Como investir em títulos públicos?

como investir em títulos públicos

Quem está pensando em começar a investir na renda fixa pode estar se perguntando como investir em títulos públicos.

Afinal, como investir em títulos públicos pode ser considerada uma das melhores opções de investimentos em renda fixa, esse ativo acaba sendo alvo de maior procura daqueles que querem começar a investir.

Portanto, é interessante que você saiba como investir em títulos públicos, e comece a aplicar seu dinheiro em um dos ativos mais seguros e rentáveis da renda fixa.

O que são títulos públicos?

Os títulos públicos são emitidos pelo Governo Federal e servem para captar recursos para financiamento da dívida pública.

Assim, os investidores “emprestam” dinheiro para o governo e em troca disso, tem o seu capital remunerado de acordo com uma taxa ou indicador definido.

Essas aplicações de renda fixa também são conhecidos como títulos do tesouro e podem ser de 3 diferentes tipos:

  • Título pré-fixado: Os títulos pré-fixados estão sujeitos a uma taxa definida no momento da compra do título. Então, caso na compra do título a taxa seja de 7% ao ano, o investidor terá essa rentabilidade anual até o vencimento do título.
  • Título pós-fixado: O título pós-fixado do tesouro também é conhecido como Tesouro Selic. Eles recebem esse nome já que a rentabilidade é igual a taxa Selic corrente. Portanto, a rentabilidade desse título está sujeita a flutuações referenciadas pela taxa Selic.
  • Titulo híbrido: Os títulos híbridos possuem caráter tanto pré como pós-fixado. O mais conhecido é o tesouro IPCA+, que rende a uma determinada taxa definida previamente mais o IPCA do momento. Portanto, quanto maior a inflação do período, maior será a taxa de rendimento que o título estará sujeito.

como investir em títulos públicos

Como investir em título públicos?

Agora que você conhece os principais títulos públicos é importante começar a entender como investir em títulos públicos.

Por isso, acompanhe o seguinte passo a passo de como investir nos títulos do tesouro.

  • Abrir conta em um banco ou corretora;
  • Estude as opções de títulos públicos;
  • Escolha o título que mais faz sentido para você.

1. Abrir conta em um banco ou corretora

Para investir em títulos públicos, você precisa ser correntista de um banco ou corretora de valores.

Essas instituições serão responsáveis por intermediar a compra e venda de ativos financeiros para você.

Escolha uma instituição que não seja custosa para seu bolso, portanto evite taxas de corretagem e custódia.

2. Estude as opções de títulos públicos

Cada título, como pôde ser visto acima, possui a sua particularidade. Por isso, o investidor deve escolher aquela opção que mais convém com seus objetivos e necessidades.

É importante que seja destacado que, com a marcação a mercado, é possível que o investidor obtenha retornos acima daqueles previstos inicialmente.

Assim, é válido que você estude mais, antes de começar a investir nos títulos públicos, para aproveitar oportunidades de ganhos atrativos.

3. Escolha o título que mais faz sentido para você

Após estudar, basta escolher o título mais apropriado para a sua estratégia de investimento.

Para adquirir o título, basta solicitar a ordem de compra através da instituição financeira escolhida.

Você pode também solicitar, através da sua corretora, um acesso ao site da BM&FBovespa (atual B3). Após isso, entre na página restrita do Tesouro Direto, onde poderão ser realizadas operações de compra e venda do título.

Além disso, algumas corretoras facilitam o processo de aquisição desses títulos através da intermediação de ofertas.

Agora que você sabe como investir em título públicos, já é possível aproveitar as oportunidades disponibilizadas pelo tesouro nacional para investir com segurança e boa rentabilidade.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos