Home Blog Consultoria empresarial: o que é e como funciona?

Consultoria empresarial: o que é e como funciona?

consultoria empresarial 2

Momentos de crise podem acontecer em qualquer negócio, sejam por fatores internos ou externos. Por isso, a consultoria empresarial é importante para precaver e diminuir os impactos de instabilidades em um empreendimento.

consultoria empresarial potencializa o nível de sucesso da empresa. Dessa forma, a execução do empreendedorismo ocorre com educação financeira. Possibilitando até, a ponte para novos investimentos.

O que é a consultoria empresarial?

consultoria empresarial é um serviço especializado que traz o olhar de um especialista para as finanças do negócio. Possibilitando a economia em pontos estratégicos e identificando novas oportunidades dentro da empresa.

O alto nível de estabelecimentos que fecham antes do quarto ano de existência são reflexo da falta de planejamento, gestão e estratégia empresarial.

Dessa forma, contar com o auxílio de um profissional para entender os caminhos que estão sendo estabelecidos e os que precisam ser redefinidos, é uma atitude essencial para maiores conquistas.

Afinal, nenhum empreendedor quer abrir um negócio para fechá-lo em seguida, sem receber nenhum tipo de lucro e, provavelmente, com dívidas e inadimplência.

O que um consultor empresarial faz?

Existem algumas soluções que podem ser entregues pelo consultor empresarial, algumas delas são:

  • Captação de recursos de longo prazo: realiza o suporte de captação de recursos subsidiados pelo Governo;
  • Valuation: serviço para realizar a avaliação de empresas ou de um ativo;
  • Assessoria financeira: faz o planejamento e acompanhamento mensal da performance financeira da empresa;
  • Estudo de viabilidade econômico-financeiro: elabora a projeção do resultado e do fluxo de caixa de um novo projeto em análise.

Qual o melhor momento para contratar uma consultoria empresarial?

Escolher o melhor momento para contratar uma consultoria empresarial é bastante relativo ao momento em que o negócio está. Para isso, é preciso que o empreendedor esteja consciente dentro da execução do seu negócio.

Assim, é possível identificar nuances que, eventualmente, podem prejudicar a empresa. Dessa forma, antes de o problema ocorrer, solicitar o acompanhamento de uma consultoria empresarial.

Ou até mesmo, fazer dessa uma atitude perene, trazendo o consultor empresarial para perto da organização. É importante entender que a consultoria não é um gasto e sim um investimento que pode evitar grandes problemas financeiros.

Quais características avaliar em um consultor empresarial?

Para contratar um consultor empresarial, é preciso estar atento a alguns fatores. Dessa forma, a probabilidade da relação com o profissional ser positiva, aumenta de forma considerável.

  • O consultor precisa propor soluções realistas para os problemas do negócio;
  • Saber identificar os pontos fortes e os pontos fracos da empresa, de maneira que, sejam evitados desgastes financeiros e estruturais;
  • Atingir resultados nas melhores oportunidades.

São algumas das características necessárias para avaliar na hora de contratar uma consultoria empresarial.

Além disso, é preciso ter à vista qual tipo de consultoria será solicitada. Muitas vezes, uma empresa solicita a consultoria de marketing sem saber que o problema estava na gestão empresarial e vice-versa.

Por essa razão, é importante entender o que cada tipo de consultoria significa:

  • Consultoria de finanças: estabelece métodos para organizar, planejar e gerir atividades financeiras do negócio;
  • Consultoria de gestão empresarial: busca soluções de crescimento e melhoria na gestão empresarial;
  • Consultoria de recursos humanos: gerencia o quadro de funcionários e entende quais decisões precisam ser tomadas para o crescimento da organização;
  • Consultoria de marketing: desenvolvimento de plano de marketing para posicionamento no mercado.

São algumas das características necessárias para avaliar na hora de contratar uma consultoria empresarial. Para mais conteúdos sobre empreendedorismo, investimentos e educação financeira, inscreva-se na nossa newsletter!

 

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *