Home Blog Como economizar energia e reduzir a conta de luz?

Como economizar energia e reduzir a conta de luz?

como economizar energia

O gasto com energia é um dos mais pesados no orçamento doméstico. Por isso, aprender como economizar energia é muito importante.

Pensando nisso, vamos destrinchar como economizar energia para enxugar seus gastos no fim do mês.

Aprender como economizar energia é algo positivo economicamente e ecologicamente. São pequenas mudança de hábitos diários que vão proporcionar essa melhora na otimização da sua renda.

Quais são as dicas de economia de energia?

Aprenda como economizar energia elétrica e diminuir a conta de luz em 7 passos.

Passo 1 – Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescente ou LED

As lâmpadas LED e fluorescentes podem resultar em uma economia de mais de 30% no consumo de energia.

Ambas lâmpadas são substancialmente melhores que as incandescentes. Porém, entre elas existem algumas diferenças. A lâmpada LED apesar de mais cara, apresenta algumas ótimas vantagens.

  • Duração e aproveitamento;
  • Baixa emissão de calor;
  • Consumo de energia baixo.

Passo 2 – Quando não estiver usando, tire os aparelhos da tomada

Se não for usar, desligue. Mas, às vezes, mesmo desligado, o aparelho continua consumindo um pouco de energia. Então, para não haver gastos sem necessidade, tire da tomada quando não for utilizar.

Passo 3 – Atenção na hora do banho

Diminuir o tempo no banho é uma economia de energia elétrica considerável. Tome banho no máximo por 10 minutos e desligue o chuveiro quando não estiver usando.

Além disso, é bom colocar a chave na posição verão e trocar a resistência quando ela estiver com mal funcionamento, fazer remendos é perigoso e desperdiça energia.

Passo 4 – Opte por aparelhos de ar condicionado mais eficientes

Por atingir a temperatura em uma velocidade mais rápida, os aparelhos de ar condicionado eficientes podem gerar uma diminuição de até 50% no gasto de energia.

Além disso, existem outras medidas que podem reduzir ainda mais o gasto dos aparelhos de ar condicionado.

  • Portas fechadas;
  • Janelas fechadas;
  • Manter os filtros limpos.

Passo 5 – Evite desperdícios de energia com a geladeira

A geladeira está sempre conectada a energia, já que ela não pode perder a baixa temperatura. Porém, existe uma série de medidas que ajudam a manter essa temperatura ideal e ainda diminuir o trabalho do motor.

  • Não secar roupas atrás da geladeira;
  • Checar se a borracha da geladeira está funcionando;
  • Não guardar alimentos quentes;
  • Abrir a geladeira só quando necessário.

Passo 6 – Comprar eletrodomésticos com selo de economia

Procure eletrodomésticos com selo Procel (Centro brasileiro de eficiência energética). etiqueta de eficiência energética tem por finalidade apontar os eletrodomésticos mais eficientes, ou seja, aqueles que para executar suas funções, utilizam menos energia elétrica.

Passo 7 – Reconheça fuga de energia

Se você começar a seguir alguns dos passos listados acima e sua conta de luz cobrar um valor mais alto do que você esperava, cheque se está havendo fuga de energia na sua residência.

Apague todos os aparelhos que precisam de energia elétrica e as luzes, aguarde alguns minutos, e cheque se o medidor de luz está parado. Se ele estiver girando, provavelmente, algo está causando a fuga de energia. Em um caso como esse, chame um eletricista para evitar acidentes.

Por que economizar energia?

Aprender como economizar energia é importante e benéfico por várias razões. Por exemplo, graças ao hábito de economizar energia, você irá ter mais dinheiro disponível e ainda ajudará a proteger o meio ambiente.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *