Home Blog Controle de despesas: o que é, como fazer e quais as vantagens?

Controle de despesas: o que é, como fazer e quais as vantagens?

pessoa com calculadora

Fazer o controle de despesas pessoais pode ser uma tarefa bastante desafiadora, mas não é impossível.

Na verdade, o controle de despesas somente oferece benefícios para quem o faz, já que evita prejuízos com o desperdício de dinheiro.

O que é o controle de despesas?

O controle de despesas é um processo que auxilia na organização das finanças, focando nos gastos necessários para a manutenção das atividades da casa e rotina dos indivíduos.

Entre as principais despesas pessoais, estão:

Muitas vezes, quem reclama que está endividado poderia evitar a desorganização financeira apenas fazendo um bom controle de despesas.

O problema é, por não saberem disso, muitos acabam botando a culpa de estarem no vermelho em fatores externos, e não focando na educação financeira.

Como fazer um controle de despesas?

controle de despesas

Fazer o controle de finanças pessoais é um passo essencial para quem busca organizar sua vida financeira.

Por causar um equilíbrio do orçamento, ele proporciona também a economia de dinheiro, que pode ser utilizado para o investimento em seus objetivos futuros.

No início, pode ser uma tarefa mais difícil. No entanto, quando o controle de despesas vira rotina, os resultados positivos logo aparecem.

Confira dicas de como controlar as finanças pessoais:

Acompanhe seus gastos mensalmente

Um bom controle de despesas exige uma análise mensal dos ganhos e gastos.

Em geral, esse tipo de análise traz boas informações após o terceiro mês, já que as demandas não costumam variar tanto antes desse período.

Com esses dados, você pode perceber padrões de comportamento e conferir quais gastos valeram a pena ou foram resultado de desorganização.

Dê importância a todos os gastos

Um erro comum ao fazer o controle de gastos é desconsiderar valores menores, como os lanches comprados na rua ou aplicativos de corrida em momentos de atraso.

Por mais que pareçam pequenos, esses gastos interferem bastante no resultado final do seu orçamento. Por isso, não podem deixar de serem considerados.

Inclusive, muitos deles acabam sendo exatamente os que fazem o saldo ficar negativo ao final do mês.

Não se esqueça da sua família

Ao montar seu controle de despesas, não se esqueça de incluir os gastos daqueles que dependem de você, como filhos, cônjuge ou outros familiares.

Concentrar o planejamento de despesas pode contribuir para que as pessoas da casa consigam se comunicar melhor em relação ao dinheiro e entendam as condições atuais do orçamento.

Assim, ninguém se prejudica com o desequilíbrio de despesas de nenhum membro da família.

Conte com planilhas financeiras

Após reunir todas as informações necessárias para um bom controle de despesas, chega a hora de organizar os dados de maneira eficaz.

Para isso, muito melhor que um caderno são as planilhas, que fazem todo o cálculo para você.

É possível montar uma por conta própria ou baixar as já existentes, como a Planilha Orçamento Financeiro Mensal da Empreender Dinheiro.

O uso de ferramentas e programas facilita o controle financeiro e torna sua interação mais rápida.

Vale a pena fazer um controle de despesas?

Se você possui objetivos financeiros, como a melhoria de qualidade de vida, por exemplo, organizar as finanças é uma atitude essencial.

E isso só pode ser feito com um controle efetivo dos ganhos e gastos.

Com ele, você detecta despesas desnecessárias e faz sobrar mais dinheiro para ser utilizado em outras áreas mais importantes.

Portanto, não há dúvidas quanto às vantagens que o controle de despesas oferece.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *