Home Blog Como investir meu dinheiro? Aprenda de vez!

Como investir meu dinheiro? Aprenda de vez!

como investir meu dinheiro 1

Saber “como investir meu dinheiro” é uma dúvida bastante comum no mundo dos investimentos.

Quem busca entender “como investir meu dinheiro” mostra desejar melhores resultados com seu patrimônio, o que é um excelente sinal.

Por isso, entenda de vez quais as melhores opções de ativos e nunca mais se pergunte “como investir meu dinheiro”!

Como investir meu dinheiro: um bom sinal

como investir meu dinheiro

Muitas pessoas passam todos os anos da sua vida sem poupar seu dinheiro ou até mesmo investindo em opções pouquíssimo vantajosas como a Poupança.

O resultado disso é um baixo nível de procura em investimentos com um bom potencial de rentabilidade, que são excelentes para a multiplicação do patrimônio.

Entre as diversas opções de investimento, existem aquelas mais adequadas para cada tipo de investidor.

Por isso, se você se pergunta “como investir meu dinheiro”, é importante entender primeiro quais os seus objetivos e necessidades iniciais.

Nesse momento, você deve responder para si mesmo perguntas como:

Com isso, você começa a dar seus primeiros passos para começar a investir com bons fundamentos e o planejamento correto.

Como investir meu dinheiro: primeiros passos

Ao buscar entender como começar a investir, é preciso entender que existem alguns processos fundamentais antes do aporte inicial.

Quando o investidor age por impulso, acaba se arriscando a sofrer prejuízos por conta da retirada prematura do dinheiro ou até mesmo a aplicação em ativos mais voláteis.

Por isso, fazer seu primeiro investimento, é necessário saber bem sobre o mercado de renda fixa e renda variável.

Assim, você conseguirá encontrar, entre as opções disponíveis, a que mais faz sentido para seus objetivos.

Como começar a investir?

Para fazer o primeiro investimento, você deve definir seu perfil de investidor. É ele quem guia as escolhas do investidor e evita escolhas de ativos precipitadas.

Os três tipos de investidores são:

  • Conservador: faz aplicações em ativos menos arriscados, que disponibilizam maior controle sobre a rentabilidade final;
  • Moderado: possui investimentos tanto na renda fixa quanto na renda variável, equilibrando os riscos;
  • Arrojado/agressivo: está disposto a correr altos riscos em busca de maiores rentabilidades, geralmente aplicando a maioria do seu capital na renda variável.

Após entender qual o seu perfil de investidor, chega o momento de começar a investir. Nesse momento, seu primeiro objetivo deve ser a criação de uma reserva de emergência.

Isso, é claro, se você não possuir uma reserva financeira acumulada.

A reserva de emergência serve para prevenir o investidor contra eventualidades, como desemprego ou doença, preservando o valor aplicado em seus investimentos.

Em geral, ela consiste em seis a doze vezes o custo de vida de um indivíduo (dinheiro utilizado para a manutenção de seu padrão de vida).

Criação de uma estratégia de investimentos

Se você se pergunta “quais os investimentos para ganhar dinheiro”, é importante destacar que as opções mais rentáveis oferecem maiores riscos, de acordo com a lei do risco e retorno.

No entanto, se você tem um perfil conservador, não é preciso deixar completamente de lado os ativos da renda variável.

Uma solução para assegurar o investidor contra riscos é a diversificação da carteira de investimentos, que consiste em todo o seu portfólio de ativos.

Em geral, a diversificação significa uma variação de produtos financeiros, pensada de maneira inteligente e direcionada para os objetivos financeiros, por exemplo:

Para objetivos de curto prazo, como a obtenção de uma reserva de emergência, o Tesouro Selic, que oferece liquidez diária, é uma opção mais vantajosa.

Com ele, é possível resgatar o seu dinheiro a qualquer momento sem prejudicar seus rendimentos, já que ele rende todo dia.

Já no caso de objetivos de longo prazo, outros ativos como as LCIs, LCAs e o Tesouro IPCA+ são os mais indicados.

Como investir meu dinheiro nos melhores ativos?

Saber no que investir é fundamental para que seus rendimentos alcancem suas expectativas.

Por isso, confira quais os principais investimentos para cada tipo de investidor:

Investimento Conservador

O investimento conservador é aquele que preserva a segurança da aplicação.

Portanto, mesmo que um ativo entregue menor rentabilidade, ele pode ser mais vantajoso por oferecer uma previsão de retorno.

Uma das suas características principais é que a maior parte da sua aplicação está dentro da renda fixa, composta por títulos como:

Investimento moderado

O investidor moderado está equilibrado entre o investimento conservador e agressivo.

Isso quer dizer que é alguém que está atrás de maiores rentabilidades. No entanto, não está disposto a expor todo o seu capital.

Então, para conseguir obter as duas coisas, investe parte em renda fixa e outra parte na renda variável, em ativos como as ações, por exemplo.

Dessa forma, preserva parte do seu capital e outra aplica para conseguir aumentar as chances de multiplicar seu patrimônio.

Investimento agressivo

O investidor agressivo dá prioridade à rentabilidade, e não à segurança. Por isso, é comum que o investimento agressivo se concentre na renda variável.

Geralmente, esse tipo de investidor está mais focado em conhecer o mercado financeiro e entender o que faz os seus produtos oscilarem.

Portanto, acaba escolhendo ativos no mercado de câmbio, mercado futuro ou até mesmo investindo em forma de Day Trade.

No entanto, é importante lembrar que ter um perfil agressivo não significa ser inconsequente quanto as escolhas de investimentos.

Na verdade, os investidores arrojados, geralmente, apresentam maior experiência no mundo dos investimentos.

Por fim, após conhecer as melhores opções de investimento para você, fica fácil responder a pergunta “como investir meu dinheiro”, não é mesmo?

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *