Home Blog Descubra como preencher cheque corretamente

Descubra como preencher cheque corretamente

como preencher cheque 1

Apesar de ter perdido um pouco da sua popularidade, o cheque ainda é bastante utilizado no Brasil. No entanto, poucas pessoas sabem como preencher cheque corretamente, o que pode causar alguns problemas.

Saber como preencher cheque e quais são as modalidades faz com que o utilizador saiba exatamente como funciona cada um deles, além de possibilitar fazer movimentações bancárias sem complicações.

O cheque é um tipo de pagamento que movimenta valores de uma conta para outra, podendo ser pessoa física ou instituição. Através do cheque é possível realizar o saque referente a quantia descrita na ordem de pagamento.

Quais são os tipos de cheques?

como-preencher-cheque

Existem 6 tipos de cheques e para conhecer a melhor opção para determinada ocasião, é preciso conhecer o funcionamento de cada uma das modalidades de cheques.

●     Cheque bancário

Cheque emitido pela própria instituição bancária, não pelo titular da conta.

●     Cheque não à ordem

Tipo de cheque que não pode ser endossado, é uma das modalidades mais segura para o emissor. Já que o seu processo indica e apenas o beneficiário pode receber o valor.

●     Cheque cruzado

O cheque cruzado é dividido em duas opções de utilização: cruzamento geral e cruzamento especial.

Cruzamento geral, que é quando o cheque deve ser depositado em qualquer instituição. E cruzamento especial, nesse caso, só pode depositar o cheque na mesma instituição bancária em que foi emitido.

●     Cheque nominativo

Nessa modalidade de cheque o nome do beneficiário é indicado por extenso e apenas a pessoa descrita no cheque pode movimentar o valor.

●     Cheque visado

O banco garante o pagamento na modalidade de cheque visado e o valor fica cativo na conta de quem o emite, por no mínimo, oito dias.

●     Cheque ao portador

O cheque ao portador não é dirigido a um beneficiário específico. Ou seja, quem estiver em posse do cheque pode sacar o valor descrito. Essa é uma das opções menos seguras.

Como preencher cheque corretamente?

Saber como preencher cheque de maneira correta é imprescindível para não correr o risco de cair em fraudes. Alguns passos simples podem ajudar a realizar o preenchimento sem erros e de maneira eficaz, como:

1.   Cor da caneta

É importante lembrar de sempre utilizar a caneta de cor preta ou azul. Essa particularidade acontece porque o uso de outras cores pode impossibilitar a microfilmagem.

2.   O valor do cheque

É importante colocar o valor em número e por extenso de maneira legível e sem rasuras.

Algumas estratégias ajudam a evitar fraudes. Por exemplo, colocar o símbolo # antes e depois do número, assim como no valor por extenso que deve estar em parênteses para não sofrer alteração no valor escrito.

3.   Campo do beneficiário

Em se tratando de cheque para um beneficiário específico, é importante colocar o nome completo para que o saque seja realizado apenas pela pessoa ou empresa que o valor está sendo direcionado.

4.   Local e data

No espaço para local e data é preciso escrever o nome da cidade e o dia em que o cheque está sendo preenchido.

5.   Assinatura

No campo da assinatura, é preciso que esteja igual ao do RG e do cadastro referente ao banco. Caso esteja diferente, é provável que o cheque seja dado como inválido.

Estar atento a como preencher cheque é essencial para evitar dores de cabeça. Além disso, o recomendável é buscar sempre a opção mais segura. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle