Home Blog O que é uma conta de pagamento? Como ela funciona?

O que é uma conta de pagamento? Como ela funciona?

conta de pagamento

Ir a uma agência, passar horas em filas ou ter problemas de atendimento faz você questionar a eficiência do local físico de instituições financeiras. Com a conta de pagamento, você consegue fazer essas transações utilizando apenas o meio digital.

Uma conta de pagamento funciona como um aporte financeiro para empresas e pessoas que buscam fazer determinadas movimentações ou transações sem ter que gastar muito com isso.

A conta de pagamento é uma modalidade de conta que geralmente atua no meio digital. Com ela, você tem acesso a alguns itens essenciais.

Apesar de suas limitações, ela apresenta alguns benefícios, como gratuidade e ausência de taxas para determinados serviços.  

Como funciona a conta de pagamento? 

Para entender como funciona a conta de pagamento, tenha em mente que ela pode ser ofertada por: 

  • Instituições financeiras e não financeiras; 
  • Bancos;  
  • Empresas de cartão de crédito;  
  • Fintechs (startups dentro do sistema financeiro). 

Em alguns casos, as contas de pagamento podem ser totalmente digitais, removendo assim a necessidade de um local físico para sua atuação.

Entretanto, essas contas são mais limitadas, com restrições para saques e até mesmo taxas para ter um maior número de depósito e transferências.  

As movimentações dessas contas, em grande maioria, são feitas através de transferências digitais.

No entanto, algumas empresas que oferecem esse serviço, optam também por um cartão pré-pago ou de débito para melhorar essa questão da movimentação 

As vantagens da conta de pagamento 

Abrir uma conta de pagamento pode te trazer alguns benefícios, além do serviço virtual gratuito e geralmente de atendimento mais rápidoas vantagens da conta de pagamento são: 

  • Pagamento de contas e outras movimentações de forma gratuita;
  • Facilidade e Segurança;
  • Acessibilidade. 

As desvantagens da conta de pagamento 

Em contrapartida, as contas de pagamento podem apresentar algumas desvantagens, devendo ser abordadas no momento de abertura da conta.

Entre as desvantagens da conta de pagamento, temos:  

  • Impossibilidade de fazer investimentos;
  • Obtenção de créditos ou empréstimos bloqueada; 
  • Possíveis restrições na quantidade de saques e depósitos; 
  • Não oferecem cartão de crédito;
  • Limite de movimentações financeiras;

Vale lembrar que existe outras opções de conta como, as contas digitais, que são bem similares as contas de pagamento, mas podem apresentar melhores condições e benefícios 

Existe também, algumas startups e fintechs que oferecem o serviço de conta e cartão de crédito de forma gratuita, sem cobrar anuidade ou taxa de manutenção de conta.  

Por isso, lembre-se das diversas opções de conta, pesquise bastante antes de abrir a sua e veja quais instituições são seguras.  

Decidir a melhor opção de conta é um passo muito importante para a educação e organização financeira pessoal.

Geralmente, a conta de pagamento pode ser suficiente para quem faz poucas movimentações e quer ter a comodidade de uma conta de forma gratuita ou pagando menos. Para um melhor resultado das suas finanças, conheça os melhores livros sobre o assunto.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

connect

we'd love to have your feedback on your experience so far

bicycle