Home Blog Como começar um negócio com 100 reais? Confira [6] dicas!

Como começar um negócio com 100 reais? Confira [6] dicas!

começar um negócio com 100 reais

Começar um negócio com 100 reais pode ser um desafio para qualquer um que tenha o sonho de se tornar um empreendedor de sucesso.

No entanto, é importante lembrar que existem diversas formas de começar um negócio com 100 reais. Para isso, é preciso muita pesquisa, planejamento e determinação.

Como empreender com pouco dinheiro?

Saber como começar um negócio com 100 reais é algo extremamente relevante tanto para quem possui pouco quanto muito dinheiro.

Isso porque um bom empreendedor precisa saber como multiplicar seu capital, não importa quão pequeno ou grande ele seja.

Infelizmente, para algumas pessoas, abrir uma empresa com pouco dinheiro pode parecer uma tarefa impossível.

No entanto, mesmo que R$50 ou R$100 possam parecer pouco, existem diversas maneiras de fazer esse valor contribuir com o início de seu projeto profissional.

O que fazer com 100 reais?

homem trabalhando com bloco de notas e computador

Se sobraram 100 reais no final do mês ou você juntou essa quantia para começar um negócio, é importante prestar bastante atenção na forma que você utilizará esse dinheiro.

Quem possui o sonho de começar uma empresa pode aproveitar essa oportunidade para dar seus primeiros passos para a construção de uma empresa de sucesso.

Para que isso ocorra, é necessário muito planejamento, até mais do que para quem possui mais dinheiro disponível.

Isso porque não há recursos o suficiente para desperdícios.

Como se planejar financeiramente?

O planejamento financeiro é a organização das finanças que possibilita o uso de recursos para o alcance dos seus objetivos.

Com ele, é mais provável utilizar seu orçamento para reais necessidades, a partir da prevenção contra gastos desnecessários causada pela visualização de todas as despesas.

Existem planejamentos de curto, médio e longo prazo. No caso do empreendedorismo, é preciso criar bons planos para cada um desses períodos.

No entanto, para começar um negócio com 50 reais, por exemplo, sua programação deve seguir o investimento imediato e essencial para que seu dinheiro comece a se multiplicar.

Inicialmente, você pode:

  • Analisar gastos e despesas;
  • Estipular metas;
  • Usar planilhas;
  • Comparar preço de mercadorias;
  • Definir nichos de mercado.

Dessa forma, você estará caminhando de maneira cuidadosa para evitar prejuízos ao começar um negócio com pouco investimento.

Como começar um negócio com 100 reais?

Existe uma crença bastante comum de que para começar uma empresa é preciso ter muito dinheiro.

No entanto, o ato de empreender vai muito além de ter ou não dinheiro: tem a ver com mentalidade.

Por conta disso, existem milhares de histórias de pessoas que começaram seus projetos com quase nada e conseguiram ganhar dinheiro ao realizar sonhos.

Para ajudar, confira algumas ideias práticas para começar um negócio com 100 reais (ou menos):

Venda de roupas pelas redes sociais

A venda de roupas e outros vestuários pela internet tem se tornado cada vez mais popular, e o motivo é somente um: a ideia pode ser bastante lucrativa.

Com pouco dinheiro, é possível conseguir boas peças para revender e ter um bom retorno do capital em pouco tempo.

Para isso, você pode encomendar peças exclusivas com uma costureira ou comprá-las no interior, em feiras de confecções.

Uma dica: ao utilizar as redes sociais, seja criativo e busque utilizar boas estratégias de marketing para se destacar em meio aos concorrentes.

Design para redes sociais e páginas web

Se você é uma pessoa criativa e consegue fazer bom uso do photoshop e outros programas de design, por que não utilizar esse talento para fazer mais dinheiro?

Com pouco dinheiro você pode comprar um programa ou um curso online que te ensine a usá-lo.

A partir disso, você pode se propor a fazer artes para as redes sociais ou site de uma empresa e ganhar dinheiro soltando sua criatividade.

Dar aula

Se você possui alguma habilidade em uma área, é possível utilizá-la para ganhar mais dinheiro ensinando outras pessoas.

Muitas vezes, o único investimento necessário é a compra dos materiais, como por exemplo dar aulas de:

  • Língua estrangeira: material com atividades, quadro e pinceis etc;
  • Gastronomia: itens de culinária, como formas e eletrodomésticos;
  • Matemática com materiais interativos, como: ábaco, dado, baralho e jogos.

Vale lembrar que se você tiver experiência em alguma área específica, também vale a pena começar um negócio de aulas.

Comida caseira à domicílio

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam não conseguindo cozinhar em casa e, por conta disso, gastando bastante dinheiro com comidas na rua.

A partir dessa realidade, você pode criar um negócio de entrega de comidas, começando pelo seu círculo de amigos, por exemplo.

É possível também recorrer aos nichos, como o fitness, e produzir a alimentação necessária para seus clientes semanalmente.

A vantagem disso é para os dois lados, visto que você conseguirá mais dinheiro com as vendas e, ao mesmo tempo, seus clientes estarão economizando com comidas saudáveis.

Fazer doces e sobremesas

Uma outra alternativa para quem deseja abrir um negócio no ramo da alimentação é a criação de doces para vender.

Existem vários exemplos que podem ser feitos em grande quantidade com 100 reais, como:

  • Brigadeiro;
  • Bolo no pote;
  • Trufa;
  • Brownie;
  • Palha italiana;
  • Salada no pote;
  • Geladinho gourmet.

Nesse caso, é importante investir em ingredientes de qualidade para que suas receitas sejam saborosas, mas não enjoadas.

Esse é um negócio barato para começar que pode render bastante dinheiro dependendo da sua disponibilidade de tempo para produzir.

Fazer bijuteria e acessórios

O material para fazer acessórios como colares, pulseiras e brincos é extremamente barato.

No entanto, é importante buscar os materiais de melhor qualidade para que os itens sejam duráveis, conseguindo conquistar seus clientes a longo prazo.

Ao fazer acessórios, não esqueça de usar a criatividade, mas também se inspirar em tendências atuais para atrair a maior quantidade de pessoas possível.

As vendas podem ser feitas tanto pessoalmente quanto através das redes sociais, que expandem o seu alcance de público.

Após decidir seu projeto, estabelecer prioridades e custos, e claro, manter um foco, se torna mais fácil começar um negócio com 100 reais. Mesmo assim, não deixe de buscar bons conteúdos sobre empreendedorismo para continuar aperfeiçoando suas ideias.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

2 Respostas para “Como começar um negócio com 100 reais? Confira [6] dicas!”

    • Arthur Dantas Lemos

      Opa Cleonice, olha você pode começar localmente, em grupos do facebook e whatsapp para anunciar seu trabalho ter perfis nas redes sociais. Porém, uma forma de você ganhar dinheiro bem é uma coisa que está na própria mensagem que você me enviou. Sabão Artesanal. Isso mesmo, você já pensou em criar um curso digital que ensine sobre fazer sabão artesanal? Acredito que é um nicho, mas é totalmente possível vender o curso.
      De antemão também te recomento esse artigo: https://empreenderdinheiro.com.br/blog/atrair-clientes/
      Tem boas dicas aqui!

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *