Home Blog Como investir em Fundos Imobiliários? Aprenda de vez!

Como investir em Fundos Imobiliários? Aprenda de vez!

como investir em fundos imobiliarios 1

Saber como investir em fundos imobiliários é super importante para quem busca uma alternativa de diversificação de ativos.

Quando se entende como investir em fundos imobiliários, é possível estar preparado para aproveitar oportunidades mais rentáveis no mundo dos investimentos.

Ou seja, buscar como investir em fundos imobiliários possibilita, além da aplicação no setor imobiliário, mais comodidade por conta da gestão do portfólio.

O que são Fundos Imobiliários?

como investir em fundos imobiliarios

Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) são fundos compostos por investimentos do setor imobiliário, que são:

  • Fundos de Tijolo: foco em diversos tipos de empreendimentos, como lajes corporativas, hospitais, shoppings e ativos logísticos;
  • Fundos de papel: composto por aplicações financeiras do setor imobiliário, como LCI, LCA, CRI, por exemplo;
  • Híbridos: possuem uma carteira mista entre empreendimentos imobiliários, títulos imobiliários ou até mesmo cotas de outros FIIs.

O patrimônio dos fundos é dividido em cotas de valores iguais. Dessa forma. Ao investir no setor imobiliário através desses fundos, você adquire pequenas partes de imóveis.

Por conta disso, esse ativo pode representar mais benefícios que o investimento direito em um imóvel.

Sendo então mais vantajoso para a diversificação na carteira de investimentos.

Por que Fundos são uma boa opção?

Entre algumas vantagens que podem ser citadas sobre os fundos é a liquidez desse tipo de investimento, que é bem maior que a aplicação em um imóvel físico.

Isso significa que, caso você precise do dinheiro investido, é muito mais rápido para recuperar seu capital quando aplicado em um fundo imobiliário.

Para isso, basta acessar o home broker e oferecer as cotas, enquanto para o imóvel fixo, podem demorar meses ou até anos para a conclusão da venda.

Quais os custos dos Fundos Imobiliários?

Para quem deseja entender como investir em fundos imobiliários, é importante entender que seus custos vão além dos de corretagem.

Algumas corretoras, inclusive, acabam anulando esse valor para seus clientes.

Existe também a Taxa de Administração, que funciona como uma recompensa pelo trabalho do gestor do fundo e é cobrada no momento da venda da cota adquirida.

Outro ponto importante é que a renda recebida dos Fundos Imobiliários, ao contrário do que acontece com os alugueis de propriedades, é isenta de Imposto de Renda para pessoas físicas.

Já no caso do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), a incidência só ocorre em retiradas antes dos primeiros 30 dias de investimento.

Como Investir em Fundos Imobiliários?

O primeiro passo para começar a investir em fundos imobiliários é escolher uma boa corretora de valores.

No mercado financeiro, existe inúmeras opções disponíveis. Por isso, é importante pesquisar bastante sobre os valores cobrados por cada uma.

Assim, você poderá abrir conta em uma corretora de confiança.

Após isso, é importante ter bem definidos suas metas e objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo.

Eles serão fundamentais na hora da criação de sua carteira de ativos, incluindo a escolha pelo fundo imobiliário.

Após a criação de uma reserva de emergência, você deverá escolher, através da corretora, o fundo imobiliário mais adequado.

Nesse momento, é importante analisar taxas, histórico de rendimento e o portfólio do fundo. Agora sim, você entendeu como investir em fundos imobiliários.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *