Home Blog CRA: entenda como funciona esse investimento!

CRA: entenda como funciona esse investimento!

cra

Existem diversas opções de investimentos, para todos os tipos de perfis e disponibilidades financeiras. Uma dessas possibilidades acontece através do CRA.

CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), pode ser uma alternativa para investidores que estão em busca de trazer diversificação para a sua carteira de investimentos.

O que é CRA?

cra 1

O CRA é uma modalidade de investimento de títulos de crédito da renda fixa. Onde o seu direcionamento é para o agronegócio.

Uma das características que mais atrai investidores, é a sua isenção do Imposto de Renda. Mas além disso, existem outros aspectos que merecem atenção.

Outro ponto importante é ressaltar que, apesar da constante confusão entre “LCA e CRA“, elas não são a mesma coisa, mas possuem algumas semelhanças.

LCA x CRA

Mesmo sendo dois investimentos voltados para o desenvolvimento do agronegócio, quem quer investir nessa área, precisa ficar atento.

A LCA é a Letra de Crédito do Agronegócio, que é emitida por instituições financeiras (públicas e privadas), com o intuito de captar recursos para o financiamento do setor agrícola. Já o CRA, é emitido por securitizadoras.

CRI x CRA

Assim como o CRA, o CRI também é um certificado de recebíveis, no entanto, voltado para o mercado imobiliário.

Isto é, ao comprar títulos de crédito pelo CRI, o investidor está financiando o mercado imobiliário, ao invés do mercado do agronegócio.

Ao escolher entre um e outro, não é recomendável pensar “na melhor escolha”, mas sim na escolha que melhor condiz com o seu perfil de investimentos.

Por exemplo, algumas pessoas se sentem mais confortáveis em investir em CRI porque sabem mais sobre o mercado imobiliário, acompanham notícias, sabem “prever” oscilações e, consequentemente, diminuem a chance de riscos.

Certificado de Recebíveis do Agronegócio:

Assim como o CRI, os valores captados através do CRA também servem para financiar um mercado, nesse caso, o mercado do agronegócio. E algumas das atividades financiadas são relacionadas à:

  • Produção;
  • Industrialização de produtos;
  • Insumos agropecuários;
  • Máquinas;
  • Comercialização.

Em resumo, ao comprar um CRA, o investidor está emprestado dinheiro para o financiamento desse mercado, e em troca disso, ele recebe a “promessa de um pagamento futuro”. Ou seja, o recebimento na data de vencimento estipulada.

Características do Certificado de Recebíveis do Agronegócio:

Além da isenção de IR para pessoa física, o CRA também possui algumas características específicas:

  • Não possui proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito);
  • É um investimento voltado para o longo prazo;
  • Não permite resgate antecipado (baixa liquidez);
  • O valor inicial para o investimento fica em torno de R$1.000.

Riscos de investir em CRA:

Assim como na realização de qualquer outro investimento, é preciso conhecer sobre antes de realizar uma compra.

Por ser um investimento de renda fixa, muitos investidores assimilam a sua execução aos títulos públicos, por exemplo, mas eles não são a mesma coisa!

O investimento em Certificados de Recebíveis do Agronegócio não possuem proteção do FGC, ou seja, caso haja uma “quebra” na securitizadora, o investidor não está assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito.

No entanto, uma possibilidade de recebimento, caso haja algum problema, são as propriedades e safras.

O ideal é que, pessoas que estão começando a investir e ainda não possuem uma reserva de emergência, direcionem os seus esforços econômicos à criação da mesma e só então, comecem a montar uma carteira diversificada.

Podendo, inclusive, inserir a compra de CRA. O recomendável é optar por compras que possuam as melhores avaliações de rating.

O rating indica o nível de segurança que aquele “empréstimo” tem para ser quitado ao investidor.

Rating:

Essa indicação não é obrigatória, mas geralmente, o CRA possui indicação quanto ao seu risco. Essas avaliações são realizadas através de agências de classificação de risco.

Um exemplo de uma avaliação positiva de rating se dá pela indicação “A”, quanto mais esta letra estiver presente, melhor. No caso de uma avaliação AAA, isso significa que a aquisição desse título é mais seguro e possui qualidade para pagamento aos investidores no período de vencimento.

Vantagens de investir em CRA:

Além de possibilitar uma diversificação para o investidor e isenção no IR, a compra de títulos de crédito do CRA também pode trazer outras vantagens, como:

  • Outra alternativa de investimento no agronegócio, além da LCA;
  • Variedade de possibilidades na remuneração;
  • Não é cobrada taxa de administração.

Investir em CRA é uma boa opção?

Assim como a escolha de qualquer outro investimento deve partir da avaliação do investidor, o CRA pode ou não ser uma boa opção.

Isso depende de: qual é o perfil do investidor, qual é a sua disponibilidade financeira, qual o período previsto para atingir a sua meta financeira etc.

No entanto, por questões lógicas de saúde financeira, não é recomendável o investimento por parte de pessoas que não possuem reserva de emergência.

Como o CRA é um investimento de longo prazo e possui baixa liquidez, se o investidor precisar daquele dinheiro investido, não terá a flexibilidade para resgatá-lo.

E essa situação pode levar à aquisição de dívidas, por exemplo, para poder suprir aquela necessidade financeira do momento.

Por isso, buscar conhecimento e prevenir eventuais danos ao seu patrimônio, é o ponto de partida para começar a diversificar a sua carteira de investimentos com inteligência e aumentando as chances de rentabilidade.

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *