Home Blog O que é consultoria? Entenda quais os tipos existentes!

O que é consultoria? Entenda quais os tipos existentes!

consultoria

A consultoria é uma atividade quem vem ganhando destaque e importância no mundo do empreendedorismo.

Com a consultoria, é possível tratar de assuntos técnicos de diferentes especialidades, seja para um indivíduo específico ou para toda uma empresa.

Mas o que é consultoria?

consultoria 2

A consultoria pode ser entendida como o ato de dar uma consulta e/ou conselho. Portanto, ela é um tipo de prestação de serviço que tem como objetivo auxiliar seu cliente em um determinado caso ou situação.

O consultor, sendo ele de qualquer setor, deve tratar apenas de assuntos de sua especialidade.

É esse profissional quem ajuda pessoas e negócios a solucionar problemas ou encontrar oportunidades antes desconhecidas.

Como funciona a consultoria?

O apoio profissional especializado tem como objetivo diagnosticar problemas que muitas vezes o cliente não encontra.

A partir dessa atitude, fica possível encontrar soluções, que são propostas de maneira realística, como cronogramas e passos adequados.

Nesse momento, o consultor costuma priorizar as questões mais prejudiciais para seu cliente, ou seja, os que causam o maior impacto negativo na área escolhida para a análise.

Após esse processo, cabe ao gestor implementar ou não o projeto proposto. Caso isso seja feito, uma nova análise é feita para garantir que tudo foi solucionado e/ou otimizado.

Qual a importância da assistência especializada para uma pessoa ou empresa?

A assistência especializada para a busca e resolução de um problema diminui consideravelmente as chances de erro em diferentes áreas pessoas e profissionais.

Ela é baseada na experiência prática ou teórica do consultor ou consultoria (empresa) escolhida.

Com esse tipo de apoio, a empresa aumenta sua vantagem competitiva e até elimina perdas desnecessárias.

No entanto, vale lembrar que o consultor não tem nenhum poder sobre seu cliente. Portanto, apesar demonstrar problemas e oportunidades, fica a cargo do cliente seguir ou não os conselhos.

Quais os tipos de consultoria existentes?

Existem diversos formatos de consultoria para as diferentes áreas do mercado. No entanto, elas possuem algumas características em comum, já que podem ter os seguintes formatos:

  • Consultoria Especializada ou Total: possui foco em um único processo ou atua em todas as áreas propostas (pessoais ou empresariais);
  • Consultoria Interna ou Externa: quando o profissional faz parte da empresa ou é contratado;
  • Consultoria Padronizada ou Artesanal: formato pré-desenvolvido de consultoria empresarial ou pessoal ou de acordo do com as necessidades do cliente.

Principais tipos de consultoria do mercado:

Existem alguns modelos de consultoria que se destacam em meio à outros por conta de sua alta procura dentro do mercado. Saiba quais são eles:

Consultoria Empresarial

Tem como objetivo solucionar problemas do cliente e proporcionar uma maior vantagem competitiva diante de seus concorrentes.

Para isso, ocorre o planejamento e acompanhamento mensal da performance financeira da empresa através de reuniões e entrega de reports (relatórios) personalizados conforme necessidade e realidade de cada negócio.

Sua função é fornecer à administração da empresa informações financeiras estratégicas sobre sua operação, integrando áreas como:

Dentro deste formato, existe a modalidade de Consultoria Contábil, que analisa informações contábeis como o fluxo de caixa ou contas a pagar e apura impostos. Seu objetivo é organizar o setor fiscal da empresa e evitar problemas como a sonegação.

Consultoria Financeira Pessoal

Nesse formato, o consultor financeira analisa quais são os principais erros financeiros de seu cliente, para assim traçar um plano factível para ajustar seu orçamento.

Seu objetivo é sanar suas dívidas e/ou orientá-lo sobre o planejamento da sua carteira de investimentos.

Consultoria em RH

Neste tipo de assistência, o consultor faz uma análise profunda sobre o clima organizacional da empresa. Além disso, ele observa como cada funcionário se comporta e quais as suas competências.

Seu objetivo é acompanhar como é feito todo o processo de recrutamento, seleção e treinamento de colaboradores.

Conclusão

Contar com uma assistência especializada é, definitivamente, um investimento que pode ajudar pessoas e empresas a melhorar sua situação e ganhar vantagens competitivas no mercado.

Muitas vezes, inclusive, o valor pago é obtido de volta apenas com um ajuste indicado pelo profissional contratado, seja na empresa ou nas finanças pessoais.

Se você busca fazer uma consultoria com um profissional adequado, conheça os modelos oferecidos pela Empreender Dinheiro!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *