Home Blog Como economizar gasolina: {9} dicas para gastar menos com combustível

Como economizar gasolina: {9} dicas para gastar menos com combustível

como economizar gasolina e1560449063701

Aprender como economizar gasolina pode representar um conforto no seu orçamento doméstico no fim do mês, principalmente, para quem precisa do carro na rotina, muitas vezes, não se dá conta de quanto gasta diariamente só com o deslocamento. 

Como economizar combustível?

Ter noções de algumas dicas de como economizar gasolina é muito importante. Você vai reduzir seus gastos, otimizar sua renda e, ainda, entender um pouco mais sobre o funcionamento do seu automóvel.  

Uma mudança nos seus hábitos como motorista, podem ter um impacto significante no consumo de gasolina e, até mesmo, na preservação do seu automóvel.   

Quais são as melhores dicas para economizar gasolina?

Para melhor aproveitar o bom funcionamento do carro e diminuir o consumo de gasolina, é válido observar algumas etapas e dicas que podem influenciar totalmente o consumo e desgaste do seu carro, sendo elas:

  1. Calibre os pneus;
  2. Em altas velocidades, feche a janela;
  3. Evite excesso de peso no carro; 
  4. Faça a melhor escolha entre álcool e gasolina; 
  5. Use o carro quando necessário; 
  6. Evite ficar parado e com o motor ligado; 
  7. Atenção com as velas;
  8. Filtros; 
  9. Busque os melhores preços.

Dica 1: calibre os pneus 

A calibragem dos pneus deve ser feita com frequência, pelo menos uma vez ao mês. As recomendações quanto a calibragem do pneu está no manual do carro. Os pneus em mal estado podem ser responsáveis por um aumento em 20% no consumo de gasolina do carro. 

Dica 2: em altas velocidades, feche a janela  

Em velocidades superiores a 80 km/h, as janelas abertas permitem a entrada do ar e aumenta a resistência aerodinâmica do carro em um nível que não compensa o consumo. Isso, torna o carro mais pesado, forçando mais o motor para as mesmas velocidades.   

Dica 3: evite excesso de peso no carro 

Um carro com excesso de peso precisa de mais força e aceleração para se deslocar, e isso influencia diretamente no consumo do carro. Revise os objetos deixados no chão e porta mala do carro. No manual do proprietário, você pode encontrar qual peso máximo recomendando.  

Dica 4: faça a melhor escolha entre álcool e gasolina 

Escolha o combustível mais barato. Para isso, multiplique o preço da gasolina por 0,7. Por exemplo, se o preço da gasolina for R$4,00, agora, se o preço for igual o inferior a R$2,80, vale a pena optar pelo álcool.

Dica 5: use o carro quando necessário 

Essa dica pode parecer básica, mas, se você começar a perceber a quantidade de vezes que usa o carro em situações que poderia ter optado por outros meios de transporte, perceberá o impacto que essa dica tem. Entre os meios de transporte alternativos ao carro, estão: 

  • Ônibus 
  • Bicicleta 
  • Metrô  
  • Caminhada 
  • Utilize aplicativos de carona 

Se você optar por algumas dessas opções, quando possível, estará diminuindo o consumo de combustível, ajudando o trânsito da sua cidade e diminuindo o impacto negativo no meio ambiente. 

Dica 6: evite ficar parado e com o motor ligado 

A partida do motor consome praticamente a mesma coisa que 10 segundos com o carro parado e o motor ligado. Então, analise às situações que você acha que demorará mais que 10 segundos e desligue o carro enquanto aguarda.  

Dica 7: atenção com as velas  

A montadora do seu carro indica uma frequência em que as velas devem ser trocadas, e isso, precisa ser respeitado para que assim, o seu consumo seja otimizado.  

Se a vela não está em um bom estado a queima da mistura ar/combustível fica irregular, e isso, atrapalha o consumo do carro.  

Dica 8: filtros 

Se o filtro de ar entupir, a mistura entre ar e combustível na câmara de combustão é prejudicada, o que faz o veículo gastar mais. É necessário, portanto, fazer a troca de acordo com a frequência indicada pela montadora. 

Dica 9: busque os melhores preços 

Na sua cidade com certeza existem diferentes preços de gasolina, de acordo com a área onde você está rodando. Então, opte por encher o tanque em locais estratégicos, onde você sabe que encontrará postos de gasolina mais baratos. 

Quais são os fatores que mais influenciam no desperdício de gasolina?

De acordo com o CENPES (Centro de Pesquisa da Petrobrás) os fatores que causam o maior desperdício de combustível e desgaste são: 

  1. Pneus murchos;  
  2. Excesso de peso; 
  3. Janelas abertas; 
  4. Mal funcionamento das velas; 
  5. Andar no ponto morto;
  6. Injeção eletrônica.

As dicas acima de como economizar gasolina, podem ser valiosas para que você aprenda quais são as responsabilidades e hábitos necessários para manter o carro eficiente e bem preservado. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *