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Crescimento horizontal: entenda por que ele é importante!

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O objetivo da grande maioria das empresas é se desenvolver. Mas um grande erro de alguns empresários é não entender a importância do crescimento horizontal do seu negócio.

Sem o crescimento horizontal, fica praticamente impossível para a empresa a obtenção de lucro e o reconhecimento no mercado.

O que é o crescimento horizontal?

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O crescimento horizontal representa o aumento do alcance de clientes de uma empresa. E essa forma de desenvolvimento tem um impacto direto no crescimento do número de vendas.

Os negócios que buscam crescimento horizontal geralmente expandem suas operações para diferentes regiões e novos setores comerciais.

Assim, fazendo com que cada vez mais pessoas conheçam a empresa e se tornem clientes em potencial.

Mas para fazer isso, é preciso bastante planejamento e organização da administração.

Como funciona o crescimento horizontal?

O crescimento horizontal é aquele ligado diretamente à qualificação dos produtos e serviços. Mas além disso, ele também se relaciona às estratégias de marketing dentro de uma empresa.

Tudo isso porque sem um bom produto/serviço e presença no mercado, não é possível aumentar o número de consumidores.

As ações para um crescimento horizontal são de responsabilidade da gestão e administração da empresa. E essa fase deve ocorrer logo após a criação do modelo de negócio, onde há a inovação no mercado.

São vantagens do crescimento horizontal:

  • Aumento do número de clientes;
  • Maior posicionamento de mercado;
  • Melhoria na qualidade dos produtos e serviços.

São desvantagens do crescimento horizontal:

  • Aumento de custos;
  • Redução de lucro (inicialmente);
  • Maior responsabilidade para a administração.

Como fazer uma empresa crescer horizontalmente?

Para que uma empresa consiga alcançar novos clientes, é preciso que sejam aplicadas algumas estratégias de expansão.

Mas para isso, é fundamental que o que já seja oferecido pela empresa esteja na melhor condição possível. Assim, apresentando para os novos consumidores algo relevante e de qualidade.

Confira algumas 5 dicas para crescer horizontalmente:

1. Reforce os ativos existentes

Os ativos da empresa incluem tudo aquilo que a empresa possui ou contrata e que lhe rende dinheiro direta ou indiretamente. Ou seja, podem ser tanto seu maquinário e espaço físico quanto seus clientes.

Uma atitude de um bom líder é justamente fazer com que todos esses ativos sejam cada vez mais eficientes. Por isso, é preciso sempre investir tanto na qualificação profissional quanto em novos bens.

Fazendo, dessa maneira, que a empresa consiga ser cada vez mais produtiva e tenha mais força e eficiência dentro do mercado.

2. Aplique seu modelo em novos negócios

A reprodução do modelo de negócios em outros mercados é uma estratégia comum no mercado atual e altamente lucrativa.

Isso porque, se a empresa está dando bastante certo em um ramo com certo tipo de atuação, é provável que ele se adeque à outros setores.

Por isso, observe oportunidades em outros mercados que se adequem ao seu modelo de negócios. Isso pode incluir tanto uma forma de venda quanto de distribuição de produtos.

3. Internalize operações

Ao fazer suas atividades por conta própria, como produção e logística, a empresa obtém controle total sobre o seu processo.

Isso causa uma grande redução nos custos e facilita sua expansão para novos mercados e/ou regiões.

4. Esteja em vários lugares

Para alcançar novos clientes não basta ser grande em um só lugar, já que chega um momento em que o número de consumidores se estabiliza. Por isso, para uma empresa crescer de verdade, ela precisa saber se posicionar no mercado.

Para isso, atuar em diferentes regiões pode ser uma boa estratégia. No entanto, antes disso, vale a pena fazer uma boa análise de mercado e entender se seu negócio é necessário no novo local.

Mas, além disso, não se deve esquecer da grande oportunidade oferecida pelo ambiente digital.

Ao estar presente online, seja em forma de e-commerce ou pelo menos nas redes sociais, a empresa consegue aparecer para muito mais pessoas.

Assim, conseguindo um número maior de consumidores.

5. Utilize estratégias de marketing

Ter uma boa atuação no mercado reforça inegavelmente o alcance de novos consumidores pelas empresas.

Porém, para impulsionar esse processo, não esqueça de utilizar o poder do marketing.

Seja através de campanhas direcionadas ou gerais, a publicidade faz com que a empresa seja conhecida por mais clientes.

Assim, ganhando a sua confiança e aumentando suas vendas.

Por que investir em um plano de crescimento?

Parece óbvio, mas muitas pessoas ainda não entendem a grande oportunidade ligada à expansão do próprio negócio.

Talvez isso ocorra por conta do aumento de responsabilidades e maior risco que quebra, já que a empresa sai de sua zona de conforto.

No entanto, ao elaborar um bom plano de crescimento, a empresa consegue ter uma maior credibilidade dentro do mercado. E isso impacta diretamente no alcance de objetivos e resultados desejados.

Por isso, se você quer que sua empresa tenha um bom crescimento horizontal, não esqueça de fazer um plano de crescimento. Assim, conseguindo a confiança e apoio necessários para o desenvolvimento do negócio. Acompanhe a nossa carta do fundador, com conteúdos diários e gratuitos!

Escrito por

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas. É formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Avaliador de Empresas pela NACVA - National Association of Certified Valuators and Analysts (EUA). Fundou a Empreender Dinheiro para democratizar o acesso à Educação Financeira de Alto Poder Transformacional e já impactou diretamente mais de 50.000 pessoas em suas soluções educacionais.

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