Home Blog Consórcio para construção vale a pena? Saiba como fazer!

Consórcio para construção vale a pena? Saiba como fazer!

consorcio para construcao

Construir um imóvel demanda muito investimento e planejamento, conquistar o sonho de fazer ou comprar um imóvel com forma e estrutura desejada pode sair caro. Por isso, algumas pessoas optam por não despender tanta energia e foco e realizam um consórcio para construção de imóveis.

O consórcio para construção funciona como um fundo coletivo de pessoas com o mesmo propósito. O fundo coletivo é composto pelo pagamento das parcelas de cada membro representativo do grupo. Ao final do mês, se realiza um sorteio e o premiado tem o direito de construir ou comprar um bem no mesmo valor.

Portanto, o consórcio para construção é uma modalidade de consórcio destinada para compra ou construção de um imóvel.

E por conta disso, é uma maneira de unir pessoas que expressam o mesmo desejo de adquirir ou construir um imóvel através de um fundo coletivo.

Como funciona o consórcio para construção?

 

Consórcio para construção vale a pena? Fazer consórcio para construção é uma saída viável para pessoas que não apresenta disciplina ou não conseguem poupar dinheiro.

Entende-se como poupar, uma forma de guardar dinheiro para servir ou ser aplicado em melhores fins.

Sendo assim, o consórcio para construção de imóveis é indicado para quem deseja fazer uma casa própria ou almeja um imóvel na mesma faixa de custo e tem como esperar até que seja contemplado.

Como funciona o consórcio para construção? Para compreender o consórcio para construção, basta ver o passo-a-passo a seguir:

  1. Definir qual imóvel ou tipo de construção deseja fazer;
  2. Entrar em contato com algumas administradoras de consórcio;
  3. Consultar preços de taxa de administração e consultar quais estão disponíveis a aceitar sua aplicação;
  4. Realizar contrato com administradora de consórcio: deve ser uma que seja registrada no Banco Central e que expresse uma parcela mensal dentro da realidade financeira e perfil;
  5. Pagar parcelas mensais e aguardar o sorteio/contemplação: existem duas formas de ser contemplado em um consórcio, por sorte ou por lance;
  6. Por sorte, todo mês será realizado um sorteio de contemplação baseado apenas na sorte;
  7. Por lance, pagasse a mais que a parcela devida e quem tiver maior valor de lance terá será contemplado. Além disso, a contemplação por lance é realizada várias vezes até impossibilidade de pagamento ou esgotar o dinheiro arrecadado até o momento;
  8. A chance de conseguir vai depender da quantidade de pessoas presentes no fundo de consórcio, da sorte ou da possibilidade de pagar mais que os outros membros em um mês;
  9. Uma vez contemplado, é possível vender a carta de contemplação, utilizar a carta para construir imóvel ou comprar um que esteja na mesma faixa de preço.

Quais as vantagens do consórcio para construção?

O consórcio de construção, por vezes, é procurado pela sua forma de contemplação, segurança e algumas vezes, pelo seu preço. De fato, essa modalidade apresenta alguns benefícios.

Entre as vantagens do consórcio para construção estão:

  • Versatilidade no uso da carta de crédito ou carta contemplada: é possível reformar um imóvel, construir do zero ou adquirir uma casa, contanto que seja dentro do valor que foi acordado em contrato;
  • Diversidade na aquisição: uma vez contemplado no consórcio de imóveis, é possível comprar imóveis para todo tipo de uso, desde residenciais, para lazer ou até mesmo comerciais;
  • Tempo de parcela: a duração do consórcio de imóveis pode variar entre 10 até 15 anos;
  • Segurança: a maior parte das empresas de consórcio imobiliário são fiscalizadas pelo Banco Central (Bacen) e podem apresentar um contrato de seguro quanto a falência. Se uma administradora falir ela poderá fazer o repasse dos fundos e clientes para outra.

As práticas e cuidados na hora de fazer o consórcio para construção

Antes de firmar um contrato de consórcio, é crucial pesquisar se a administradora está registrada junto ao Banco Central (BACEN) e se ela apresenta seguro em caso de falência da administradora.

O mercado de consórcios é bem plural, existem diversos tipos de administradoras e modalidades de consórcio. Por isso, é importante:

  1. Pesquisar entre as administradoras, suas taxas e membros;
  2. Escolher qual se adequa ao perfil do consumidor;
  3. Fazer a escolha do consórcio de construção de casa baseado no preço do imóvel;
  4. Verificar se o consórcio irá deixar o bem alienado: é muito comum que o bem fique alienado, ou seja, se caso não for pago o consórcio (mesmo depois de contemplado), por exemplo, o bem é devolvido, pois ele fica como propriedade da administradora.

Por fim, o consorcio para construção é uma modalidade viável para algumas pessoas que não conseguem guardar dinheiro ou construir o próprio imóvel sem auxílio. Contudo, ele não é a melhor opção de compra, o valor do imóvel à vista ou em planta pode ser muito mais rentável. Mais conteúdos de educação financeira? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *