Comprar aparelhos para auxiliar pessoas com deficiência física pode ser muito caro. Pensando nisso, foi criada a linha de crédito acessibilidade.
O auxílio a pessoas de baixa renda e as pequenas taxas de juros são os pontos diferenciais do crédito acessibilidade.
O que é crédito acessibilidade?
O crédito acessibilidade é uma linha de microcrédito que cobra baixas taxas de juros e, é destinada a compra de vários itens que servem para auxiliar pessoas com deficiência. É importante estar atento ao seu funcionamento para utilizá-lo com educação financeira.
Esse crédito faz parte do programa “Viver sem Limite”. Dentro desse projeto, o governo disponibilizou recursos para que pessoas com deficiência física possam comprar esses itens que são essenciais para o bem-estar.
O programa foi criado a partir da lei do crédito acessibilidade, desenvolvido junto ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e iniciado no ano de 2013.
Esse crédito foi inicialmente disponibilizado pelo Banco do Brasil que, graças aos subsídios dados pelo governo, é capaz de financiar esses bens e serviços a juros baixos ainda hoje.
Quem tem acesso ao crédito acessibilidade?
Esse crédito só está disponibilizado para pessoas com conta em bancos que disponibilizam esse serviço, como por exemplo:
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Caixa;
- Banrisul.
Além disso, o banco apenas disponibiliza o crédito para pessoas que tenham renda mensal de até 10 salários mínimos e que tenham limite de crédito disponível.
Para contratar o plano, você não precisa necessariamente ter alguma necessidade especial. O financiamento pode ser contratado por outra pessoa, mas, deve destinar-se para a compra de bens e serviços para pessoas deficientes e/ou idosas.
Também, é necessário a apresentação de alguns documentos para que o crédito possa ser disponibilizado.
- Nota fiscal do produto, em nome do cliente. A data de emissão deve der de no máximo 30 dias;
- Documentos complementares para demonstrar que o crédito é para projetos de acessibilidade;
- Cartão CNPJ e contrato social, para empresas.
Quais bens e serviços podem ser financiados com esse tipo de crédito?
O credito para portadores de deficiência e idosos com necessidades especiais só pode ser destinado a determinados bens e serviços.
- Aparelho de audição;
- Cadeira de rodas motorizada;
- Software de comunicação alternativa;
- Elevadores;
- Barras de apoio;
- Adaptação de veículos;
- Próteses;
- Rampas de acesso;
- Projetos arquitetônicos de acessibilidade;
Existem outros diversos bens e serviços que podem ser financiados pelo crédito acessibilidade.
Taxa de juros do crédito acessibilidade
Os financiamentos proporcionados por esse crédito podem variar entre valores a partir de R$70,00 até R$30.000,00.
As taxas de juros também variam. Para pessoas que recebem mensalmente até 5 salários mínimos, a taxa cobrada é de 0,41% ao mês, já para clientes com renda mensal entre 5 a 10 salários mínimos, a taxa é de 0,45% ao mês.
A taxa é muito barata se comparada a outras modalidades de crédito. Até mesmo, a taxa de rendimento mensal da poupança, por exemplo, é semelhante a taxa de juros cobrada para o crédito acessibilidade.
Mesmo com as taxas pequenas, como qualquer outra modalidade de crédito, você deve fazer um bom planejamento e ter educação financeira, antes e entender se as parcelas do crédito acessibilidade cabem no seu orçamento. Para ajudar nessa tarefa, baixe a planilha de planejamento mensal!