Home Blog Quais são os tipos de crédito?

Quais são os tipos de crédito?

credito

Além do cartão, existem outras modalidades de crédito tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica. Esse é um formato que pode trazer mais praticidade na vida financeira de algumas pessoas.

No entanto, se mal utilizado, o crédito pode ter o efeito reverso e trazer graves consequências econômicas.

Por exemplo, o pagamento de altos juros, impostos e até mesmo a solicitação de empréstimo com custo maior, para quitar a ‘primeira dívida’.

Por isso, é importante conhecer quais são os tipos de crédito e utilizá-los com educação financeira. Assim, a probabilidade de adquirir dívidas ruins, é diminuída de forma considerável.

Antes de tudo, o que é crédito?

uma carteira sendo esmagada para representar crédito difícil

O crédito é um formato de aquisição de produtos, bens e/ou serviços que possibilita o pagamento dos mesmos em um período futuro.

Ou seja, há uma ampliação no tempo para saldar as dívidas. E até mesmo, a divisão do valor total para que os débitos sejam parcelados e se tornem mais acessíveis.

Conheça 6 modalidades de crédito:

Existem diversos tipos de crédito, e saber a finalidade de cada um é essencial para aprender a empregar essa comodidade de forma benéfica e inteligente financeiramente.

Afinal, ninguém quer entrar em uma bola de neve de dívidas a pagar.

Crédito educacional

Conhecido também como crédito universitário, empréstimo educativo ou financiamento estudantil, essa é uma modalidade de incentivo para quem não tem oportunidade de pagar a faculdade.

Através desse crédito, é viabilizada a chance de cursar uma universidade. Mas essa não é uma atuação gratuita.

No caso do crédito educacional, depois de um período acordado com o órgão financiador, é preciso quitar a dívida com acréscimo de juros.

Por isso, antes de adquirir esse formato de crédito, é preciso avaliar se essa é a melhor forma de pagar as parcelas da universidade.

Se for a escolha mais inteligente, é indicado eleger o acordo que possua menos taxas e o menor valor total a ser amortizado.

Cheque especial

O cheque especial é um produto de empréstimo ligado à conta corrente do solicitante.

Devido a alta facilidade de acesso, costuma ser uma das modalidades de crédito que possui as maiores taxas.

Esse empréstimo automático é concedido pelo banco ao correntista, caso o mesmo ultrapasse o limite de dinheiro disponível em conta.

A utilização pode ser útil em casos emergenciais, mas custa caro por conta dos altos juros.

Para evitar precisar do cheque especial, é recomendável estabelecer uma reserva de emergência para suprir situações de aperto econômico.

Cartão de crédito

calça jeans com vários cartões de crédito no bolso

O cartão de crédito é uma modalidade que permite o pagamento à vista ou à prazo, na maioria dos casos, sem ocorrer acréscimo de juros.

No entanto, essa opção pode ser uma verdadeira complicação para pessoas que não sabem como fazer a gestão financeira.

Além disso, quando o cartão de crédito sofre atraso ou é pago parcialmente, os juros são altíssimos e pode se tornar uma circunstância difícil de mudar.

Por isso, a utilização desse formato deve ser avaliada de forma coerente.

Ou seja, se uma pessoa possui controle sobre as finanças e entende que o cartão de crédito não é uma extensão do salário, a utilização do mesmo pode ser benéfica, pois:

  • Tem uma data fixa para pagar todos os meses;
  • Benefícios através da utilização correta do cartão, como os pontos (utilizados em viagens, compras etc.);
  • Possibilidade de parcelar compras e ter um maior período de tempo para quitar um débito.

Isto é, o bom uso do cartão de crédito, pode até mesmo, ajudar a economizar. Já que possibilita um acompanhamento dos gastos na palma da mão e a qualquer hora.

Empréstimo pessoal

Essa modalidade também conhecida como crediário ou crédito pessoal, é voltada apenas para pessoa física (PF).

Uma das diferenças frente às outras modalidades de crédito, é a de que para solicitar o empréstimo pessoal, não é preciso alienar um bem ou oferecer garantias para o pagamento.

Por ser uma opção mais cômoda e acessível ao público geral, o crédito pessoal costuma ter taxas altas.

Por isso, deve ser solicitado apenas em situações emergenciais, em que não haja possibilidade de obtenção de empréstimo que custe um menor valor de juros.

Financiamento de veículo

O financiamento de veículo, também conhecido como leasing é uma modalidade de crédito voltada para quem quer comprar um carro de imediato.

O que costuma ser um dos maiores sonhos de consumo dos brasileiros.

No entanto, esse sonho deve ser avaliado de acordo com o contexto econômico de quem deseja adquirir um carro. Já que além dos custos do financiamento, haverá outros gastos adicionais, como: combustível, manutenção, IPVA e afins.

Financiamento imobiliário

moedas em pilhadas em ascensão e casinha no final para falar sobre crédito imobiliário

Ao contrário do que foi estabelecido durante anos, agora existe um movimento que segue o caminho contrário do financiamento imobiliário.

Isso porque é um tipo de crédito que compromete o orçamento por longo prazo e que se não forem cumpridos os pagamentos, existe o risco real de perda do imóvel.

E assim como o financiamento de veículos, financiar casa exige gastos adicionais, por exemplo: IPTU, reformas e afins. Em algumas situações, alugar um apartamento ou casa, pode ser mais vantajoso do que financiar.

Por isso, é preciso estar atento a essa opção de crédito e julgar se é a opção mais válida no momento. Para mais dicas como essa, assine nossa newsletter no WhatsApp e receba ainda mais conteúdos gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

Compartilhe conosco suas experiências

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *