Home Blog CDC: O que é e como funciona o Crédito Direto ao Consumidor?

CDC: O que é e como funciona o Crédito Direto ao Consumidor?

credito direto ao consumidor

Fazer uma compra parcelada pode ser uma boa opção para quem quer investir o montante restante para gerar mais dinheiro. No entanto, o crédito direto ao consumidor nem sempre é um amigo das finanças.

Na verdade, o crédito direto ao consumidor pode ser um vilão das economias. Muitas vezes são incididos juros em compras parceladas e nas mais variadas vezes, o consumidor sequer presta atenção no custo que está sendo acrescido na aquisição do produto ou serviço.

O parcelamento com juros não é uma opção viável e é preciso estar atento a como funciona o crédito direto ao consumidor. O estímulo dado através do CDC pelas instituições financeiras, bancos e lojas de departamentos podem ser bastantes prejudiciais a saúde financeira.

Crédito direto ao consumidor

Os custos do CDC são aplicados imediatamente quando o consumidor realiza uma compra parcelada. Apesar dos juros do CDC serem inferior ao do cartão de crédito, por exemplo, ainda assim não é uma escolha muito benéfica ao cliente.

No entanto, o usuário do crédito direto ao consumidor recebe alguns bônus oferecidos através da aquisição de pacotes. Nesse caso, pode ser oferecido um sistema de crédito pré-aprovado.

Mas essa utilização também merece atenção. Pode ser fácil para o cliente na instituição conseguir esse empréstimo, por outro lado, pode ser difícil quitar a dívida.

E o índice de brasileiros endividados e inadimplentes comprova essa complicação financeira.

Onde o crédito direto ao consumidor pode ser aplicado

O crédito pode ser solicitado para a educação, aquisição de um bem e entre outras opções. Existem diversas opções para o seu uso.

Mesmo sendo um crédito fácil, ainda assim a instituição faz uma análise do perfil do solicitante do CDC.

Condições de pagamento

O contrato pode variar de acordo com a instituição que concede o crédito.

Mas, de maneira geral, o prazo limite para o pagamento do débito aberto em CDC é de 60 meses. Caso não seja quitado, o bem comprado pode ser recolhido pela instituição.

Parcelamento com juros

Parcelar com juros não é uma boa escolha. O ideal é optar por realizar o pagamento à vista com a possibilidade de desconto sobre o valor do bem adquirido ou escolher uma modalidade de crédito parcelado menor e que não tenha acréscimo de juros.

  • As taxas do CDC podem ser altas;
  • Existe cobrança de IOF;
  • O bem servem como garantia de pagamento caso o devedor não cumpra com a quitação do valor anteriormente solicitado.

Recorrer a alternativas ao crédito direto ao consumidor

O consumidor que quer adquirir um bem ou um serviço através do crédito direto ao consumidor, deve ponderar antes de contratar essa modalidade.

Os juros são altos e no final de tudo, o cliente pode acabar pagando mais juros do que pagaria na realidade pelo próprio produto.

Ter um planejamento financeiro ou até mesmo escolher um investimento com alta liquidez pode ser uma maneira de realizar os sonhos de uma forma menos prejudicial financeiramente, sem precisar esperar muito tempo.

O Crédito Direto ao Consumidor é sim uma facilidade, mas não significa um benefício para quem faz a sua aquisição através das instituições. Ter organização e planejamento pode ajudar o consumidor a não entrar em uma situação que só tende a piorar. Para isso, utilize a Planilha: Planejador Financeiro Mensal!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *