Home Blog Entenda como funcionam as compras coletivas e conheça seus direitos

Entenda como funcionam as compras coletivas e conheça seus direitos

compras coletivas

As compras coletivas geralmente são uma alternativa de economia para varejistas de pequeno e médio porte ou até mesmo para compradores que adquirem produtos em grande quantidade, seja para consumo próprio ou até mesmo para presentear amigos e familiares.

Alguns sites e aplicativos oferecem a opção de compras coletivas no intuito de efetuar maiores vendas para as lojas parceiras e trazer benefícios para quem realiza esse formato de aquisição de bens. No entanto, é preciso estar atento.

É necessário alguns cuidados com compras coletivas, como por exemplo, verificar a reputação dos vendedores e da plataforma e entrar em contato com a empresa após a compra.

Esses são alguns pontos básicos para não que você não passe por nenhum problema.

Como funcionam as compras coletivas

compras-coletivas

Vários compradores se reúnem para adquirir um produto ou serviço em grande quantidade com o objetivo de conseguir um preço inferior do que seria cobrado caso a compra fosse feita individualmente.

Alguns requisitos e regras das compras nesse formato é que só podem ser realizadas por um número mínimo de compradores e alguns vendedores também estabelecem um número limite de alcance.

Site de compras coletivas

Para participar de um grupo ou site de compras coletivas, não é necessário efetuar nenhum pagamento prévio para receber as ofertas. Geralmente, as promoções de produtos e serviços são enviados através do e-mail cadastrado na plataforma.

Compras coletivas de viagens

Uma das compras coletivas em ascensão é a de viagem. A oferta de pacotes completos nesse molde, têm atraído aquisições de todo o mundo ajudando a conseguir condições melhores.

Cuidados necessários 

É preciso tomar algumas precauções ao realizar compras coletivas

  • Algumas empresas não atualizam a quantidade de ‘tickets de acesso’ vendidos e o consumidor pode achar que comprou o produto, quando na verdade não está mais sendo disponibilizado;
  • Algumas promoções podem incluir custos adicionais além do valor do cupom adquirido;
  • O desconto pode não ser tão válido e pode haver limite de alguns serviços;
  • A conversão do cupom pode não acontecer no mesmo dia e é preciso verificar, caso seja necessário utilizá-lo no mesmo momento;
  • Devoluções de valores pelos sites de compras podem ser bastante burocráticas e vagarosas;
  • Conferir o prazo de validade de utilização do cupom;
  • Consultar as condições de utilização de serviço antes de realizar a compra;
  • Verificar a autoridade do site e do vendedor pode evitar muitas dores de cabeça;
  • Evitar compras por impulso, caso encontre um preço de produto aparentemente vantajoso.

Direitos do consumidor 

Alguns direitos do consumidor garantidos por lei que podem auxiliar na resolução de problemas relacionados à compra coletiva:

  • O cliente possui direito de arrependimento até 7 dias a partir do momento em que recebe o produto ou no ato em que for realizar a utilização de determinado serviço;
  • É de obrigação da plataforma e do vendedor que as informações estejam completas e sejam claras ao consumidor;
  • O acesso ao fornecedor deve ser facilitado, tanto para identificação quanto para esclarecimento de eventuais dúvidas;
  • O preço do produto não pode estar mascarado quanto suas alterações em pagamentos à vista, à prazo ou adicional de frete, caso haja.

Compras coletivas podem ser uma ótima opção econômica na aquisição de bens ou serviços, mas assim como qualquer outro tipo de compra, possui limites e alcances. Além disso, através de uma boa educação financeira, o consumidor fica atento para não cair em armadilhas. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e recebe ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *