Home Blog CNTO3: entenda tudo sobre as ações da Centauro!

CNTO3: entenda tudo sobre as ações da Centauro!

cnto3

A Centauro (CNTO3) é uma companhia brasileira que atua no mercado varejista de produtos esportivos, operando através de uma plataforma omnichannel e multicanal.

As ações da Centauro (CNTO3) fazem parte da bolsa de valores brasileira, isto é, B3 (Brasil, Bolsa e Balcão). 

O que é a Centauro (CNTO3)?

A Centauro (CNTO3), nomeada de Grupo SBF S.A. na B3, é uma das maiores varejistas de produtos esportivos da América Latina, atuando através de megalojas. Suas ações são negociadas na bolsa de valores brasileira através do ticker CNTO3.

A companhia está presente em mais de 23 estados brasileiros, além de possuir mais de 197 lojas físicas distribuídas em território nacional. 

A empresa possui, em média, mais de 241.784.625 milhões de ações emitidas, com 28% destas em free float.

Além da Centauro, outras empresas integram o setor de produtos diversos, como as Lojas Americanas (LAME4) e a B2W Digital (BTOW3).

  • Lojas Americanas: a companhia negociada na B3 é direcionada ao varejo, atua com lojas físicas e está presente em mais de 600 cidades;
  • B2W Digital: a empresa atua no comércio eletrônico, resultou da associação entre a Submarino e Americanas.com. Além disso, a B2W comercializa, em média, mais de oito milhões de produtos em categorias variadas. A empresa também possui ações na B3. 

Diante da importância da Centauro para o segmento de produtos esportivos e suas formas de atuação, é relevante analisar sua trajetória e modelo de negócio. 

Dessa forma, será possível possibilitar aos investidores interessados no setor da empresa decisões mais prudentes. 

História da Centauro (CNTO3)

ações da centauro cnto3

A trajetória da Centauro foi iniciada em 1981, quando o fundador Sebastião Vicente Bomfim percebeu que o quantitativo de empresas no varejo esportivo ainda era escasso. Com isso, foi inaugurada a Centauro, em Minas Gerais. 

Posteriormente, em 2000, o fundador da Centauro decidiu transformar a empresa em uma megastore de produtos esportivos, inaugurando a primeira loja neste segmento em São Paulo.

Após isso, as lojas Centauro começaram a ser expandidas por todo território nacional. 

Foi em 2003 que a empresa se tornou presente em mais de 10 cidades brasileiras, Além disso, lançou sua plataforma digital, conseguindo alcançar clientes em todo o Brasil.

Em 2009, a companhia inaugurou sua primeira loja no estado do Amazonas, possuindo assim presença física em todas as regiões do Brasil.

Alguns anos após, em 2012, a companhia já possuía 233 lojas físicas. Logo, o fundador decidiu trazer um sócio investidor para conseguir dar sequência a companhia.

O fundador Sebastião Vicente Bomfim observou que a GP Investments seria o parceiro ideal. 

No ano de 2013, a Centauro decidiu investir na sua plataforma digital. Sendo assim, foi inaugurado um novo Centro de Distribuição na cidade de Jarinu/SP.

Foi em 2014 que a empresa foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (FIFA) realizada no Brasil.

Logo após, em 2015, a Centauro realizou uma reestruturação operacional buscando reduzir custos e melhorar suas margens.

Desse modo, no ano de 2016, a companhia buscou lançar uma experiência de compra melhor e mais completa. Por conta disso, foram integrados estoques e operações, desenvolvendo sistemas e processos que transformaram a empresa em uma omnichannel.

Em 2017, foram implementadas as primeiras lojas da geração 5 (G5) , otimizando nas lojas físicas as vantagens do omnichannel.

Sendo assim, em 2018, a Centauro já possuía 16 lojas G5 e 100% das lojas da companhia já operava como mini centros de distribuição, oferecendo aos clientes a possibilidade de comprar produtos na plataforma digital e retirá-los nas lojas físicas.

Linha do tempo da Centauro (CNTO3)

  • 1981 – Centauro é fundada na cidade de Minas Gerais;
  • 2000 – A companhia é transformada em uma Megastore de produtos esportivos;
  • 2003 – A empresa se torna presente em mais de 10 cidades brasileiras;
  • 2003 – Início da plataforma digital da empresa;
  • 2009 – Centauro inaugura sua primeira loja no estado do Amazonas;
  • 2012 – Fundador decide buscar um sócio investidor para a empresa;
  • 2013 – Realização de investimentos na sua plataforma digital, inaugurando o Centro de Distribuição na cidade de Jarinu;
  • 2014 – A empresa torna-se patrocinadora oficial da Copa do Mundo;
  • 2015 – Realização de uma reestruturação operacional;
  • 2016 – Centauro desenvolve sistemas e processos que transformaram a empresa em uma omnichannel;
  • 2017 – Primeiras lojas da geração 5 (G5) são implementadas;
  • 2018 – A empresa torna-se detentora de 16 lojas G5 e todas as lojas operam como mini centros de distribuição. 

O que faz a Centauro (CNTO3)?

A atividade principal da Centauro (CNTO3) se relaciona diretamente com o mercado varejista de produtos esportivos e variados em território brasileiro. 

Desse modo, além de comercializar produtos de marcas com grande reputação, a Centauro criou marcas próprias, dentre elas:

  • Adams: produz artigos de futebol;
  • Nord Outdoor: oferta produtos para camping;
  • Oxer: produz artigos para ciclismo, natação e corrida;
  • X-Seven: oferta produtos para a prática de skatismo.

Dessa forma, observa-se a procura da empresa em diversificar seus produtos, oferecendo variações aos seus consumidores. 

Como atua a Centauro (CNTO3)?

A Centauro (CNTO3) é uma das maiores varejistas de produtos esportivos da América Latina, com mais de 1 milhão de clientes ativos.

A empresa possui presença em várias cidades brasileiras. Assim, representa, em média, 52% do PIB nacional. 

Além disso, a companhia possui uma plataforma digital integrada, possuindo website, site mobile, aplicativo e plataforma de marketplace. 

Portanto, a empresa busca comercializar produtos produzidos por marcas próprias, visando oferecer uma maior rentabilidade. 

As ações da Centauro (CNTO3): onde e como são negociadas?

As ações da Centauro (CNTO3) podem ser negociadas na bolsa de valores brasileira por investidores que observam, no setor varejista, oportunidades rentáveis.

O processo de negociação ocorre através de um sistema digital, que consegue ofertar segurança e agilidade a quem deseja aplicar seu capital no mercado de ações.

A Centauro possui ações ordinárias (CNTO3 ON), que ofertam aos acionistas o direito de participação nas decisões da empresa .

Portanto, para realizar investimentos na Centauro, é importante realizar a abertura de uma conta numa corretora de valores de sua preferência. 

Logo após, será necessário realizar uma transferência TED com o valor desejado para realizar o investimento. 

Sendo assim, posteriormente, o acionista poderá selecionar ações da Centauro, representadas pelo ticker CNTO3.

Características das ações da Centauro (CNTO3) 

As ações da Centauro são negociadas na bolsa de valores brasileira, ou seja, B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), possuindo as seguintes características: 

A classificação setorial da Centauro, tendo em vista as informações divulgadas na B3 é: Consumo Cíclico / Comércio / Produtos Diversos.

Além do mais, seu segmento de listagem na B3 é o Novo Mercado, que inclui empresas com boa governança corporativa e transparência em suas operações.

Suas ações também oferecem Tag Along de 100% ON e Free Float de 28%.

Como ganhar dinheiro com as ações da Centauro (CNTO3)?

cnto3 2 1

De início, é importante compreender que existem diversas maneiras de obter múltiplos vantajosos (lucros) com as ações da Centauro na B3

Uma dessas maneiras seria o pagamento de dividendos. Entretanto, a empresa não possui histórico de pagamentos de proventos. 

Sendo assim, o acionista tem a opção de adquirir capital, mediante a venda de suas ações, por um valor mais alto que o adquirido.

Além disso, é relevante considerar a diversificação da carteira de ativos, gerando uma carteira que detenha renda fixa e renda variável.

Como também, recomenda-se a análise da liquidez, segurança e rentabilidade de uma ação antes de adquiri-la.

Desse modo, diante do perfil do investidor de longo prazo e seus objetivos no mercado financeiro, obter uma boa rentabilidade, poderá ser mais viável, em comparação com a busca por uma alta liquidez. 

Entretanto, priorizar rentabilidade ou alta liquidez dependerá dos objetivos do investidor, visto que o acionista poderá comprar ações para curto, médio e longo prazo. 

Vale a pena investir na Centauro (CNTO3)?

A Centauro (CNTO3) é uma das principais varejistas de produtos esportivos no mercado nacional.

A empresa possui uma estrutura integrada entre seu canal físico e digital, ou seja, esse modelo de estrutura acaba acarretando no aumento da oferta de produtos, como também, melhora o direcionamento dos seus clientes. 

Entretanto, a Centauro está inclusa em um setor que possui uma alta concorrência. Logo, será necessário buscar inovações de maneira recorrente para se destacar no mercado. 

Dessa forma, antes de selecionar as ações que você irá investir seu capital, é recomendado realizar uma análise fundamentalista

Sendo assim, será possível verificar se seus investimentos estão sendo realizados de maneira prudente, seja com a Centauro (CNTO3) ou com outra companhia que integre a bolsa de valores.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *