Home Blog Contactless ou NFC: como funciona esse tipo de cartão

Contactless ou NFC: como funciona esse tipo de cartão

contactless 2

Parte da educação financeira está atrelada ao conhecimento tecnológico. Saber, por exemplo, que existe a tecnologia contactless (sem contato), ou NFC (Near Field Communication), uma forma mais segura e recente no Brasil.

O cartão contactless, diferente dos tradicionais, não possui chip. Dessa forma, o seu reconhecimento funciona por aproximação na maquineta ou caixa eletrônico.

O sistema contactless funciona a partir de radiofrequências e também está em pulseiras, relógios e celulares. Ele é uma das alternativas para quem procura por agilidade e praticidade na hora do pagamento.

Como funciona o cartão contactless?

A tecnologia contactless é responsável pelo pagamento por aproximação. Nesse processo, que é prático e rápido, não é necessário o uso de eletricidade (baterias ou tarjas magnéticas).

O cartão, por não possuir nenhum tipo de bateria própria, fica inativo quando guardado. Entretanto, ao aproximá-lo do terminal de pagamento, ele é ativado.

Isso acontece porque esse terminal emite um campo magnético eletrônico que, quando alcançado pelo cartão, fornece energia e o ativa.

A partir disso, as informações são transmitidas de um para o outro para ocorra o pagamento.

Algumas empresas concedem ele como uma segunda via e desativam o anterior.

Quais dispositivos aceitam a tecnologia NFC ou Contactless?

Os aparelhos compatíveis com contactless possuem sistemas IOS, Android e Windows Phone. Entretanto, precisam já vir compatíveis de fábrica. Assim, é só baixar algum aplicativo voltado para o pagamento contactless e utilizar o serviço.

Existem também pulseiras e relógios compatíveis com o NFC. Com eles, fica ainda mais direto o processo de pagamento.

Quais os tipos de Contactless ou NFC?

Dentro dessa forma de pagamento, existem algumas diferenças funcionamento:

  • Passiva: gera o sinal de conexão para outro dispositivo.
  • Ativa: envia e recebe dados, opção mais usada em lojas.
  • Leitor e gravador: lê, altera e grava novos dados.
  • Peer-to-peer: Comunicação mais rápida e com menos gasto de energia entre dois aparelhos

Cada uma delas se adapta às finalidades da transação.

O cartão contactless é seguro?

O pagamento sem contato é feito através de uma transmissão de dados de mão única. Isso significa que o dispositivo de pagamento não acessa as informações e dados do cartão como a senha.

Além disso, a proximidade de 2 a 5 centímetros necessária diminui os riscos de uma interferência no sinal. Assim, fica bem mais difícil o roubo de dados do dono do cartão.

Entretanto, alguns dispositivos ainda oferecem risco de roubo de dados, é o caso de alguns aplicativos. Isso pode ocorrer se eles não ficarem desconectados durante o dia, o que pode fazê-lo disponibilizar os dados para outros receptores.

Entre as desvantagens do cartão contactless, estão:

  • Pouca aderência nas lojas do Brasil;
  • Risco em caso de roubo;
  • Não compatível com alguns aparelhos.

Entre as vantagens do cartão contactless, estão:

  • Praticidade e velocidade na transação;
  • Mais segurança para os dados do cartão;
  • Desativação do cartão ao se distanciar do terminal de pagamento.

Dessa forma, é preciso analisar se vale a pena migrar para esse serviço.

No Brasil, as instituições estão aderindo aos poucos o NFC. Por isso, já existem algumas variações entre os serviços e dispositivos oferecidos, além dos valores cobrados.

Por isso, se você decidir pela tecnologia Contactless, procure saber se a empresa possui dispositivos de bloqueio à distância. Isso pode evitar bastante dor de cabeça no futuro e garantir uma melhor experiência de pagamento.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *