Home Blog Comprar no atacado para economizar vale a pena?

Comprar no atacado para economizar vale a pena?

compras no atacado

O ato de comprar em atacado tornasse uma forma muito popular de economizar nas compras durante um período de crise.

Isto porque os preços encontrados ao comprar em atacado são menores, chegando muitas vezes a ser 50% dos preços encontrados nas lojas. Ou seja, pode ser uma boa ação de educação financeira.

Como funciona as compras no atacado?compras-no-atacado-2

Comprar em atacado é quando o consumidor busca grandes quantidades de produto, pagando preços menores. Graças a isso, as compras no atacado podem representar benefícios para os consumidores e vendedores.

Quando vamos as compras no varejo, estamos sendo consumidores de um local que, na maioria das vezes, comprou os seus produtos no atacado. Ou seja, estamos pagando o preço que o estabelecimento pagou, somando ainda o lucro e o transporte do produto.

Portanto, ao comprar de um atacadista, você vai estar tirando da operação financeira a loja a qual você iria. Por isso que, quando compramos no atacado, temos a sensação de estar fazendo compras com desconto.

Atacado, varejo e atacarejo

Muitas pessoas têm dificuldade de diferenciar atacado e varejo, quando na verdade a diferença entre os dois é simples.

A comercialização no varejo é destinada ao consumidor final do produto. Nesta modalidade de compra, os produtos normalmente são vendidos em pequena escala e os preços são mais elevados.

Já o comércio atacadista, destina sua venda para o varejo. Ou seja, pessoas jurídicas, empresas, restaurantes, lojas e mercados são alguns exemplos de consumidores dos atacados.

Contudo, as pessoas buscam sempre como economizar dinheiro, e por isso os “atacarejos” vêm se tornando mais populares.

Os atacarejos são uma forma de comércio que unem características do atacado e do varejo.

  • Preços baixos: o atacarejo evita a intermediação de uma loja varejista, por exemplo. Por isso, é fácil conseguir preços melhores nesse tipo de comércio;
  • Vendas em larga escala: seguindo a lógica do atacado, os atacarejos precisam vender em grandes quantidades para compensar os baixos preços;
  • Baixa variedade: pela necessidade de vender em grandes lotes, a variedade de produtos acaba sendo baixa;
  • Diferenciação de preços: os preços são mais baratos para quem compra em altas quantidades. Para quem vai comprar pouco, ainda pode apresentar vantagens em relação ao varejo tradicional.

Vale a pena comprar no atacado?

O consumidor ao ir as compras, deve ter tudo na ponta da caneta. Além disso, é necessária a ponderação entre as vantagens e desvantagens da opção que está sendo analisada.

Para alguns consumidores, dependendo do que está sendo buscando, a compra no atacado pode ser realmente uma opção mais vantajosa e econômica.

  • Para quem tem família grande;
  • Compras de larga escala, seja para consumo ou revenda;
  • Quando o estabelecimento varejista não é muito distante;
  • Buscar produtos não perecíveis e/ou estocáveis em larga escala.

Por outro lado, para alguns tipos de compras e consumidores, talvez a opção do atacado não seja vantajosa.

  • Quem busca pequenas compras;
  • Produtos de consumo no curto prazo;
  • Quem mora longe do estabelecimento;
  • Se os preços para quem compra pouco não forem melhores que o do varejo.

Por fim, vale lembrar que é sempre bom para o consumidor conhecer opções que possam ser mais vantajosas para o seu bolso. Comprar no atacado pode ser muito positivo, se antes o consumidor comparar preços e fazer um planejamento.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *