da bolsa de valores, dessa forma, seus ativos compõem a carteira teórica do índice Bovespa (Ibovespa).

Além do mais, a Companhia Energética de Minas Gerais (CMIG4) é uma das maiores empresas de distribuição de energia elétrica do Brasil, gerando interesse em alguns investidores e traders que enxergam nessa ação uma oportunidade de exposição ao setor.

O que é a Companhia Energética de Minas Gerais (CMIG4)?

A Companhia Energética de Minas Gerais (CMIG4) opera no ramo de distribuição de energia elétrica. A empresa é nacional e tornou-se um dos maiores grupos de geração e distribuição de energia do mercado brasileiro, seus ativos podem ser negociados na B3 através do ticker CMIG4 e CMIG3.

Em resumo, a companhia atua no setor de energia desde 1952, realizando a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. A empresa dispõe de mais de 1.205.085.156 milhões de ações, sendo 82,61% destas em free float.

Além da Cemig, outras companhias integram o mercado energético brasileiro, dentre elas estão a CPFL Energia (CPFE3) e a Energisa MG (ENGI11):

  1. CPFL Energia: a empresa atua no setor de energia e saneamento, realizando a comercialização de energia elétrica através de sua subsidiária, CPFL Brasil.
  2. Energisa MG: a companhia opera no setor de energia, distribuindo e comercializando energia elétrica, além disso, a empresa desenvolve estudos de geração de energia.

Dessa forma, diante da relevância da Cemig no mercado financeiro e sua participação na B3(Brasil, Bolsa, Balcão), é fundamental entender sua história e seu modelo de negócio.

Assim, os investidores tomarão decisões de investimentos efetivas e conscientes, além de investir com independência.

História da Cemig (CMIG4)

A Companhia Energética de Minas Gerais foi fundada, em 1952, na cidade de Belo Horizonte, por Juscelino Kubitschek, que durante a época era governador de Minas Gerais.

No ano de 1955, a Cemig inaugurou duas usinas hidrelétricas, conhecidas como Tronqueiras e Itutinga.

Logo após, em 1956, a empresa inaugurou a companhia Salto Grande.

Foi em 1962, que a companhia inaugurou a usina hidrelétrica de três marias, tornando-se uma das 5 maiores usinas do mundo na época.

Em 1981, a Cemig, em parceria com a Eletrobras e o governo estadual, criou o Programa Minas-Luz, que busca ampliar a assistência às populações rurais e periféricas.

No ano de 1990, as ações da Cemig começaram a ser negociadas na Bolsa de Nova York.

Além disso, em 1994, a empresa inaugurou a Usina Eólica do Morro do Camelinho.

Foi em 2000, que a empresa deu início ao processo de desverticalização, tornando-se uma holding.

Logo após, em 2002, a Cemig iniciou suas operações na Bolsa de Madri.

Além do mais, no ano de 2006, a empresa adquiriu 26,06% da Light Rio, ampliando sua participação no Rio de Janeiro.

Em 2010, a empresa Cemig Telecom, começou a investir na disponibilização de internet banda larga, através de gasodutos e redes de eletricidade.

No ano de 2020, a companhia anunciou o novo presidente da estatal, o economista Reynaldo Passanezi Filho.

Linha do tempo da Cemig (CMIG4)

  • 1952 – Fundação da Cemig;
  • 1955 – Inauguração de duas usinas hidrelétricas;
  • 1956 – Inauguração da companhia Salto Grande;
  • 1962 – Usina Três Marias é inaugurada;
  • 1981 – Criação do Programa Minas-Luz;
  • 1990 – As ações da Cemig começam a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova York;
  • 1994 – Inauguração da Usina Eólica do Morro do Camelinho;
  • 2000 – A Cemig torna-se Holding;
  • 2002 – A empresa inicia suas operações na bolsa de Madri;
  • 2006 – Cemig adquiri 26,06% da Light Rio;
  • 2010 – A Cemig Telecom começa a investir na disponibilização de internet banda larga;
  • 2020 – Reynaldo Passanezi Filho torna-se presidente da estatal.

Como atua a Cemig (CMIG4)?

A Cemig (CMIG4) é uma empresa estatal, sendo considerada uma das principais companhias de energia elétrica do Brasil.

Além disso, a Cemig atua de forma integrada, realizando a geração, transmissão e distribuição da energia pelo país, atendendo 774 municípios brasileiros.

Assim, a companhia possui 200 empresas e 17 consórcios, além do mais, é detentora de 530 mil metros quadrados de área de distribuição de energia, sendo eleita a maior rede da América Latina.

Algumas empresas compõem o grupo Cemig, são elas:

  1. Ativas;
  2. Axxiom;
  3. Efficientia;
  4. Gasmig;
  5. Light Esco, Soluções e E-Power.

Diante disso, a empresa é detentora de 82 hidrelétricas, 32 usinas eólicas, 1 usina térmica e 1 usina solar.

Características das ações da Cemig (CMIG4)

As ações da Cemig (CMIG4) possuem as seguintes características:

A classificação setorial da Cemig (CMIG4) mediante as informações divulgadas no site da B3, é: utilidade pública e energia elétrica.

Além disso, seu segmento na listagem na bolsa de valores é o Nível 1.

As ações da Cemig (CMIG4) oferecem Tag Along de 80% ON e 0% PN, além de free float de 99,47%.

O que faz a Cemig (CMIG4)?

A principal atividade da Cemig é a distribuição de energia elétrica.

Por isso, entre seus serviços fundamentais, estão:

  • Provimentos de soluções energéticas;
  • Manutenção nos sistemas de geração;
  • Sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
  • Distribuição de gás canalizado em Minas Gerais.

Em suma, percebe-se que a Cemig procura diversificar os serviços exercidos.

Ações da Cemig (CMIG4): onde e como são negociadas?

O ticker da Cemig (CMIG4) é negociado na bolsa de valores brasileira ou B3 (Brasil, Bolsa e Balcão).

As ações são negociadas em sistemas digitais, de forma simples, mas sempre prezando pela segurança e praticidade dos acionistas.

A Cemig possui ações ordinárias (CMIG3), que ofertam direito a voto durante as assembleias, e ações preferenciais (CMIG4), que fornecem prioridade no recebimento de dividendos.

As ações da Cemig também podem ser negociadas em outras bolsas de valores pelo mundo, como a bolsa de valores de Nova Iorque(NYSE) e a bolsa de valores Latino-Americana (LATIBEX)da Espanha.

Dessa forma, para se tornar um acionista, o investidor precisará abrir uma conta em uma corretora de valores credenciada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Logo após, será necessário realizar uma transferência TED com o valor desejado para o investimento.

Sucessivamente, o investidor poderá escolher as ações da Cemig, representadas pelo ticker CMIG3 ou CMIG4.

Como ganhar dinheiro com as ações da Cemig (CMIG4)?

Antes de tudo, é importante ressaltar que existem diversas formas de conseguir múltiplos vantajosos na bolsa de valores com as ações da Cemig (CMIG4).

Dentre essas maneiras, está o recebimento de dividendos, uma vez que, a Cemig paga dividendos de maneira recorrente para seus acionistas.

Dessa maneira, o valor recebido em dividendos poderá ser utilizado para reinvestimento ou renda extra. Também é possível ganhar dinheiro com as ações da CMIG4 através da venda dos papéis quando estiverem em alta (relativo ao valor de compra), dessa forma, se obtém lucro pelo valor.

Além do mais, é necessário ressaltar que para investir de maneira consciente e de forma mais segura, é de suma importância diversificar sua carteira de ativos, compondo-a com renda fixa e renda variável.

Desse modo, para que uma estratégia de investimentos obtenha sucesso no mercado da bolsa de valores, é válido considerar a capacidade de rentabilidade e liquidez das ações, além disso, seu perfil investidor e seus objetivos devem sempre ser considerados quando uma nova estratégia de investimento for pensada.

Vale a pena investir na Cemig (CMIG4)?

A Cemig é uma das maiores companhias de distribuição de energia elétrica no Brasil, com destaque em Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Diante disso, a empresa pode ser uma opção ao investidor que deseja adquirir ações no setor de energia elétrica.

Além de que, a Cemig investe na diversidade de negócios, buscando sempre inovações que podem ser implementadas na companhia, principalmente relacionados aos desafios tecnológicos do setor elétrico.

Entretanto, como a Cemig é uma empresa empresa de distribuição de energia, ela deve realizar o pagamento de tarifas e encargos relacionados ao setor de energia.

Visto que, são custos instituídos por lei, que podem sofre variações de valores, e assim, esses custos podem ser embutidos nas despesas de geração, transmissão ou distribuição de energia, o que acarreta em um repasse para o público final.

Portanto, a mudança legislativa reverbera diretamente na companhia como um todo e pode afetar seu desempenho.

Desse modo, antes de escolher qual será a ação que você investirá seu capital, é de grande importância realizar uma análise fundamentalista, para averiguar se seus investimentos financeiros estão sendo executados de forma consciente, seja com a Cemig (CMIG4) ou com outra empresa da bolsa de valores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *