Home Blog Comprar terreno: quais as vantagens e documentos necessários?

Comprar terreno: quais as vantagens e documentos necessários?

comprar terreno 2

Na hora de fazer investimentos, o mercado imobiliário apresenta uma busca muito grande pela sua taxa de retorno alto em investimentos de longo prazo. Então, é comum comprar um terreno justamente pela valorização que ele terá de acordo com local e revenda.

Comprar terreno funciona por meio da mediação entre corretoras imobiliárias ou empresas de loteamento e pessoas. Um lote é uma fração de um terreno. Por isso, é mais comum a venda do terreno para operações macro e para operações em pequena escala, a venda do lote.

Sendo assim, comprar terreno é uma maneira de fazer um investimento por meio da compra total de um loteamento.

Dessa forma, é possível realizar diversos empreendimentos no terreno, incluindo a construção de imóveis para residenciais ou para empresas.

Inicialmente, é importante destacar que, para comprar terrenos, é necessário educação financeira para que uma tentativa de investimento se torne uma dívida.

O que é necessário para comprar terrenos e imóveis?

Para realizar uma compra de terreno se faz necessário uma pesquisa prévia, planejamento e conhecimento de mercado. Por isso, algumas pessoas na hora de comprar terreno optam por entrar em contato com:

  • Imobiliária;
  • Corretora de imóveis e loteamentos;
  • Profissional especializado na área.

Contudo, toda compra de imóvel, além de uma consulta prévia e cuidados, exige alguns documentos para comprar terreno por parte do comprador.

Entre os documentos exigidos, estão:

  • Documento de Identidade e CPF;
  • Certidão de nascimento e casamento (a depender do estado civil);
  • Comprovante de residência ou endereço;
  • Comprovante de renda ou análise de crédito.

Quais cuidados tomar na hora de comprar um terreno?

Na hora de comprar um terreno, é crucial entender que alguns aspectos podem impactar diretamente na qualidade ou até mesmo na posse de um terreno ou imóvel.

Documentos e cuidados necessários para comprar terreno com segurança:

  • Ter uma Certidão de Propriedade do Imóvel (seja ele lote ou do terreno): ela deve ser atualizada junto ao cartório de imóveis mais próximo da região e todo imóvel ou terreno precisa ter esse registro;
  • Com a certidão é possível acessar o histórico do terreno: nele estará disponível todas as ocorrências com o lote ou imóvel, se ele já foi arrendado, vendido ou hipotecado;
  • Carnê de IPTU: o dono deve apresentar o carnê do IPTU, nele irão conter as metragens do imóvel, terreno ou lote e seu valor venal (estimativa que o Poder Público realiza sobre o preço de determinados bens);
  • Certidão Negativa de Débitos (CND): é crucial para identificar se o imóvel ou lote apresentam alguma dívida em pendência. A CND pode ser solicitada na prefeitura da cidade em que o imóvel ou terreno se localiza.

Além disso, se o proprietário é listado como solteiro na certidão de propriedade, mas está casado, será preciso também as certidões em nome do cônjuge.

Quais as vantagens de comprar terreno?

Para comprar terreno barato é preciso realizar uma pesquisa prévia (até mesmo online) e saber que determinados investimentos imobiliários podem ser considerados como baratos, a depender de sua prospecção de valorização devido ao local e investimento inicial.

Por isso, entre as vantagens de comprar um terreno, estão:

  • Terrenos podem ser usados para construir casas para alugar, casas de veraneio, para fazer imóveis residenciais ou até mesmo montar empresas;
  • Além disso, algumas construtoras e imobiliárias permitem a comprar terreno com FGTS (Fundo de Garantia por Tempo e Serviço). Dessa maneira, se torna mais viável usar de entrada um fundo como o FGTS e continuar pagando as parcelas restantes;
  • Com o terreno é possível construir casa ou definir planta de acordo com o estilo desejado;
  • Ter a liberdade de mudar o imóvel ou preparar imóvel para futuras ampliações

Por fim, comprar terreno pode ser considerado uma maneira de investir bem. Mas, apesar da grande maioria dos imóveis serem valorizados, é necessário um planejamento financeiro para não se endividar atoa e uma visão de mercado imobiliário para ter certeza que permanecerá um bom investimento. Mais conteúdos? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *