Consórcio para construção vale a pena? Saiba como fazer!

consorcio para construcao

Construir um imóvel demanda muito investimento e planejamento, conquistar o sonho de fazer ou comprar um imóvel com forma e estrutura desejada pode sair caro. Por isso, algumas pessoas optam por não despender tanta energia e foco e realizam um consórcio para construção de imóveis.

O consórcio para construção funciona como um fundo coletivo de pessoas com o mesmo propósito. O fundo coletivo é composto pelo pagamento das parcelas de cada membro representativo do grupo. Ao final do mês, se realiza um sorteio e o premiado tem o direito de construir ou comprar um bem no mesmo valor.

Portanto, o consórcio para construção é uma modalidade de consórcio destinada para compra ou construção de um imóvel.

E por conta disso, é uma maneira de unir pessoas que expressam o mesmo desejo de adquirir ou construir um imóvel através de um fundo coletivo.

Como funciona o consórcio para construção?

 

Consórcio para construção vale a pena? Fazer consórcio para construção é uma saída viável para pessoas que não apresenta disciplina ou não conseguem poupar dinheiro.

Entende-se como poupar, uma forma de guardar dinheiro para servir ou ser aplicado em melhores fins.

Sendo assim, o consórcio para construção de imóveis é indicado para quem deseja fazer uma casa própria ou almeja um imóvel na mesma faixa de custo e tem como esperar até que seja contemplado.

Como funciona o consórcio para construção? Para compreender o consórcio para construção, basta ver o passo-a-passo a seguir:

  1. Definir qual imóvel ou tipo de construção deseja fazer;
  2. Entrar em contato com algumas administradoras de consórcio;
  3. Consultar preços de taxa de administração e consultar quais estão disponíveis a aceitar sua aplicação;
  4. Realizar contrato com administradora de consórcio: deve ser uma que seja registrada no Banco Central e que expresse uma parcela mensal dentro da realidade financeira e perfil;
  5. Pagar parcelas mensais e aguardar o sorteio/contemplação: existem duas formas de ser contemplado em um consórcio, por sorte ou por lance;
  6. Por sorte, todo mês será realizado um sorteio de contemplação baseado apenas na sorte;
  7. Por lance, pagasse a mais que a parcela devida e quem tiver maior valor de lance terá será contemplado. Além disso, a contemplação por lance é realizada várias vezes até impossibilidade de pagamento ou esgotar o dinheiro arrecadado até o momento;
  8. A chance de conseguir vai depender da quantidade de pessoas presentes no fundo de consórcio, da sorte ou da possibilidade de pagar mais que os outros membros em um mês;
  9. Uma vez contemplado, é possível vender a carta de contemplação, utilizar a carta para construir imóvel ou comprar um que esteja na mesma faixa de preço.

Quais as vantagens do consórcio para construção?

O consórcio de construção, por vezes, é procurado pela sua forma de contemplação, segurança e algumas vezes, pelo seu preço. De fato, essa modalidade apresenta alguns benefícios.

Entre as vantagens do consórcio para construção estão:

  • Versatilidade no uso da carta de crédito ou carta contemplada: é possível reformar um imóvel, construir do zero ou adquirir uma casa, contanto que seja dentro do valor que foi acordado em contrato;
  • Diversidade na aquisição: uma vez contemplado no consórcio de imóveis, é possível comprar imóveis para todo tipo de uso, desde residenciais, para lazer ou até mesmo comerciais;
  • Tempo de parcela: a duração do consórcio de imóveis pode variar entre 10 até 15 anos;
  • Segurança: a maior parte das empresas de consórcio imobiliário são fiscalizadas pelo Banco Central (Bacen) e podem apresentar um contrato de seguro quanto a falência. Se uma administradora falir ela poderá fazer o repasse dos fundos e clientes para outra.

As práticas e cuidados na hora de fazer o consórcio para construção

Antes de firmar um contrato de consórcio, é crucial pesquisar se a administradora está registrada junto ao Banco Central (BACEN) e se ela apresenta seguro em caso de falência da administradora.

O mercado de consórcios é bem plural, existem diversos tipos de administradoras e modalidades de consórcio. Por isso, é importante:

  1. Pesquisar entre as administradoras, suas taxas e membros;
  2. Escolher qual se adequa ao perfil do consumidor;
  3. Fazer a escolha do consórcio de construção de casa baseado no preço do imóvel;
  4. Verificar se o consórcio irá deixar o bem alienado: é muito comum que o bem fique alienado, ou seja, se caso não for pago o consórcio (mesmo depois de contemplado), por exemplo, o bem é devolvido, pois ele fica como propriedade da administradora.

Por fim, o consorcio para construção é uma modalidade viável para algumas pessoas que não conseguem guardar dinheiro ou construir o próprio imóvel sem auxílio. Contudo, ele não é a melhor opção de compra, o valor do imóvel à vista ou em planta pode ser muito mais rentável. Mais conteúdos de educação financeira? Inscreva-se no nosso Whatsapp.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos