Conta salário: conheça como essa tipo de conta funciona

conta salario 1

Dentre as diversas modalidades gratuitas de conta, uma das mais conhecidas é a conta salário. Esse formato traz algumas particularidades quanto a sua abertura, vantagens e desvantagens.

Nem todas as pessoas podem fazer a abertura da conta salário, pois a responsabilidade da solicitação fica por meio da empresa. Sem vínculo empregatício e sem a carta de requerimento, não é possível iniciar esse formato de conta.

A conta salário é específica para receber valores referentes ao salário enviado mensalmente e recebe apenas quantias enviadas pelo empregador.

Quem tem direito a este tipo de conta?

Para fazer a abertura desse tipo de conta é preciso que a empresa a qual se presta serviço esteja vinculada ao banco que será requerida a criação da conta.

Como abrir a conta salarial?

conta-salarial

A abertura é feita através de uma solicitação em carta feita pelo empregador, onde é requisitada a abertura da conta e se detalha o rendimento e a modalidade que será disponibilizada para o empregado.

A carta deve ser enviada juntamente com os documentos para abrir conta salário.

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

A comprovação de vínculo entre o empregador e o empregado fica por responsabilidade da empresa.

Diferença da conta corrente para a salário

A conta salarial não tem rendimento e possui quantidade limitada de serviços.

O pacote garante gratuidade, mas caso seja excedido o grau de utilização, poderá ser cobrado um valor referente ao serviço individual utilizado. 

Ao contrário da conta corrente, a salário também não permite que haja outros depósitos em conta que não sejam referentes ao empregador e não possibilita mais de um titular e operações diversas.

Mesmo em sua modalidade essencial gratuita, a conta corrente possui  serviços mais completos:

  • Cartão magnético de débito;
  • Pagamento de boleto (caixa, agência e internet banking);
  • Possibilidade de débito automático;
  • 4 saques;
  • 2 extratos;
  • 2 transferência entre o mesmo banco;
  • 10 folhas de cheque.

Como funciona a conta salário?

Os serviços pré-definidos para a conta são:

Uma das vantagens da conta salário é a isenção de taxa de manutenção e pode ser aberta mesmo que o CPF do correntista tenha restrições.

Contudo, essa modalidade não permite movimentação por chefe ou função de crédito. Em alguns casos é possível realizar comprar através do débito. Isso, é claro, desde que o estabelecimento aceite essa função e a bandeira do seu cartão.

O limite da conta salário também está relacionado ao saque, que em alguns casos pode não ocorrer em caixas 24h e nem sempre está disponível o acesso da conta pelo internet banking. Porém, é variável a depender do contrato.

Além disso, no caso de transferência de valores para contas de outros bancos, também pode ser feito sem cobrança de custo, caso o valor transferido seja o saldo total disponível.

Como cancelar conta salário?

O encerramento da conta só é realizado através da empresa solicitante do serviço, após 90 dias sem realização de depósitos. Independente se o desligamento da empresa tenha sido feito por conta do empregador ou do empregado.

A conta salário é uma opção mais viável para quem busca menos burocracia e se houver necessidade de transferência de valores para outra instituição.

Acesso rápido

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos