Home Blog Consolidação de dívidas: vale a pena unir todas as dívidas em uma só?

Consolidação de dívidas: vale a pena unir todas as dívidas em uma só?

consolidacao de dividas2

Diversas dívidas, taxas de juros altas e diferentes dias de pagamento. Isso tudo, pode ser simplificado com a consolidação das dívidas.

Às vezes, com tantas dívidas diferentes, fica até difícil saber quanto está devendo ao todo. Para iniciar uma boa educação financeira e sair do vermelho, a consolidação de dívidas pode ser interessante.

Como funciona a consolidação de dívidas?

consolidacao-de-dividas

A consolidação de dívidas, também conhecida como unificação das dívidas, é quando você realiza um empréstimo suficiente para pagar o valor que está devendo somando todas pendências atuais.

Assim, você fica com apenas a dívida do empréstimo de consolidação, tornando mais fácil o pagamento.

Esse novo empréstimo para pagar dívidas, para valer a pena, tem que apresentar baixas taxas de juros quando comparado com as taxas das antigas dívidas.

Como fazer uma consolidação de dívidas?

Para consolidar dívidas, é preciso, antes de tudo, se planejar financeiramente. Faça os cálculos, veja as opções que apresentam vantagens e, principalmente, garanta que essa nova dívida poderá ser paga.

Fazer um empréstimo com garantia de imóvel

Empréstimos com garantia são uma das modalidades mais baratas de crédito, e podem ser uma ótima opção para ter a dívida consolidada.

Nesta modalidade de crédito, as taxas de juros cobradas são muito baixas. Isso porque o banco tem a garantia do valor do seu imóvel em caso de inadimplência.

Para conseguir esse crédito, o valor do empréstimo deverá ser no máximo 60% do valor do imóvel.

Entretanto, mesmo com as baixas taxas de juros e conseguindo transformar dívidas em uma só, antes de fazer esse tipo de empréstimo, será necessário muita atenção.

Caso você não consiga quitar a dívida, o banco poderá leiloar o seu imóvel e ficar com a quantia suficiente para pagar o que era devido.

Contratar crédito consignado para negativado

O crédito consignado é uma das modalidades mais baratas de crédito. E para quem está endividado pode ser ainda melhor, já que na hora da contratação do crédito não é feita consulta nas listas do SPC e Serasa.

O crédito consignado é descontado diretamente dos seus recebimentos, podendo ser diretamente da sua conta salário, conta corrente ou do contracheque.

Além disso, se o devedor conseguir obter os recursos necessários, ele pode quitar a dívida do crédito consignado antes do vencimento original.

Existem muitas possibilidades de consignado online. Analise calmamente, faça as contas e entenda qual é a melhor opção para o seu caso.

Recorrer aos serviços de um conselheiro ou consultor financeiro

Você pode estar definitivamente fugindo de custos extras, mas com o acompanhamento de um especialista, você pode conseguir encontrar facilmente as melhores opções para quitar sua dívida e garantir que você não volte a ficar no vermelho.

Quais são as vantagens da consolidação de dívidas?

Para quem está afundado em dívidas e não acredita que vai conseguir quitá-las, a consolidação de dívidas pode apresentar algumas vantagens:

1. Ficar com apenas uma dívida

O que antes era uma loucura de valores de dívidas, distintas taxas, diferentes prazos e datas de pagamentos, agora poderá ser algo muito mais organizado.

Você ainda estará devendo o mesmo valor, mas provavelmente a organização financeira necessária para quitar uma só dívida é bem menor.

2. Juros mais baixos

Se você tem dívidas de cartão de crédito e cheque especial, substituir essas taxas de juros altíssimas é um fator determinante.

Muitos bancos e instituições financeiras, sabendo que existem várias pessoas no vermelho querendo se livrar das dívidas e altas taxas, disponibilizam opções de crédito mais barata para que o devedor consiga pagar as obrigações financeiras.

Encontrar taxas de juros mais baixas deve ser a principal missão de quem quer se organizar financeiramente quitando dívidas. Se você contrair um empréstimo com taxas maiores ou iguais, a consolidação não terá muitos efeitos positivos.

3. Prazos de maiores

Para quem busca a consolidação da dívida, conseguir prazos maiores também é um dos fatores que é recomendado estar atento.

Isso tornará os pagamentos mensais mais baratos, e fará você ter um maior alívio financeiro.

Contudo, para quitar várias dívidas e buscar uma organização e estabilidade financeira, a consolidação de dívidas pode ser uma ótima saída. Mas, mesmo assim, é necessário um planejamento, afinal um novo empréstimo é uma nova dívida a ser paga. Baixe a nossa planilha e aprenda a controlar o seu orçamento mensal!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *