Core Business: como analisar a atividade principal de um negócio?

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O core business (CB), também chamado de núcleo de negócio, é considerado o ponto principal de um empreendimento.

No mundo do empreendedorismo é comum que negócios com um core business bem definido desenvolva melhores estratégias para a atuação no mercado desejado.

Mas o que é core business (CB), afinal?

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O core business corresponde à motivação para a existência do negócio, além do desenvolvimento financeiro, é claro.

Ou seja, o motivo pelo qual a empresa existe, geralmente ligado à solução de problemas ou melhoria de vida para o consumidor.

Ele é definido de acordo com as próprias características de desenvolvimento da organização.

Dessa forma, fica possível encontrar o ponto forte da empresa, chamado de core competence.

Alguns exemplos de grandes empresas que utilizam core business são:

  • Google;
  • Apple;
  • Nike.

Todo o conteúdo desenvolvido é alinhado para seguir o objetivo central. Observando, é claro, as reais necessidades e condições de cada indivíduo.

Qual o objetivo do core business (CB)?

O principal objetivo do core business é fazer com que a organização utilize sua maior força competitiva de mercado de maneira efetiva.

Isso contribui para a expansão do negócio e sua implementação como uma lovemark.

Com esse foco, é possível também desenvolver melhores estratégias a fim de garantir a divulgação e manutenção do produto no mercado.

No entanto, é preciso tomar cuidado: algumas empresas acabam perdendo o equilíbrio entre o foco e a diversificação.

Essa atitude acaba prejudicando a percepção de novas oportunidades no mercado.

Qual a importância do core business para um negócio?

O CB facilita a compreensão geral sobre o que é o negócio e o que ele tem a oferecer para o público.

Essa definição é também responsável pela criação da identidade de uma organização. Com ela, a equipe consegue se alinhar aos objetivos centrais da empresa.

Além disso, os clientes começam a compreender o diferencial de mercado da marca.

Como definir a estratégia de um negócio a partir do seu core business (CB)?

Definir o core business é fundamental para empresas que desejam crescer no mercado. O bom uso dessa informação é importante para melhorar o posicionamento de um negócio em frente ao público consumidor.

Para definir a estratégia de mercado de uma empresa, é preciso determinar:

  • A inovação que o negócio traz ao mercado;
  • Os principais produtos ou serviços na geração de renda;
  • O diferencial contra negócios concorrentes;
  • O público-alvo do produto ou serviço.

A partir dessas informações, fica mais fácil alinhar todas as ações, sejam de marketing ou expansão, para a direção correta.

Ou seja, com a força geradora de renda determinada, começa o processo de alinhamento dos outros produtos nesse sentido.

Esse desenvolvimento exige bastante foco, para que as atividades da organização sejam direcionadas para o CB.

Temos como exemplo a Samsung e a Apple.

A Samsung produz diversos itens do setor tecnológico, como:

  • Televisores;
  • Smartphones;
  • Computadores;
  • Eletrodomésticos.

Entretanto, nenhum destes itens promovem o core business da marca, que acaba não ficando bem definido.

Enquanto isso, a Apple, que  também produz itens como smartphones, computadores e relógios, é bem diferenciada.

A partir de seu core business “think different”, ela procura desenvolver sua quantidade limitada de produtos de forma inovadora:

São lançados produtos de categorias já existentes, mas com um funcionamento que desafia todos os seus concorrentes.

Como exemplo disso, temos o Iphone, que tornou o aparelho celular muito mais que um dispositivo para fazer ligações.

Dessa forma, a revolução do mercado acaba sendo o posicionador da Apple, dispensando a variedade de produtos para seu crescimento.

Pode ser percebido, portanto, a estratégia mais fortalecedora de uma empresa: o alinhamento da diversificação em torno do negócio principal.

Por isso, tenha bastante definido o core business e alinhe seus produtos e serviços para que contribuam com ele. Acompanhe a nossa carta do fundador com conteúdos diários e gratuitos!

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Arthur Dantas Lemos

Arthur Dantas Lemos

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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