Home Blog Como atingir metas: {20} dicas para a vida e para as vendas

Como atingir metas: {20} dicas para a vida e para as vendas

como atingir metas

Bater metas pode ser uma tarefa árdua especialmente quando temos tantas questões que envolvem elas, emoções e vieses “jogando contra”, até o senso de urgência que pode atrapalhar tanto. Por isso, algumas dicas de como atingir metas podem auxiliar nesse momento.

Popularmente, muitas pessoas buscam como atingir metas quando estão em uma situação financeira delicada, quando precisam vender mais ou até mesmo quando querem aumentar sua produtividade.

Pensando nisso, para que você entenda como atingir metas mais facilmente, separei algumas dicas para te ajudar nesse processo de conclusão.

12 dicas para bater metas mais facilmente

Na hora de bater metas pessoais, algumas pessoas esquecem de traços que te facilitam na concretização. Você pode seguir por exemplo:

  1. Compartimentalização;
  2. Crie métricas de desempenho e recompensa;
  3. Busque conhecimento;
  4. Benchmark;
  5. Networking;
  6. Rotina;
  7. Dedicação e Foco;
  8. Realidade;
  9. Mentoria;
  10. Meses difíceis, meses fáceis;
  11. Desperdício;
  12. Buscar ajuda e aprovação social.

1. Compartimentalização

René Descartes, um pensador conhecido na área matemática e cartesiana, desenvolveu um método para melhor resolver seus problemas e sua metodologia era bem simples, vá do mais simples para o mais complexo.

Pegue os problemas e metas e alinhe em uma escala do mais fácil ao mais difícil.

Dessa forma, você resolverá do mais simples ao mais complexo, segundo Descartes, com essa metodologia gradual você agiliza alguns processos e o senso de concluir te motiva a fazer mais.

2. Crie métricas de desempenho e recompensa

Ao criar métricas para medir seu desempenho, você pode descobrir quais fatores estão afetando sua produtividade.

Atrelado a essas métricas, você pode agregar recompensas como uma forma de estimular um melhor desempenho.

3. Busque conhecimento

Um insight poderoso pode surgir a partir do consumo de novos inputs, novos conhecimentos e informações.

Por isso, estar aberto a novas experiências e aprender com fontes mais diversificadas, pode te ajudar a ter inputs mais facilmente, acelerar processos criativos e com isso, tornar mais fácil a conquista de metas.

4. Benchmark

Existem muitos conceitos que já estão disponíveis para serem acessados, modelos, formatos e testes que já foram realizados.

Nessa questão, a prática do benchmarking é basicamente olhar para o exterior e ver ao redor o que faz sentido para o seu negócio, projeto e metas.

Se outras pessoas estão conseguindo, se outros negócios estão prosperando, o que há de tão diferente neles? Quais são as estratégias empregadas por essas pessoas para atingir o sucesso?

Encontrar a resposta sobre essas perguntas é uma maneira de formar um benchmark e eles podem servir para atingir metas de forma simples.

5. Networking

Conhecer novas pessoas pode te ajudar a ter insights diferenciados sobre problemas do qual você enfrenta.

Porém, o mais importante nesse quesito é firmar laços. Ter alguém com quem contar quando precisar de determinado item ou quando desejar alguma tarefa que foge o seu know-how.

Reconhecer a força disso, pode te ajudar a tornar metas mais fáceis.

6. Rotina

Estabelecer uma rotina ou repensar rotinas que não estão funcionando pode ser a chave para bater algumas metas.

Imagine que determinado problema está te tomando muito tempo e poderia ser amenizado por conta de um ajuste de rotina.

Nesse ponto, a gestão de tempo é crucial na hora de conquistar objetivos.

7. Dedicação e Foco

Essa é uma dica que vale inclusive para o lado monetário da vida, apresentar  foco financeiro.

Quando se fala sobre foco, é necessário ter a disciplina e dedicação, colocar em ação o que você havia planejado previamente, prezar pela sua educação financeira.

8. Realidade

De nada adianta colocar metas inalcançáveis, metas que fogem a realidade pode, por muitas vezes, mascarar bons desempenhos.

Imagine, ao estabelecer que você irá conquistar 150 mil unidades, se você conseguir 100 mil, pode parecer um fracasso.

Isso é um problema, pois quando se olha de perto, na verdade nem os seus concorrentes, nem o melhor do mercado atingiu se quer 80 mil.

Então, seu desempenho foi maior que a média do mercado, mas sua meta estava aquém da realidade.

O inverso também ocorre, estabelecer metas fáceis demais e a conclusão delas podem criar um senso de que tudo é realmente muito simples de se fazer.

Ou seja, você acaba menosprezando algumas dificuldades o que pode se tornar futuros problemas.

Por exemplo, tenho que amarrar 100 sapatos em 1 mês, coloquei uma meta de ir aumentando progressivamente o número de amarrações.

Porém, estabeleci que na primeira semana só iria amarrar um sapato, essa sensação de “ter concluído” parte da meta, pode funcionar de forma prejudicial, nesse quesito.

9. Mentoria

Ao longo da vida, você conhece pessoas que são importantíssimas para sua jornada. Existe uma força enorme em manter contato e saber o que extrair dessas pessoas.

O processo de ter um mentor ou mentora, auxilia em ter percepções e ângulos diferentes sobre uma mesma abordagem.

Para isso, é preciso construir algo mais tátil, não é como se você fosse chegar na pessoa e pedir para que ela faça uma mentoria, alguns até cobram comercialmente por isso, especialmente se for uma figura pública.

Mas, o ideal é que a mentoria seja gratuita, que exista uma reciprocidade com aquela pessoa e que você considere a opinião dela sobre sua situação.

10. Meses difíceis, meses fáceis

Geralmente, o final do ano é um momento muito difícil para algumas pessoas, imagine ter que fechar mais negócios e metas nesse período? Surreal.

Por isso, se programe para tornar mais simples esses momentos difíceis, equilibrar a intensidade para os meses que são mais fáceis e deixar os mais difíceis menos sobrecarregados.

11. Desperdício

Por vezes, existem alguns excessos no seu planejamento.

Por exemplo, imagine que você irá fazer um evento, sua meta é que todos os convidados possam beber confortavelmente.

Nesse exemplo, serão 15 convidados, se você planejar 100 garrafas de bebida, é evidente que isso será um desperdício, sua meta poderia ter sido alcançada com bem menos esforço.

Ao invés de gastar mais em bebidas, você pode investir em mais conforto, por exemplo.

12. Buscar ajuda e aprovação social

Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, por vezes o ponta pé para atingir metas vem de fatores externos.

Além disso, ao se comprometer com outras pessoas, você gera um senso maior, algo que é conhecido como aprovação social, se torna muito mais forte atingir aquela meta já que ela deixa de ser “apenas sua”.

Por exemplo, o brasileiro que atingiu o recorde de viajar 196 países (em menos tempo e o mais jovem), essa era uma meta não somente dele, mas do Brasil como um todo, que acompanhou a jornada dele.

Como bater as metas de vendas?

dardo em foco atingindo um alvo

Como bater metas quando o assunto são as vendas? Existem nove fatores que podem te auxiliar na hora de vender mais ou atingir suas metas de vendas.

  1. Familiaridade;
  2. Se prepare para sazonalidade;
  3. Construa uma escada e funil de vendas;
  4. Follow Up;
  5. Pitch;
  6. Recuperação;
  7. Rebanho ou jardim;
  8. Simplificação.

1. Familiaridade

Simples, mantenha seus clientes, fornecedores e amigos o mais próximo possível.

Essa familiaridade, permite que se torne algo corriqueiro, eles já contam com a sua presença para determinadas tarefas.

2. Se prepare para sazonalidade

Você precisa de estratégias para contornar momentos de baixa atividade comercial e e os de altíssima atividade.

3. Construa uma escada e funil de vendas

Progrida, ao ter uma progressão os clientes compram com mais facilidade, pois é quase como um movimento natural. Ex: comprei um sabão e tenho roupas, sou um público provável para ter uma máquina de lavar.

4. Follow Up

No caso, realizar esse acompanhamento pode ser crucial para manter bons clientes e quem sabe melhorar sua qualidade de vendas, o que pode impactar no cumprimento de metas.

5. Pitch

Construir um bom pitch de vendas pode te ajudar a conquistar mais clientes e assim, concretizar metas relativas a ele, existem diferentes tipos, você pode usar até o elevator pitch.

6. Recuperação

Conquistar novos clientes é muito custoso, por vezes, suas metas podem ser amenizadas se você simplesmente se empenhar em manter a conquista dos clientes que você já tem, em alguns casos recuperá-los.

7. Rebanho ou jardim

Significa construir um espaço em que seus clientes ou seu público-alvo queira habitar, seja um evento ou até mesmo a sua companhia, pense em como manter essas relações e torná-las mais fortes.

8. Simplificação

Como uma vez disse Leonardo DaVinci: a simplicidade é o último grau de sofisticação.

Por vezes, fazer o básico, ou melhor, simplesmente fazer algo, é muito melhor do que tentar bater metas rebuscadas e acabar não se concretizando. Isso vale para as vendas também.

Por fim, existem diversas estratégias que te ajudam a entender melhor como bater metas mais facilmente.

Contudo, uma questão que permeia qualquer objetivo:  a intensidade. O grau de intensidade aplicado ao fazer uma atividade é proporcional ao desempenho que ela vai gerar.

Por isso, ao pensar em como atingir metas, pense também na intensidade aplicada sobre elas e em como você poderia distribuir melhor ou até mesmo aumentar a intensidade.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *