Home Blog Comprovante de renda: conheça os documentos que podem ser aceitos

Comprovante de renda: conheça os documentos que podem ser aceitos

comprovante de renda 1024x817 1

Para conseguir um limite maior de crédito e melhores taxas para empréstimos, cartões de créditos e financiamentos, é necessário a apresentação de um comprovante de renda.

Isso acontece porque com o comprovante de renda, a instituição financeira vai ter a garantia que você tem condições de arcar com as dívidas 

O comprovante de renda é qualquer documento que prove para a instituição financeira seus recebimentos mensais, sejam eles fixos ou variáveis. A partir desse documento, os bancos, por exemplo, definem o limite de crédito que pode ser dado ao cliente e qual tipo de pacote de serviço é mais apropriado para sua renda.   

Quais são os documentos necessários para comprovar renda?  

Muitas pessoas têm dúvidas de como comprovar renda. Para isso, basta verificar abaixo os documentos que são comumente aceitos como comprovação de renda 

Declaração do imposto de renda  

A declaração do IR é um dos documentos aceitos como comprovante de renda, uma vez que ela informa tudo que foi recebido pelo declarante no ano anterior.   

Entretanto, como as informações que constam no imposto de renda são referentes ao ano anterior, o banco pode solicitar alguma outra documentação que traga comprovações mais atualizadas.   

Carteira de trabalho  

carteira de trabalho pode ser usada por trabalhadores que possuam uma renda fixa. Porém, na maioria das vezes, na CTPS(Carteira de Trabalho e Previdência Social) não consta benefícios e comissões.

Ou seja, ainda assim, caso você queira demonstrar sua renda real, é provável que o banco solicite outros documentos. 

Holerite  

O holerite, também conhecido como contracheque, é uma documentação emitida pelo contratante com informações mais detalhadas sobre o ganho do funcionário. Na maioria das vezes é solicitado que se comprove os 3 últimos contracheques.   

É importante lembrar que, emitir o holerite é responsabilidade e dever de quem paga os salários.   

Extrato de banco   

Nem sempre o extrato do banco é aceito como comprovante de renda pelos bancos. Consulte a instituição financeira e veja qual a política deles quanto essa modalidade de comprovação.   

Caso o extrato possa ser usado, o ideal é imprimir o extrato dos últimos 3 meses pelo menos e solicitar que o gerente assine. Assim a comprovação ganha mais credibilidade.   

DECORE  

DECORE (declaração comprobatória de rendimentos), é bastante útil para comprovar sua renda.   

Nessa modalidade de comprovação, um contador solicita todos os documentos que informam sobre os recebimentos de um indivíduo, como por exemplo:  

  • Comprovantes;
  • Extratos;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Contracheques.  

Para que esse comprovante seja válido, é preciso que tenha sido feito por um contador cadastrado no conselho nacional de contabilidade.   

Comprovação de renda para trabalhadores com carteira assinada  

Para os trabalhadores com carteira assinada, a comprovação é facilitada por ter uma renda fixa apontada na carteira. Esses trabalhadores também devem receber contracheques.   

Comprovação de renda para autônomos e empresários  

Os documentos para comprovação de renda para autônomos e empresários, são quase os mesmos. Geralmente, a apresentação do imposto de renda é o melhor meio de conseguir declarar a renda.   

Para os trabalhadores autônomos que conseguem manter uma estabilidade quase fixa nos seus recebimentos, existem documentos como o RPA (recibo de pagamento autônomo).

O RPA funciona de forma parecida com o contracheque para o trabalhador de carteira assinada.    

Para sócios de uma empresa, existe o Pró-labore. Este documento é referente aos recebimentos dos sócios por atividades administrativas. Mas, para que ele seja usado como comprovante de renda, um contador precisa emitir uma declaração.   

Comprovação de renda para aposentados e beneficiários em geral  

No caso, para aposentados, pensionários e beneficiários em geral, a comprovação é mais fácil. Para isso, basta apresentar o comprovante dos últimos benefícios e, em determinadas situações, a declaração de imposto de renda.   

Para cada caso, existe uma necessidade diferente de comprovação. Portanto, se o intuito é informar sua renda real completa, você deve apresentar alguns dos documentos listados acima, aqueles que se adequem a situação ou os que foram requisitados. 

Afinal, para que serve o comprovante de renda?

comprovante de renda é indispensável para conseguir empréstimos, financiamentos e cartões de crédito. Então, saiba exatamente o que apresentar para fazer sua comprovação. Consulte o gerente do banco para garantir se existe algum outro documento que possa ser aceito para comprovar sua renda completamente. Mais conteúdos de educação financeira? Inscreva-se no nosso Whatsapp

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *