Home Blog Como economizar no supermercado: {7} dicas para gastar menos

Como economizar no supermercado: {7} dicas para gastar menos

como economizar no supermercado

Comer fora de casa vai ser uma opção mais cara na maioria das vezes. Mas, não saber como economizar no supermercado, pode sair muito caro também.

Aprender como economizar no supermercado pode ser uma ótima estratégia para reduzir os custos mensais e dar uma aliviada no seu orçamento.

Portanto, saber como economizar no supermercado é, acima de tudo, uma boa educação financeira, antes e durante as compras. Essa organização vai ajudar você a comprar somente o que precisa e saber que está pagando o melhor preço possível.

Dicas de como economizar dinheiro no supermercado

como-economizar-no-supermercado-2

Aprender a economizar no mercado pode ser difícil de primeira. Mas, com o tempo, algumas táticas que ajudam a poupar com as compras de supermercado vão virar hábito.

Logo, existem algumas dicas que se postas em prática, representaram uma boa economia no fim do mês.

Dica 1: Fazer uma lista de supermercado

Ter o hábito de fazer uma lista de supermercado é muito benéfico economicamente, além de poupar seu tempo.

Tenha no papel tudo que você vai precisar para aquela feira, incluindo, as quantidades necessárias de cada produto.

Isso tudo, vai te ajudar a evitar exageros e comprar itens supérfluos por impulso.

Dica 2: Esteja atento a promoções

É comum que os supermercados divulguem dias de promoções em determinados produtos.

Portanto, alinhe esses momentos de preços mais baixos com a sua lista de compra, e aproveite para comprar o que precisa nesses dias com melhores preços.

Outra dica interessante, é que, na maioria das vezes, a segunda quinzena do mês apresenta vantagens financeiras para o consumidor.

Dica 3: Evite fazer compras mensais

Muitas pessoas buscam aprender como economizar nas compras do mês. Entretanto, a dica que daria para esses consumidores é evitar fazer uma feira mensal.

A feira mensal, por ser destinada a um longo período, tende a ser grande e representar um grande esforço financeiro.

Porém, se não for feita com um grande planejamento, pode resultar em compras exageradas e alimentos que irão vencer antes de serem consumidos.

Dica 4: Não ir às compras com pressa e/ou fome

A pressa é inimiga da perfeição. Se seu objetivo for economizar com a comida, essa frase é extremamente útil.

Ir às compras com pressa pode fazer com que o consumidor não se atente a preços melhores e boas oportunidades de economia.

Além disso, ir com fome para o supermercado também pode ser bastante prejudicial. Aquela fome momentânea pode levar a compra de produtos desnecessários e que não fazem parte do planejamento. Para ajudar nisso, baixe e utilize a Planilha: Planejador Financeiro Mensal.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *